Identificar necessidades de saúde, formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio-culturais presentes no processo saúde-doença, executar e avaliar as ações, no contexto do cuidado ao indivíduo em sofrimento mental, bem como a família e a comunidade. Relacionar-se com pessoas portadoras de transtornos mentais em diferentes contextos: internação, urgência e comunidade. Conhecer as alterações das funções mentais presentes nos transtornos mentais mais frequentes e saber diferencia-los. Conhecer os principais fármacos de uso na assistência ao doente mental Conhecer o sistema de saúde mental no contexto SUS.
A saúde mental no contexto do SUS Relacionamento Interpessoal - o cerne da enfermagem psiquiátrica As funções mentais e suas alterações Terapias somáticas e psicossociais Reabilitação psicossocial e a família Cuidados de enfermagem nos transtornos mentais mais frequentes: transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, transtornos de personalidade e dependência química, transtornos do pensamento, transtorno do humor e suicídio, transtornos mentais na infância e na terceira idade.
Saberes Cognitivos: Concepção de loucura nas diferentes épocas e as mudanças de paradigma na assistência ao portador de transtorno mental Conceito de funções mentais e suas alterações nos transtornos mais frequentes. O relacionamento interpessoal como meio de obter dados e como instrumento terapêutico. O relacionamento interpessoal frente às alterações das funções mentais. Terapias somáticas e psicossociais disponíveis na atualidade A reabilitação psicossocial como norteadora do planejamento da assistência de enfermagem. A inclusão da família no planejamento da assistência de enfermagem. Coletar dados, identificar necessidades e elaborar plano de assistência de enfermagem. Implementar e avaliar plano de assistência de enfermagem Conhecer os diferentes profissionais que compõem a equipe multidisciplinar, integrar o plano de assistência de enfermagem no projeto terapêutico estabelecido pela equipe. Saberes Procedimentais: Utilizar habilidades de comunicação terapêutica na interação com o cliente. Identificar várias técnicas de comunicação terapêutica e indicar quando cada uma pode ser útil na interação. Identificar as necessidades de saúde prioritárias considerando o risco de vida, relevância para o paciente e família, grau de autonomia do paciente, da família e dos profissionais de saúde. Identificar e mobilizar recursos humanos e materiais e equipamentos sociais disponíveis. Estabelecer as metas e objetivos em conjunto com o paciente, a família e a equipe de saúde. Determinar as intervenções para a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde. Desenvolver o plano de cuidados aplicando princípios éticos e legais, demonstrando responsabilidade, compromisso e vínculo profissional. Saberes Atitudinais: Abordagem adequada ao paciente (estabelece limites sem ser agressivo, mostra disponibilidade para interagir e prestar cuidados quando necessário, percebe quando não vai dar conta e pede ajuda) Assiduidade e pontualidade (está presente no horário pré-determinado e cumpre as atividades previstas) Espírito de equipe (trabalha em grupo tendo consciência dos próprios limites e tenta superá-los; acolhe as contribuições dos outros; sugere alternativas de trabalho que beneficiem o grupo) Autocrítica (aceita sugestões e críticas relacionadas à sua atuação em sala de aula, nos trabalhos individuais e grupais). Participação em Grupos Corresponsabilidade com a própria aprendizagem Respeita o aspecto confidencial das informações que obtém sobre o paciente na interação com o mesmo e nas discussões de caso. Método de Ensino: Aulas expositivas e dialogadas Ensino clínico-prático com supervisão direta Seminários de estudo de caso - os alunos coletam dados sobre um paciente e em sala de aula são identificadas as necessidades de saúde e o planejamento da assistência.
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