Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0224 - Saúde Mental na Infância e Adolescência
Mental Health in Childhood and Adolescence

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
1) Gerais: Esta disciplina visa propiciar ao aluno de enfermagem um aprofundamento nas seguintes fases do desenvolvimento humano: infância e adolescência, discutindo o papel do enfermeiro junto a promoção de saúde mental, na prevenção de transtornos na área e no tratamento e reabilitação de crianças e adolescentes com problemas comportamentais e emocionais.

2) Específicos: Ao final da disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer as especificidades destas duas fases do desenvolvimento humano
- Utilizar instrumentos de rastreamento de transtornos mentais da infância e adolescência
- Identificar necessidades de saúde mental nestas fases do desenvolvimento
- Planejar atividades de promoção à saúde mental e prevenção de transtornos na área
- Manejar situações de problemas psiquiátricos na infância e adolescência
- Desenvolver o plano de cuidado em saúde mental para crianças e adolescentes
- Reconhecer as características principais dos diversos tipos de serviço oferecidos no município de Ribeirão Preto.
 
 
 
Programa Resumido
Características da infância e adolescência. Modelos diagnósticos e epidemiologia dos transtornos psiquiátricos. Instrumentos de rastreamento de problemas emocionais e de comportamento utilizados com crianças e adolescentes.  Estratégias de cuidado na infância e adolescência (promoção, prevenção, atenção e reabilitação).
 
 
 
Programa
I – Características do desenvolvimento de crianças e adolescentes.

II – Modelos diagnósticos mais utilizados em psiquiatria da infância e adolescência (Modelo de Achembach, CID-10, DSM-IV). Epidemiologia dos transtornos psiquiátricos. Características dos transtornos emocionais e comportamentais da infância e adolescência

III – Instrumentos de rastreamento de problemas emocionais e comportamentais na infância e adolescência.

IV – Estratégias de cuidado na infância e adolescência. Papel do profissional de enfermagem. Experiências de ações voltadas à promoção de saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação da criança e adolescente. Equipamentos sociais e de saúde para atenção em saúde mental à criança e ao adolescente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
o curso será ministrado através de aulas expositivas e dialogadas, contando também com a presença de convidados que atuam em serviços de atenção à saúde mental voltados à criança e ao adolescente. Os alunos realizarão também leituras na área. A parte prática será realizada na Unidade de Psiquiatria de Adolescentes do Serviço Ambulatorial de Clinica Psiquiátrica do HC-FMRP- USP, onde os alunos participarão de discussões de casos clínicos com a equipe do serviço. Além disto, visitarão outros equipamentos sociais e de saúde do município de Ribeirão Preto, entrevistando os trabalhadores deste e conhecendo suas características.
Critério
Serão avaliadas a presença e a participação do aluno em sala de aula, assim como sua inserção nas atividades práticas, avaliando a motivação deste nestas atividades, sua capacidade de refletir e realizar associações com outros conteúdos aprendidos, e a apresentação e discussão em sala de aula dos conteúdos vistos na prática.
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
Papalia DE, Olds SW. Desenvolvimento Humano. Ed. ArtMed, 7ª Ed., Porto alegre: 2000.

Rappaport CR, Fiori WR, Davis C. Psicologia do desenvolvimento – vol. 1, vol. 2, vol.3, vol. 4. Ed. Pedagógica e Universitária. São Paulo: 1981.

Johnson BS. Child, adolescent & family psychiatric nursing. J.B. Lippincott Company. Philadelphia: 1995.

Groisman M, Kusnetzoff JC. Adolescência e saúde mental. Artes Médicas, Porto Alegre: 1984.

Aberastury A, Knobel M. Adolescência Normal. Editora Artes Médicas, 10º ed., Porto Alegre: 1992.

Lewis M. Tratado de psiquiatria da infância e adolescência. Editora Artes Médicas, Porto Alegre: 1995.

Mangrulkar L, Whitman CV, Posner M. Enfoque de habilidades para la vida para un desarrollo saludable de niños y adolescentes. OPS, Washington D.C: 2001.

World Health Organization. Life Skills. Geneva. 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para ERP0224

Clique para consultar o oferecimento para ERP0224

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP