1) Gerais: Esta disciplina visa propiciar ao aluno de enfermagem um aprofundamento nas seguintes fases do desenvolvimento humano: infância e adolescência, discutindo o papel do enfermeiro junto a promoção de saúde mental, na prevenção de transtornos na área e no tratamento e reabilitação de crianças e adolescentes com problemas comportamentais e emocionais.2) Específicos: Ao final da disciplina, o aluno deverá estar apto a:- Reconhecer as especificidades destas duas fases do desenvolvimento humano- Utilizar instrumentos de rastreamento de transtornos mentais da infância e adolescência- Identificar necessidades de saúde mental nestas fases do desenvolvimento - Planejar atividades de promoção à saúde mental e prevenção de transtornos na área- Manejar situações de problemas psiquiátricos na infância e adolescência- Desenvolver o plano de cuidado em saúde mental para crianças e adolescentes- Reconhecer as características principais dos diversos tipos de serviço oferecidos no município de Ribeirão Preto.
Características da infância e adolescência. Modelos diagnósticos e epidemiologia dos transtornos psiquiátricos. Instrumentos de rastreamento de problemas emocionais e de comportamento utilizados com crianças e adolescentes. Estratégias de cuidado na infância e adolescência (promoção, prevenção, atenção e reabilitação).
I – Características do desenvolvimento de crianças e adolescentes.II – Modelos diagnósticos mais utilizados em psiquiatria da infância e adolescência (Modelo de Achembach, CID-10, DSM-IV). Epidemiologia dos transtornos psiquiátricos. Características dos transtornos emocionais e comportamentais da infância e adolescênciaIII – Instrumentos de rastreamento de problemas emocionais e comportamentais na infância e adolescência. IV – Estratégias de cuidado na infância e adolescência. Papel do profissional de enfermagem. Experiências de ações voltadas à promoção de saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação da criança e adolescente. Equipamentos sociais e de saúde para atenção em saúde mental à criança e ao adolescente.
Papalia DE, Olds SW. Desenvolvimento Humano. Ed. ArtMed, 7ª Ed., Porto alegre: 2000.Rappaport CR, Fiori WR, Davis C. Psicologia do desenvolvimento – vol. 1, vol. 2, vol.3, vol. 4. Ed. Pedagógica e Universitária. São Paulo: 1981.Johnson BS. Child, adolescent & family psychiatric nursing. J.B. Lippincott Company. Philadelphia: 1995. Groisman M, Kusnetzoff JC. Adolescência e saúde mental. Artes Médicas, Porto Alegre: 1984.Aberastury A, Knobel M. Adolescência Normal. Editora Artes Médicas, 10º ed., Porto Alegre: 1992.Lewis M. Tratado de psiquiatria da infância e adolescência. Editora Artes Médicas, Porto Alegre: 1995.Mangrulkar L, Whitman CV, Posner M. Enfoque de habilidades para la vida para un desarrollo saludable de niños y adolescentes. OPS, Washington D.C: 2001.World Health Organization. Life Skills. Geneva. 1997.