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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0311 - Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica
Comprehensive Care in Mental Health and Psychiatric Nursing

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Identificar necessidades de saúde, formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio-culturais presentes no processo saúde-doença, executar e avaliar as ações, no contexto do cuidado ao indivíduo em sofrimento mental, bem como a família e a comunidade.
Relacionar-se com pessoas portadoras de transtornos mentais em diferentes contextos: internação, urgência e comunidade.
Conhecer as alterações das funções mentais presentes nos transtornos mentais mais frequentes e saber diferencia-los.
Conhecer os principais fármacos de uso na assistência ao doente mental
Conhecer o sistema de saúde mental no contexto SUS.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
899236 - Luiz Jorge Pedrão
3359701 - Sandra Cristina Pillon
1824092 - Sueli Aparecida Frari Galera
1792692 - Zeyne Alves Pires Scherer
 
Programa Resumido
A saúde mental no contexto do SUS
Relacionamento Interpessoal - o cerne da enfermagem psiquiátrica
As funções mentais e suas alterações
Terapias somáticas e psicossociais
Reabilitação psicossocial e a família
Cuidados de enfermagem nos transtornos mentais mais frequentes: transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, transtornos de personalidade e dependência química, transtornos do pensamento, transtorno do humor e suicídio, transtornos mentais na infância e na terceira idade.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Concepção de loucura nas diferentes épocas e as mudanças de paradigma na assistência ao portador de transtorno mental 
Conceito de funções mentais e suas alterações nos transtornos mais frequentes.
O relacionamento interpessoal como meio de obter dados e como instrumento terapêutico.
O relacionamento interpessoal frente às alterações das funções mentais.
Terapias somáticas e psicossociais disponíveis na atualidade
A reabilitação psicossocial como norteadora do planejamento da assistência de enfermagem.
A inclusão da família no planejamento da assistência de enfermagem.
Coletar dados, identificar necessidades e elaborar plano de assistência de enfermagem.
Implementar e avaliar plano de assistência de enfermagem
Conhecer os diferentes profissionais que compõem a equipe multidisciplinar, integrar o plano de assistência de enfermagem no projeto terapêutico estabelecido pela equipe. 
Saberes Procedimentais:
Utilizar habilidades de comunicação terapêutica na interação com o cliente.
Identificar várias técnicas de comunicação terapêutica e indicar quando cada uma pode ser útil na interação.
Identificar as necessidades de saúde prioritárias considerando o risco de vida, relevância para o paciente e família, grau de autonomia do paciente, da família e dos profissionais de saúde.
Identificar e mobilizar recursos humanos e materiais e equipamentos sociais disponíveis.
Estabelecer as metas e objetivos em conjunto com o paciente, a família e a equipe de saúde.
Determinar as intervenções para a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde.
Desenvolver o plano de cuidados aplicando princípios éticos e legais, demonstrando responsabilidade, compromisso e vínculo profissional.

Saberes Atitudinais:
Abordagem adequada ao paciente (estabelece limites sem ser agressivo, mostra disponibilidade para interagir e prestar cuidados quando necessário, percebe quando não vai dar conta e pede ajuda)
Assiduidade e pontualidade (está presente no horário pré-determinado e cumpre as atividades previstas)
Espírito de equipe (trabalha em grupo tendo consciência dos próprios limites e tenta superá-los; acolhe as contribuições dos outros; sugere alternativas de trabalho que beneficiem o grupo)
Autocrítica (aceita sugestões e críticas relacionadas à sua atuação em sala de aula, nos trabalhos individuais e grupais).
Participação em Grupos
Corresponsabilidade com a própria aprendizagem
Respeita o aspecto confidencial das informações que obtém sobre o paciente na interação com o mesmo e nas discussões de caso. 

Método de Ensino:
Aulas expositivas e dialogadas
Ensino clínico-prático com supervisão direta
Seminários de estudo de caso - os alunos coletam dados sobre um paciente e em sala de aula são identificadas as necessidades de saúde e o planejamento da assistência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será contínua e a nota final será obtida considerando-se: (Nota 1) média das duas avaliações cognitivas (10,0 cada) (peso 4) e (Nota 2) soma das atividades clínico-práticas (10,0) (peso 6) que inclui: competência e habilidade no cuidado integral de enfermagem a pessoa com transtorno mental (9,0), relatórios (1,0): estudo de caso (0,2), visita programada (0,2), estudo dirigido de 2 filmes (0,2 cada), crítica/reflexiva de artigo selecionado (0,2). A fórmula utilizada para o cálculo: [(Nota 1*4)+(Nota 2*6)]/10.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70% nas atividades teóricas e práticas.
Norma de Recuperação
A recuperação ocorrerá ao longo do processo ensino-aprendizagem. Não está prevista prova especifica de recuperação uma vez que o aluno tem a oportunidade de estudar e aprender conteúdos necessários a sua formação em vários momentos durante a disciplina e é cientificado disso já no início da mesma.
 
Bibliografia
     
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