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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0216 - Psicologia do Desenvolvimento
Developmental Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Compreender os processos desenvolvimentais ao longo do ciclo vital, com destaque para as interações bioecológicas (pessoa, processo, contexto e tempo) e sua interface com o cuidado em saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3518013 - Fabio Scorsolini Comin
 
Programa Resumido
A disciplina oferece a visão da Psicologia do Desenvolvimento sobre os domínios afetivos, sociais e cognitivos ao longo do ciclo vital. Será adotada a perspectiva interacionista, que busca entender a trajetória de vida da pessoa à luz de interações entre seus recursos pessoais e o ambiente físico e social. A noção de desenvolvimento será trabalhada como um processo contínuo que envolve avanços, permanências e rupturas e que se dão ao longo de toda a vida (infância, adolescência, idade adulta e velhice), recebendo diferentes direcionamentos para sua compreensão, a depender da teoria norteadora.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
1. A Psicologia do Desenvolvimento: histórico, modelos e desafios.
2. O ciclo vital: hereditariedade, ambiente e cultura.
3. Os estágios psicossexuais e psicossociais do desenvolvimento no contexto da Enfermagem: infância, adolescência, idade adulta e velhice.
4. A natureza cultural do desenvolvimento humano: transformações culturais e transições no desenvolvimento.
5. O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: pessoa, processo, contexto e tempo. 
6. Perspectivas desenvolvimentais de Vigotski, Wallon, Bakhtin e da Rede de Significações. 
7. Família e processos de desenvolvimento humano.

Saberes Procedimentais:
1. Como compreender os diferentes contextos desenvolvimentais na interface com o cuidado em saúde.

Saberes Atitudinais:
1. Desenvolvimento de uma atitude de respeito, de curiosidade e de reflexão crítica sobre o conhecimento em Psicologia do Desenvolvimento.
2. Reflexão sobre os desafios e as possibilidades de atuação da Enfermagem no campo do desenvolvimento humano.

Método de Ensino:
Aulas expositivas, Leitura e discussão em grupo. Apoio de recursos tais como filmes/documentários
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será composta por três atividades: (a) Apresentação de trabalho em grupo (seminário, teatro) - peso 4; (b) Prova dissertativa - peso 4; (c) Participação em atividades grupais em sala de aula - peso 2. A nota final será calculada a partir da média ponderada das notas obtidas nas atividades e seus respectivos pesos.
Critério
A nota mínima para aprovação é 5.0 (média final) e a porcentagem de frequência mínima é 70%.
Norma de Recuperação
Será submetido à recuperação o aluno com frequência maior ou igual a 70% e nota final maior ou igual a 3,0 e menor que 5,0. A recuperação consistirá na realização de uma prova dissertativa sobre todos os conteúdos da disciplina.
 
Bibliografia
     
BAPTISTA, M. N.; TEODORO, M. L. M. Psicologia de Família: Teoria, Avaliação e Intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2012. 
BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: EDUSP, 2003. 
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006. 
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. (2a ed.). Porto Alegre: Artmed, 2002.
BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011. 
BUSSAB, V. S. R.; RIBEIRO, F. L. Biologicamente cultural. In M. F. Q. Souza, & M. M. P. Rodrigues (Orgs.), Psicologia: reflexões (im)pertinentes (pp. 175-193). São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. Volumes 1 e 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.  
DELL’AGLIO, D. D.; KOLLER, S. H.; YUNES, M. A. M. (Orgs.). Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. 
DESSEN, M. A.; COSTA JUNIOR, A. L. A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. 
EIZIRIK, C. L.; BASSOLS, A. M. S. (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2013.
FEIST, J.; FEIST, G. J.; ROBERTS, T-A. Teorias da personalidade. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed e McGrawHill Education, 2015. 
FREITAS, M. T. A. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. Campinas, SP: Papirus, 1994. 
GALVÃO, I. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo Summus, 1992.
NÉRI, A. L. Maturidade e velhice: trajetórias individuais e socioculturais. Campinas, SP: Papirus, 2001. 
PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005. 
RAPPAPORT, C. R. Teorias do desenvolvimento: conceitos fundamentais (volume 1). São Paulo: EPU, 1981.
ROGOFF, B. A natureza cultural do desenvolvimento humano. (R. C. Costa, Trad.). Porto Alegre: Artmed, 2005.  
ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S.; SILVA, A. P. S.; CARVALHO, A. M. A. Rede de Significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Penso, 2004. 
SEIBEL, B. L.; POLETTO, M.; KOLLER, S. H. (Orgs.). Psicologia Positiva: teoria, pesquisa e intervenção. Curitiba: Juruá, 2016.
SPITZ, R. A. O primeiro ano de vida. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VALSINER, J. Culture and human development. London: Sage, 2000.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WEREBE, M. J.; NADEL-BRULFERT, J. Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.
 

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