A disciplina possibilitará reflexão, embasada na psicologia educacional, sobre a atividade da docência no contexto da Educação Básica e da Educação Profissional em Enfermagem.
A disciplina aprofundará o conhecimento sobre diferentes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano e suas contribuições para a Psicologia da Educação. Analisará os alcances e as limitações da Psicologia da Educação na compreensão da educação escolar. A disciplina possibilitará reflexão, embasada na psicologia educacional, sobre a atividade da docência no contexto da Educação Básica e da Educação Profissional em Enfermagem.
Saberes Cognitivos: 1. Teorias da Aprendizagem e implicações pedagógicas: - Cognitivismo (contribuições de Ausubel; conceito de aprendizagem significativa); - Sociointeracionismo (contribuições de Lev Vygotsky: o ser humano como ser histórico e cultural; o papel do signo no desenvolvimento humano; o papel do outro e o conceito de internalização); - Teoria da aprendizagem significativa crítico-reflexiva do adulto (Contribuições de Schön: reflexão na ação e sobre a ação). 2. Interação virtual. 3. Teorias de aprendizagem: relações e contraposições. Saberes Procedimentais: 1. Como contribuir com reflexões multiprofissionais acerca do cotidiano escolar, tendo por base os conteúdos trabalhados em Psicologia da Educação. Saberes Atitudinais: 1. Desenvolvimento de uma postura reflexiva em relação aos aspectos psicológicos relacionados ao contexto da Educação Básica e da Educação Profissional em Enfermagem. Método de Ensino: A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, seminários e estratégias que articulem conhecimentos com a vivência dos estudantes em cenários de prática profissional.
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