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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0227 - Cuidados em Saúde Mental
Mental Health Care

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina será articulada à disciplina Integralidade do cuidado em Saúde II, subsidiando o conhecimento e a compreensão do cuidado integral ao indivíduo, considerando os aspectos relacionados a sua saúde mental, seus comportamentos e suas condutas determinadas por influências biopsicossociais. Com este conhecimento, o aluno poderá formular e identificar problemas para planejar o cuidado visando contribuir para a promoção da saúde mental da pessoa, família e comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3144761 - Ana Carolina Guidorizzi Zanetti
3157136 - Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato
74473 - Margarita Antonia Villar Luis
 
Programa Resumido
- Introduzir o aluno ao conhecimento dos aspectos mentais e comportamentais que determinam a conduta humana nas diferentes fases do desenvolvimento bem como em situações de crise ou estresse.
- Introduzir a importância do relacionamento interpessoal como base do cuidado em saúde mental
- Possibilitar a avaliação familiar estrutural, funcional e do seu desenvolvimento
- Introduzir conceitos da entrevista motivacional
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Conceito de Saúde Mental
A influência dos fatores biopsicossociais na saúde mental do indivíduo
Infância e saúde mental do adulto (Donald W. Winnicott)
Crises naturais e acidentais: situações de risco para a saúde mental
Estresse como determinante do adoecimento humano
Relações familiares e saúde mental
O relacionamento interpessoal terapêutico como base para o cuidado em saúde mental
Avaliação funcional e do desenvolvimento da família
Bases conceituais da entrevista motivacional

Saberes Procedimentais:
Refletir sobre a dissociação mente e corpo
Preparar, orientar e aconselhar mães e pais sobre o cuidado e o desenvolvimento emocional da criança.
Reconhecer os aspectos mentais em quaisquer situações de adoecimento físico
Identificar níveis prejudiciais de estresse
Ajudar o sujeito a criar formas mais adaptadas de enfrentar o estresse
Incluir os aspectos da família na avaliação e promoção da saúde mental
Utilizar a entrevista motivacional

Saberes Atitudinais:
Abordagem adequado do paciente (estabelece limites sem ser agressivo, mostra disponibilidade para interagir e prestar cuidados quando necessário, percebe quando não vai dar conta e pede ajuda)
Assiduidade e pontualidade (está presente no horário pré-determinado e cumpre as atividades previstas)
Espírito de equipe (trabalha em grupo tendo consciência dos próprios limites e tenta superá-los; acolhe as contribuições dos outros; sugere alternativas de trabalho que beneficiem o grupo)
Autocrítica (aceita sugestões e críticas relacionadas à sua atuação em sala de aula, nos trabalhos individuais e grupais).
Participação em Grupos
Corresponsabilidade com a própria aprendizagem

Método de Ensino:
Aprendizagem significativa: os temas/conteúdos indicados serão abordados e reconstruídos no decorrer do desenvolvimento da disciplina, a partir casos/situações vividas pelos estudantes nos cenários de prática profissional, aulas dialogadas, seminários e dinâmicas grupais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será formativa. O aluno será continuamente avaliado em cada encontro por sua: participação nas aulas, interação nas dinâmicas coletivas, busca bibliográfica e síntese dos temas discutidos refletindo sobre a saúde mental e o cuidado de enfermagem.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%. O aluno que não obtiver nota mínima de 3,0 (três) ou frequência de 70% será reprovado.
Norma de Recuperação
Uma prova escrita na qual será abordado todo o conteúdo da disciplina. O período de recuperação será fixado pela Comissão de Graduação. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
1.	ANTON, DM. Drogas: conhecer e educar para prevenir. Editora Scipione, 2000.
2. CECÍLIO, L. C. O. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e eqüidade na atenção em saúde. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (Orgs.). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. p.113-126.
3. NOGUEIRA-MARTINS, L. A. Saúde mental dos profissionais de saúde. Rev. Bras. Med. Trab., v.1, n.1, p.56-68, 2003.
4. OPAS/OMS – Manual de psiquiatría para trabajadores de atención primária. Série PALTEX (2ª ed), Cali (CO), 1996.
5. SANTOS, P.L. Problemas de saúde mental de crianças e adolescentes atendidos em um serviço público de psicologia infantil. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 2, p. 315-321, mai./ago. 2006
6. ASSIS, S.G. et al. Situação de crianças e adolescentes brasileiros em relação à saúde mental e à violência. Ciência & Saúde Coletiva, 14(2):349-361, 2009.
7. SADOCK, B.J.; SADOCK, V.A. Compêndio de Psiquiatria. 8ª ed. Porto Alegre (RS): ARTMED, 2007. STEFANELLI, MC; FUKUDA, IMK; ARANTES, EC. Enfermagem Psiquiátrica em suas dimensões assistenciais. Barueri, Manole, 2008. 668p
8. TOWNSEND, M.C. Enfermagem psiquiátrica: conceitos de cuidados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 183-190.
9. Organização mundial da saúde. Relatório sobre a saúde no mundo. Saúde Mental: nova concepção, nova esperança. Geneva: OMS, 2001.
10. WHO HEALTH ORGANIZATION AND WORLD ORGANIZATION OF FAMILY DOCTORS. Integrating mental health into primary care: a global perspective. Genebra: WHO; 2008.
11. WRIGHT, M. L. & LEAHEY M. (2002). Enfermeiras e famílias. Um guia para a avaliação e intervenção na família. 3ªed. São Paulo. Roca.

12. MILLER, W. R.; ROLLNICK, S. Entrevista Motivacional: Preparando as pessoas para a mudança de comportamentos adictivos. Porto Alegre: Artmed, 2001.
 

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