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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0232 - Farmacologia
Pharmacology

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6923532 - Riccardo Lacchini
 
Programa Resumido
- Importância da Farmacologia para Enfermagem
- Farmacocinética I (Vias de administração e absorção de fármacos)
- Farmacocinética II (Distribuição, biotransformação e excreção de fármacos)
- Farmacodinâmica
- Fármacos que interferem na neurotransmissão simpática
- Fármacos que interferem na neurotransmissão parassimpática
- Antidepressivos 
- Ansiolíticos 
- Antipsicóticos
- Lítio
- Anticonvulsivantes 
- Anestésicos locais
- Analgésicos opióides 
- Fármacos usados no tratamento da úlcera péptica
- Broncodilatadores
- Antilipedêmicos
- Anticoagulantes
- Antiinflamatórios não esteroidais (AINES)
- Antiinflamatórios esteroidais 
- Diuréticos
- Cardiotônicos 
- Vasodilatadores 
- Antihipertensivos
- Insulinoterapia e Hipoglicemiantes orais
- Antineoplásicos
- Antibióticos
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
- Princípios gerais de Farmacocinética e Farmacodinâmica.
Princípio do mecanismo de ação de diferentes classes de fármacos: broncodilatadores, anticoagulantes, antiinflamatórios, antihipertensivos, diuréticos, vasodilatadores, antilipidêmicos, antiulcerogênicos, antineoplásicos, antibióticos, antidepressivos, antipsicóticos, estabilizadores do humor, ansiolíticos, anestésicos, cardiotônicos, analgésicos opióides. 
- Princípio das principais interações medicamentosas e efeitos colaterais associados às diferentes classes de fármacos discutidas.

Saberes Procedimentais:
O aluno deverá ser capaz de avaliar de forma crítica os casos clínicos articulando os conhecimentos cognitivos dos fármacos com as condições clínicas do paciente. Para isso, deve identificar a classe do fármaco, identificar as possíveis interações farmacológicas associadas ao uso de um fármaco e identificar os possíveis efeitos colaterais associados ao uso de um fármaco. Deve também identificar aspectos clínicos que predispõe pacientes ao risco. Deve saber consultar livros-texto para consulta de dados relevantes para o paciente.

Saberes Atitudinais:
O aluno deverá ser capaz de identificar situações de risco, agindo de forma proativa para proteger o paciente de efeitos colaterais tóxicos, interações medicamentosas e erros de prescrição/dispensação de medicamentos. O aluno deve entender que precisa interagir com a equipe multidisciplinar discutindo os casos com os outros profissionais sem se omitir das responsabilidades de decisões sobre o paciente. Deve entender que precisa agir de forma ética e profissional respeitando os demais profissionais e colocando o paciente e o conhecimento técnico acima de relações interpessoais.

Método de Ensino:
Aulas expositivas dialogadas, discussão de casos clínicos e grupos de discussão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As avaliações teóricas serão realizadas ao final de cada bloco teórico (total de quatro blocos; quatro provas). Outras quatro atividades (podendo ser trabalhos individuais ou em grupo com consulta ou quizz na plataforma e-disciplinas) também serão aplicadas para cada bloco.
Critério
Em cada bloco será calculada a média ponderada das notas obtidas na avaliação teórica (valendo 80% da nota) e na atividade (valendo 20% da nota). Este número comporá a “Nota do bloco teórico” de cada um dos quatro blocos teóricos. Ao final da disciplina será calculada a “Nota final da disciplina”, composta pela média aritmética das quatro “Nota do bloco teórico”. Para a aprovação do aluno serão considerados dois requisitos: frequência maior ou igual a 70% nas atividades programadas e a “Nota final da disciplina” com valor maior ou igual a 5,0 (cinco). O aluno que obtiver “Nota final da disciplina” menor do que 3,0 (três) e/ou que tiver frequência abaixo de 70% estará reprovado sem direito a recuperação.
Norma de Recuperação
O aluno que tiver obtido uma “Nota final da disciplina” menor que 5 (cinco) e maior ou igual a 3 (três) e frequência maior ou igual a 70% poderá fazer uma prova teórica substitutiva para cada bloco teórico em que sua respectiva “Nota do bloco teórico” estiver abaixo de 5 (cinco). A nota da prova de recuperação de cada bloco teórico substituirá a “Nota do bloco teórico” em questão que estiver sendo recuperado. Após será recalculada a “Nota final da disciplina”, sendo esta a média aritmética das quatro “Nota final do bloco”. Esse cálculo utilizará a(s) “Nota final do bloco” que tiver(em) sido recuperada(s) e a(s) “Nota final do bloco” referente(s) ao(s) bloco(s) que não precisou(aram) de recuperação. O aluno em recuperação que tiver a nova “Nota final da disciplina” maior ou igual a 5 (cinco) será aprovado. As recuperações dos quatro blocos serão realizadas em uma única data (a definir) após a avaliação do último bloco teórico.
 
Bibliografia
     
GOLAN, DE, et al. Princípios de Farmacologia: A base Fisiopatológica da terapêutica, 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 

BRUNTON, LL, et al. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2019.

HILAL-DANDAN, R, BRUNTON LL. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. 

KATZUNG, BG, TREVOR, AJ. da. Farmacologia: básica e clínica. 13. ed, Porto Alegre: AMGH, 2017. 
RITTER, JM, et al. Rang & Dale Farmacologia. 9. ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 

FUCHS, FD, WANNMACHER, L. Farmacologia Clínica e Terapêutica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 

GOMES, R, TORRES, ILS. Farmacologia Clínica. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2017. TOY, EC, et al. Casos Clínicos em Farmacologia. 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. 

Leituras complementares: FRANDSEN, GF, Pennington, SS. Abram’s Clinical Drug Therapy – Rationales for Nursing Care.11. Ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health, 2018. 

HALL, JE. Guyton & Hall Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 
BURCHUM, JR, ROSENTHAL, LD. Lehne’s Pharmacology for nursing care. 10. ed. St. Louis: Elsevier, 2019. 

NELSON, DL, COX, MM. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 7. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
 

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