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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0237 - Didática II
Didactics II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Compreender o processo de elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola de educação profissional em enfermagem e de atividades educativas em saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917823 - Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
 
Programa Resumido
Abordagens didático-pedagógicas do processo ensino-aprendizagem e suas implicações no cotidiano educacional, o planejamento curricular e didático.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos: 
Conceito e prática de planejamento: educacional, curricular, didático (Projeto Pedagógico, Plano de curso, Plano de disciplina, Plano de unidade, Plano de aula) no contexto do Ensino Profissional de Enfermagem; Os elementos constitutivos da ação didática: objetivos, conteúdos, metodologia, estratégias, recursos didáticos e avaliação;  Avaliação de aprendizagem: conceituação, importância, tipos e instrumentos; As TICs como apoio ao professor na elaboração de estratégias e recursos de ensino.

Saberes Procedimentais: 
Elaboração e análise de Projeto Político Pedagógico, plano de ensino e plano de aula; Domínio e utilização de métodos, estratégias e formas de avaliação, da organização e gestão do processo de ensino em diferentes contextos da educação básica, ensino profissional e ações educativas nas quais o enfermeiro atua.

Saberes Atitudinais: 
Identificação, reflexões e primeiras experiências em sala de aula sobre o processo ensino-aprendizagem, necessárias para a construção do papel didático-pedagógico do enfermeiro professor na educação profissional em enfermagem e nas atividades educativas em saúde.

Método de Ensino:
O curso será ministrado através de aulas expositivas dialogadas, seminários e estratégias que articulem conhecimentos à vivência dos estudantes em cenários de prática profissional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Constará da avaliação o desempenho do estudante nas atividades desenvolvidas em grupo (um seminário, valendo 4 pontos e um trabalho, valendo 2 pontos) e individualmente (uma prova, valendo 4 pontos), no decorrer da disciplina. A nota final varia de zero a dez sendo resultado da soma dos valores atribuídos a cada atividade.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Estarão em recuperação alunos que não obtiveram nota igual ou superior a 5,0 (cinco). O aluno será submetido a uma avaliação cognitiva de recuperação ao término da disciplina, conforme o período estipulado no calendário escolar. A nota final da disciplina será a média aritmética entre a nota obtida na média do período regular e a nota da avaliação cognitiva da recuperação. Será aprovado o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
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