Esta disciplina será articulada à disciplina Integralidade do cuidado em Saúde II, subsidiando o conhecimento e a compreensão do cuidado integral ao indivíduo, considerando os aspectos relacionados a sua saúde mental, seus comportamentos e suas condutas determinadas por influências biopsicossociais. Com este conhecimento, o aluno poderá formular e identificar problemas para planejar o cuidado visando contribuir para a promoção da saúde mental da pessoa, família e comunidade.
- Introduzir o aluno ao conhecimento dos aspectos mentais e comportamentais que determinam a conduta humana nas diferentes fases do desenvolvimento bem como em situações de crise ou estresse.- Introduzir a importância do relacionamento interpessoal como base do cuidado em saúde mental- Possibilitar a avaliação familiar estrutural, funcional e do seu desenvolvimento- Introduzir conceitos da entrevista motivacional
Saberes Cognitivos:Conceito de Saúde MentalA influência dos fatores biopsicossociais na saúde mental do indivíduoInfância e saúde mental do adulto (Donald W. Winnicott)Crises naturais e acidentais: situações de risco para a saúde mentalEstresse como determinante do adoecimento humanoRelações familiares e saúde mentalO relacionamento interpessoal terapêutico como base para o cuidado em saúde mentalAvaliação funcional e do desenvolvimento da famíliaBases conceituais da entrevista motivacionalSaberes Procedimentais:Refletir sobre a dissociação mente e corpoPreparar, orientar e aconselhar mães e pais sobre o cuidado e o desenvolvimento emocional da criança.Reconhecer os aspectos mentais em quaisquer situações de adoecimento físicoIdentificar níveis prejudiciais de estresse Ajudar o sujeito a criar formas mais adaptadas de enfrentar o estresseIncluir os aspectos da família na avaliação e promoção da saúde mentalUtilizar a entrevista motivacional Saberes Atitudinais:Abordagem adequado do paciente (estabelece limites sem ser agressivo, mostra disponibilidade para interagir e prestar cuidados quando necessário, percebe quando não vai dar conta e pede ajuda)Assiduidade e pontualidade (está presente no horário pré-determinado e cumpre as atividades previstas)Espírito de equipe (trabalha em grupo tendo consciência dos próprios limites e tenta superá-los; acolhe as contribuições dos outros; sugere alternativas de trabalho que beneficiem o grupo)Autocrítica (aceita sugestões e críticas relacionadas à sua atuação em sala de aula, nos trabalhos individuais e grupais).Participação em GruposCorresponsabilidade com a própria aprendizagemMétodo de Ensino:Aprendizagem significativa: os temas/conteúdos indicados serão abordados e reconstruídos no decorrer do desenvolvimento da disciplina, a partir casos/situações vividas pelos estudantes nos cenários de prática profissional, aulas dialogadas, seminários e dinâmicas grupais.
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