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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0218 - Cuidado Integral em Saúde Mental I
Comprehensive Mental Health Care I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
- Introduzir o aluno no conhecimento dos aspectos mentais e comportamentais que determinam a conduta humana nas diferentes fases do desenvolvimento bem como em situações de crise ou stress.
- Reconhecer e identificar necessidades de saúde mental, individuais e coletivas, na imersão nos campos de estágio.
- Refletir e elaborar ações de assistência de enfermagem à saúde mental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3273115 - Lucilene Cardoso
1824092 - Sueli Aparecida Frari Galera
 
Programa Resumido
- Influencias de fatores biopsicossociais na saúde mental;
- Prevenção e promoção da saúde mental da criança, adolescente, adultos e idoso;
- Influencias das crises, adoecimento, situações de risco e estima na saúde mental.
 
 
 
Programa
SABERES COGNITIVOS
1. Saúde mental e influências de fatores biopsicossociais na identificação e determinação do “normal e patológico”;
2. Crises do desenvolvimento e acidentais: níveis de prevenção em saúde mental considerando as NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS e fatores relacionados a saúde mental
3. A saúde mental da CRIANÇA/ADOLESCENTE em situações de risco e de deficiência;
4. A Saúde mental do ADULTO: Stress, acidentes, perdas e as consequências para a saúde mental;
5. Doenças crônico-degenerativas: quadros agudos e suas consequências para a saúde mental;
6. Situações de risco (violência, uso de substâncias) e a saúde mental;
7. A VELHICE e suas implicações à saúde mental;
8. Autoestima e fatores protetores da saúde mental.
9. Influencia das relações grupais na saúde mental.

SABERES PROCEDIMENTAIS
1- Avaliar a interação de fatores biopsicossociais no contexto do processo saúde doença na Atenção Primaria à saúde:
- Observação (aparência, postura, higiene, vestimentas, comportamento, interação);
- Comunicação (verbal e não verbal);
- Relacionamento interpessoal (utilização de técnicas subjetivas para o estabelecimento de confiança, vínculo e Relacionamento Terapêutico);
- Escuta terapêutica;
- Tecnologias leves - tecnologias de relações, de produção de comunicação, de acolhimento, de vínculos, de autonomização, denominadas ‘tecnologias leves.
2- Identificar, durante consulta de enfermagem, a fase do desenvolvimento e avaliar possíveis crises presentes na vida do paciente;
3- Identificar fatores de proteção e risco ao adoecimento mental da criança;
4- Identificar fatores de proteção e risco ao adoecimento mental do adolescente;
5- Identificar fatores de proteção e risco ao adoecimento mental do adulto;
6- Identificar fatores de proteção e risco ao adoecimento mental do idoso;
7- Identificar como Stress, acidentes, perdas podem interferir na saúde mental de crianças, adolescentes, adultos, idosos;
8- Identificar como violência, uso de substâncias podem interferir na saúde mental de crianças, adolescentes, adultos, idosos;
9- Identificar como relações grupais interferem na saúde mental;
10- Promover avaliação e autoavaliação da estima e fatores protetores da saúde mental;
11- Formular e identificar problemas para planejar o cuidado visando contribuir com a saúde mental da pessoa, família e comunidade.

SABERES ATITUDINAIS
- Comportamento ético com o cuidado à saúde;
- Postura profissional proativa/iniciativa;
- Reconhecer-se como agente de transformação da realidade;
- Utilizar diálogo como estratégia para transformação da realidade no processo saúde-doença;
- Flexibilidade e empatia no relacionamento com cliente e equipe multiprofissional;
- Corresponsabilidade com a própria aprendizagem;
- Compartilhar saberes com todos os atores do contexto do cuidado a saúde;
- Respeito a valores culturais, autonomia e conhecimento de todos os atores do contexto do cuidado a saúde;
- valorizar e executar intersetorialidade no cuidado integral a saúde na RAS;
- Ter assiduidade e pontualidade (presença no horário predeterminado e cumpre as atividades previstas);
- Estabelecer coerência e qualidade nos relatórios utiliza terminologia científica;
- Motivação para articulação do trabalho em equipe multiprofissional.

Método de Ensino:
Aprendizagem significativa: os temas/conteúdos indicados serão abordados e reconstruídos no decorrer do desenvolvimento da disciplina, a partir casos/situações vividas pelos estudantes nos cenários de prática profissional, aulas dialogadas e dinâmicas grupais.
Esta disciplina estimula o conhecimento e a compreensão do indivíduo normal, seus comportamentos e suas condutas determinadas por influências biopsicossociais, bem como sua influencia na saúde mental.
Com este conhecimento, o aluno poderá formular e identificar problemas para planejar o cuidado visando contribuir com a saúde mental da pessoa, família e comunidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será formativa. O aluno será continuamente avaliado em cada encontro por sua: participação nas aulas, interação nas dinâmicas coletivas, busca bibliográfica e síntese dos temas discutidos refletindo sobre a saúde mental e o cuidado de enfermagem.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%. O aluno que não obtiver nota mínima de 3,0 (três) ou frequência de 70% será reprovado.
Norma de Recuperação
Uma prova escrita na qual será abordado todo o conteúdo da disciplina. O período de recuperação será fixado pela Comissão de Graduação. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
ASSIS, S.G. et al. Situação de crianças e adolescentes brasileiros em relação à saúde mental e à violência. Ciência & Saúde Coletiva, 14(2):349-361, 2009.
BERNI, V. L.; ROSO, A. (2014). A adolescência na perspectiva da psicologia social crítica. Psicologia & Sociedade, 26(1), 126-136.

PRATA, T; ESGALHADO, M.G. Memória emocional implícita e explícita em idosos. International. Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología, Nº2, 2010. ISSN: 0214-9877. pp:845-858.

RODRIGUES, A.R.F. Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental-Prevenção e Intervenção. São Paulo, EPU, 1996.

SADOCK, B.J.; SADOCK, V.A. Compêndio de Psiquiatria. 8ª ed. Porto Alegre (RS): ARTMED, 2007.

SAPIENZA, G; PEDROMÔNICO, M.R.M. Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 209-216, mai./ago. 2005.
STEFANELLI, MC; FUKUDA, IMK; ARANTES, EC. Enfermagem Psiquiátrica em suas dimensões assistenciais. Barueri, Manole, 2008. 668p

TOWNSEND, M.C. Enfermagem psiquiátrica: conceitos de cuidados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 183-190.

WHO HEALTH ORGANIZATION AND WORLD ORGANIZATION OF FAMILY DOCTORS. Integrating mental health into primary care: a global perspective. Genebra: WHO; 2008.

WRIGTH L, LEAHEY M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 3 a. ed Sâo Paulo : Rocca. 2002.
 

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