Compreender os processos desenvolvimentais ao longo do ciclo vital, com destaque para as interações bioecológicas (pessoa, processo, contexto e tempo) e sua interface com o cuidado em saúde.
A disciplina oferece a visão da Psicologia do Desenvolvimento sobre os domínios afetivos, sociais e cognitivos ao longo do ciclo vital. Será adotada a perspectiva interacionista, que busca entender a trajetória de vida da pessoa à luz de interações entre seus recursos pessoais e o ambiente físico e social. A noção de desenvolvimento será trabalhada como um processo contínuo que envolve avanços, permanências e rupturas e que se dão ao longo de toda a vida (infância, adolescência, idade adulta e velhice), recebendo diferentes direcionamentos para sua compreensão, a depender da teoria norteadora.
Saberes Cognitivos: 1. A Psicologia do Desenvolvimento: histórico, modelos e desafios. 2. O ciclo vital: hereditariedade, ambiente e cultura. 3. Os estágios psicossexuais e psicossociais do desenvolvimento no contexto da Enfermagem: infância, adolescência, idade adulta e velhice. 4. A natureza cultural do desenvolvimento humano: transformações culturais e transições no desenvolvimento. 5. O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: pessoa, processo, contexto e tempo. 6. Perspectivas desenvolvimentais de Vigotski, Wallon, Bakhtin e da Rede de Significações. 7. Família e processos de desenvolvimento humano. Saberes Procedimentais: 1. Como compreender os diferentes contextos desenvolvimentais na interface com o cuidado em saúde. Saberes Atitudinais: 1. Desenvolvimento de uma atitude de respeito, de curiosidade e de reflexão crítica sobre o conhecimento em Psicologia do Desenvolvimento. 2. Reflexão sobre os desafios e as possibilidades de atuação da Enfermagem no campo do desenvolvimento humano. Método de Ensino: Aulas expositivas, Leitura e discussão em grupo. Apoio de recursos tais como filmes/documentários
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