Trabalhar com os alunos de graduação, o processo em saúde preparando-os para o desenvolvimento da função educativa do enfermeiro, tendo em vista, a importância desse processo na sua formação, seja no ensino, na pesquisa e na extensão, nos três níveis de atenção, voltado a todas às fases do ciclo vital.
- Educação no processo didático-pedagógico da formação do enfermeiro, dentro da concepção crítico-social- Articulação da Educação com a Saúde- Processos Pedagógicos- Planos de Ação Educativa- Micro-Aula aplicada no programa educativo
Saberes Cognitivos:Marcos conceituais: concepção da educação na saúde/enfermagem; processos pedagógicos e sua aplicabilidade na enfermagem; planos pedagógicos (fases, etapas, organização, execução e avaliação); ação/intervenção educativa; programa educativo consolidado enquanto função educativa do enfermeiro nas suas várias áreas de atuação.Saberes Procedimentais:-Identificação/levantamento de problemas e necessidades no âmbito das redes de atenção à saúde;Planejamento, elaboração, execução e avaliação de planos educativos nos processo pedagógicos nas diversas áreas de atuação do(a) enfermeiro(a);Articulação dos referenciais teórico-práticos sobre a função educativa do enfermeiro nas redes de atenção à saúde.Saberes Atitudinais:Reflexões sobre a construção da identidade educativa do enfermeiro, tendo em vista os pressupostos de atuação de profissionais para a área da saúde.Método de Ensino:Aulas expositivas dialogadas, leituras e discussão com apoio de recursos tais como filmes e/ou documentários. Produção de trabalhos individuais e em grupos
FREIRE, P.R. educação como Prática de liberdade. Editora Paz e Terra, SP, 1996FREIRE, P.R. Conscientização “Teoria e Prática da Liberdade”. Editora Moraes, SP, 1997FREIRE, P.R. Alfabetização: Leitura do Mundo, Leitura da Palavra, com Donaldo Macedo. Editora Paz e Terra, SP, 1997.GERLACH, V.S. e ELY, D.B. Teaching and Media, a systematic approach. New Jersey, Prentice-Hall, 1991.HERST, P.H. e R. Peters - A lógica da Educação, 180 pp., 1972.KNELLER, G.F. Introdução à Filosofia da Educação, 4ª edição, 2000,170 pp.KOURGANOFF, V. La face cacheé de l'universitè - Paris, P.U.F., 1992.LEON, A. Psychpédagogie des adultes. Paris, P.U.F., 1991.LEPARGNEUR, H. Liberdade e diálogo em educação. São Paulo, Ed. Vozes, 1971.