- Introduzir o aluno no conhecimento dos aspectos mentais e comportamentais que determinam a conduta humana nas diferentes fases do desenvolvimento bem como em situações de crise ou stress.- Reconhecer e identificar necessidades de saúde mental, individuais e coletivas, na imersão nos campos de estágio.- Refletir e elaborar ações de assistência de enfermagem à saúde mental.
- Influencias de fatores biopsicossociais na saúde mental;- Prevenção e promoção da saúde mental da criança, adolescente, adultos e idoso;- Influencias das crises, adoecimento, situações de risco e estima na saúde mental.
SABERES COGNITIVOS1. Saúde mental e influências de fatores biopsicossociais na identificação e determinação do “normal e patológico”; 2. Crises do desenvolvimento e acidentais: níveis de prevenção em saúde mental considerando as NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS e fatores relacionados a saúde mental 3. A saúde mental da CRIANÇA/ADOLESCENTE em situações de risco e de deficiência;4. A Saúde mental do ADULTO: Stress, acidentes, perdas e as consequências para a saúde mental;5. Doenças crônico-degenerativas: quadros agudos e suas consequências para a saúde mental;6. Situações de risco (violência, uso de substâncias) e a saúde mental;7. A VELHICE e suas implicações à saúde mental;8. Autoestima e fatores protetores da saúde mental.9. Influencia das relações grupais na saúde mental. SABERES PROCEDIMENTAIS1- Avaliar a interação de fatores biopsicossociais no contexto do processo saúde doença na Atenção Primaria à saúde:- Observação (aparência, postura, higiene, vestimentas, comportamento, interação);- Comunicação (verbal e não verbal);- Relacionamento interpessoal (utilização de técnicas subjetivas para o estabelecimento de confiança, vínculo e Relacionamento Terapêutico);- Escuta terapêutica;- Tecnologias leves - tecnologias de relações, de produção de comunicação, de acolhimento, de vínculos, de autonomização, denominadas ‘tecnologias leves.2- Identificar, durante consulta de enfermagem, a fase do desenvolvimento e avaliar possíveis crises presentes na vida do paciente; 3- Identificar fatores de proteção e risco ao adoecimento mental da criança; 4- Identificar fatores de proteção e risco ao adoecimento mental do adolescente;5- Identificar fatores de proteção e risco ao adoecimento mental do adulto;6- Identificar fatores de proteção e risco ao adoecimento mental do idoso; 7- Identificar como Stress, acidentes, perdas podem interferir na saúde mental de crianças, adolescentes, adultos, idosos;8- Identificar como violência, uso de substâncias podem interferir na saúde mental de crianças, adolescentes, adultos, idosos;9- Identificar como relações grupais interferem na saúde mental; 10- Promover avaliação e autoavaliação da estima e fatores protetores da saúde mental;11- Formular e identificar problemas para planejar o cuidado visando contribuir com a saúde mental da pessoa, família e comunidade.SABERES ATITUDINAIS- Comportamento ético com o cuidado à saúde;- Postura profissional proativa/iniciativa;- Reconhecer-se como agente de transformação da realidade;- Utilizar diálogo como estratégia para transformação da realidade no processo saúde-doença;- Flexibilidade e empatia no relacionamento com cliente e equipe multiprofissional;- Corresponsabilidade com a própria aprendizagem; - Compartilhar saberes com todos os atores do contexto do cuidado a saúde;- Respeito a valores culturais, autonomia e conhecimento de todos os atores do contexto do cuidado a saúde;- valorizar e executar intersetorialidade no cuidado integral a saúde na RAS;- Ter assiduidade e pontualidade (presença no horário predeterminado e cumpre as atividades previstas);- Estabelecer coerência e qualidade nos relatórios utiliza terminologia científica;- Motivação para articulação do trabalho em equipe multiprofissional.Método de Ensino:Aprendizagem significativa: os temas/conteúdos indicados serão abordados e reconstruídos no decorrer do desenvolvimento da disciplina, a partir casos/situações vividas pelos estudantes nos cenários de prática profissional, aulas dialogadas e dinâmicas grupais.Esta disciplina estimula o conhecimento e a compreensão do indivíduo normal, seus comportamentos e suas condutas determinadas por influências biopsicossociais, bem como sua influencia na saúde mental. Com este conhecimento, o aluno poderá formular e identificar problemas para planejar o cuidado visando contribuir com a saúde mental da pessoa, família e comunidade.
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