Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0223 - Educação, Saúde e Contemporaneidade
Education, Health in today's world

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
A partir do desvelamento de teorias que buscam dar conta das estruturas determinantes da sociedade contemporânea, tais como sociedade da informação, sociedade pós-fordista, sociedade pós-moderna e seus correlatos, refletir sobre as atuais demandas da prática educativa no Brasil de forma a subsidiar a ação docente e a compreensão dos discursos sobre mudanças curriculares/paradigmas pedagógicos na área da saúde e, mais especificamente, para o curso de enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3359295 - Ronildo Alves dos Santos
 
Programa Resumido
Fundamentação teórica para análise da realidade educacional; demandas educacionais do terceiro milênio; reflexão sobre a educação brasileira.
 
 
 
Programa
Globalização: fragmentação e integração
A teoria da sociedade pós-industrial
Sociedade da Informação
Pós-fordismo
Sociedade Pós-Moderna
Modernidade e pós-modernidade
A idéia de moderno
A idéia de pós-moderno
Educação e pós-modernidade
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será ministrado através de aulas expositivas e dialogadas, seminários, leitura, interpretação e discussão de textos afins - sendo o desempenho do aluno avaliado constantemente e discutido no final da disciplina (avaliação e somativa).
Critério
Serão consideradas a presença e participação do aluno nas discussões em sala de aula e elaboração de textos e seminários.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de trabalho escrito sobre tema desenvolvido em sala de aula, para os alunos com nota inferior a 5,0.
 
Bibliografia
     
ADORNO, TW Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
ALENCASTRO, LF (org.). História da vida privada no Brasil. vol 2: Império. São Paulo: Cia da Letras, 1999.
ALGRANTI, LM. Família e vida doméstica. In: SOUZA, LM (org.). História da vida privada no Brasil. vol 1: Cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Cia das Letras, 1997.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BERNAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Cia da Letras, 1999.
CANEVECCI, M. Dialética da família: gênese, estrutura e dinâmica de uma instituição repressiva. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DOLL Jr., WE. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
GUMBRECHT, HU. Modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2001.
HELLER, A; FEHÉR, F. A condição política pós-moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
HOBSBAWM, EJ. A era das revoluções; 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
____________ A era do capital: 1848-1875. São Paulo: Paz e Terra, 2000
____________ Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
____________ Era dos impérios: 1875-1914. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
HORKHEIMER, M; ADORNO, TW. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
IANNI, O. A globalização e o retorno da questão nacional. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2000.
KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à sociedade pós-moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
LYOTARD, J-F. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
_________. O pós-moderno explicado às crianças. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
_______. Educar na era planetária. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2003.
_______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002a.
_______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO 2002b.
PERROT, M. Funções da família. In ARIÈS, P; DUBY, G (org.). História da vida privada, vol 4: Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Cia das Letras, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para ERP0223

Clique para consultar o oferecimento para ERP0223

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP