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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0231 - Psicologia da Educação II
Education Psychology II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina possibilitará reflexão, embasada na psicologia educacional, sobre a atividade da docência no contexto da Educação Básica e da Educação Profissional em Enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3518013 - Fabio Scorsolini Comin
 
Programa Resumido
A disciplina aprofundará o conhecimento sobre diferentes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano e suas contribuições para a Psicologia da Educação. Analisará os alcances e as limitações da Psicologia da Educação na compreensão da educação escolar. A disciplina possibilitará reflexão, embasada na psicologia educacional, sobre a atividade da docência no contexto da Educação Básica e da Educação Profissional em Enfermagem.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
1. Teorias da Aprendizagem e implicações pedagógicas: - Cognitivismo (contribuições de Ausubel; conceito de aprendizagem significativa); - Sociointeracionismo (contribuições de Lev Vygotsky: o ser humano como ser histórico e cultural; o papel do signo no desenvolvimento humano; o papel do outro e o conceito de internalização); - Teoria da aprendizagem significativa crítico-reflexiva do adulto (Contribuições de Schön: reflexão na ação e sobre a ação). 
2. Interação virtual. 
3. Teorias de aprendizagem: relações e contraposições.

Saberes Procedimentais:
1. Como contribuir com reflexões multiprofissionais acerca do cotidiano escolar, tendo por base os conteúdos trabalhados em Psicologia da Educação. 

Saberes Atitudinais:
1. Desenvolvimento de uma postura reflexiva em relação aos aspectos psicológicos relacionados ao contexto da Educação Básica e da Educação Profissional em Enfermagem. 

Método de Ensino:
A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, seminários e estratégias que articulem conhecimentos com a vivência dos estudantes em cenários de prática profissional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Será feita por meio da produção de trabalhos nos quais será contemplado o reconhecimento de conceitos teóricos na realidade escolar. A participação dos alunos na sala de aula também será considerada. Em termos avaliativos, a média final será calculada em função de: Prova Dissertativa (Peso 4), Seminário (Peso 4) e Participação nas atividades de aula (Peso 2).
Critério
Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem conceito igual ou superior a 5,0 (cinco) e que tenham apresentado a frequência mínima exigida por esta instituição (70%).
Norma de Recuperação
Será feita através de prova escrita ao final da disciplina, para os alunos com nota inferior a 5.0, a partir de todos os conteúdos da disciplina.
 
Bibliografia
     
•	BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.  
•	BRUNER, J. A. Cultura da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
•	BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artmed, 2002. 
•	CARVALHO, A. M. A.;PEDROSA, M. I.; ROSSETTI-FERREIRA, M. C. Aprendendo com a criança de zero a seis anos. São Paulo: Cortez, 2012. 
•	COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. Volumes 1 e 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
•	COLL, C. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.  
•	CUNHA, M. V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
•	FEIST, J.; FEIST, G. J.; ROBERTS, T-A. Teorias da personalidade. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed e McGrawHill Education, 2015. 
•	FERREIRA, M. G. Psicologia Educacional - Análise crítica. São Paulo: Cortez, 1986.
•	FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. 
•	FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin: Psicologia e Educação - um intertexto. São Paulo: Ática, 2007. 
•	GAUTHIER, C.; TARDIF, M. A pedagogia - teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
•	KOLLER, S. H. Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 
•	LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo Summus, 1992.
•	LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizegem (5ª ed.). São Paulo: Cengage Learning, 2008. 
•	OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997. 
•	PLACCO, V. M. N. S.; TREVISAN-DE-SOUZA, V. L. (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006. 
•	REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
•	ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S.; SILVA, A. P. S.; CARVALHO, A. M. A. Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.  
•	SANTROCK, J. W. Psicologia educacional. (3ª ed.). São Paulo: McGraw-Hill, 2009. 
•	VALSINER, J.; VASCONCELOS, V. M. R. Perspectiva co-construtivista na Psicologia e na Educação. Porto Alegre: Artmed, 1995. 
•	VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. (7ª ed.). São Paulo: Martins Fontes, 2007.
•	WALLON, H. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
 

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