Possibilitar ao aluno uma compreensão da constituição psicológica do indivíduo enquanto produto de sua interação com o ambiente físico e social, oferecendo ferramentas compreensivas que possam balizar o cuidado em Enfermagem.
A Psicologia da Saúde como campo para a compreensão das relações entre comportamentos, emoções e os processos de saúde-doença.
Saberes Cognitivos: 1. Psicologia da Saúde 1.1 A Psicologia da Saúde: histórico e aplicações 1.2 Contribuições da Psicologia da Saúde para a compreensão dos processos de saúde-doença 1.3 Humanização das práticas de saúde 2. Aspectos do funcionamento psicológico 2.1 Conceito de consciência e seu emprego no campo da saúde 2.2 Conceito de emoções e seu emprego no campo da saúde 2.3 Teorias da personalidade e sua interface com a saúde 2.4 Conceito de personalidade 2.5 Principais teorias da personalidade 2.6 Personalidade e seu aspecto mediador no cuidado da saúde 3. Estratégias e recursos promotores de mudança em saúde 3.1 Estratégias de ajuda ao paciente para conduzir mudanças em sua vida 3.2 Potencialização de recursos em saúde 4. O conceito de família e a sua interface com a saúde 4.1 A complexidade do conceito de família: novas famílias? 4.2 Manejo da família no cuidado em saúde 5. Práticas grupais no trabalho em saúde 5.1 A noção de grupo e o trabalho em equipe no campo da saúde 5.2 Relações entre profissionais e pacientes no cuidado em Enfermagem 6. A morte, o morrer e o seu enfrentamento Saberes Procedimentais: 1. Estabelecimento de uma relação de cuidado em Enfermagem pautada em uma abordagem psicossocial. 2. Procedimentos para o delineamento de intervenções em Enfermagem que considerem os aspectos psicossociais. Saberes Atitudinais: 1. Desenvolvimento de características pessoais do profissional de Enfermagem para o cuidado em saúde. 2. Reflexões sobre a formação do profissional de Enfermagem em termos de competências, habilidades e atitudes relacionados a uma abordagem psicossocial. Método de Ensino: Aulas expositivas dialogadas, leituras e discussão com apoio de recursos tais como filmes e/ou documentários. Produção de trabalhos individuais e em grupos. Seminários.
BAPTISTA, M. N.; TEODORO, M. (Orgs.). Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2012. DAMÁSIO, A. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. DELL’AGLIO, D. D.; KOLLER, S. H.; YUNES, M. A. M. (Orgs.). Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. DIAS, A. C. (Org.). Psicologia e saúde: pesquisa e reflexões. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009. EIZIRIK, C. L.; BASSOLS, A. M. S. (Orgs.). O ciclo da vida humana. Uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2013. FEIST, J.; FEIST, G. J.; ROBERTS, T-A. Teorias da personalidade. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed e McGrawHill Education, 2015. GRUBITS, S.; GUIMARÃES, L. A. M. Psicologia da saúde: especificidades e diálogo interdisciplinar. São Paulo: Vetor, 2007. HUFFMAN, K.; VERNOY, M.; VERNOY, J. Psicologia. São Paulo: Atlas, 2003. LEITE, A. J. M.; CAPRARA A.; COELHO FILHO, J. M. (2007). Habilidades de comunicação com pacientes e famílias. São Paulo: Sarvier, 2007. MELLO FILHO, J. Psicossomática: visão atual. Porto Alegre: Editora Tempo Brasileiro, 2001. MILLER, W.R.; ROLLNICK, S.; BUTLER, C. C. Entrevista Motivacional no cuidado da saúde: ajudando pacientes a mudar o comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2009. RUDNICKI, T.; SANCHEZ, M. M. (Orgs.). Psicologia da saúde: a prática de terapia cognitivo-comportamental em hospital geral. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014. SCORSOLINI-COMIN, F. Aconselhamento psicológico: aplicações em gestão de carreiras, educação e saúde. São Paulo: Atlas, 2015. SEIBEL, B. L.; POLETTO, M.; KOLLER, S. H. (Orgs) (2016). Psicologia Positiva: teoria, pesquisa e intervenção. Curitiba: Juruá, 2016. STRAUB, R. O. Psicologia da saúde: uma abordagem psicossocial. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. ZIMERMAN, D. E.; OSÓRIO, L. C. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.