Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0313 - Processos Pedagógicos em Enfermagem
Pedagogical processes in Nursing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Trabalhar com os alunos de graduação, o processo em saúde preparando-os para o desenvolvimento da função educativa do enfermeiro, tendo em vista, a importância desse processo na sua formação, seja no ensino, na pesquisa e na extensão, nos três níveis de atenção, voltado a todas às fases do ciclo vital.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2505643 - Carla Aparecida Arena Ventura
2967191 - Luciana Barizon Luchesi
 
Programa Resumido
- Educação no processo didático-pedagógico da formação do enfermeiro, dentro da concepção crítico-social
- Articulação da Educação com a Saúde
- Processos Pedagógicos
- Planos de Ação Educativa
- Micro-Aula aplicada no programa educativo
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Marcos conceituais: concepção da educação na saúde/enfermagem; processos pedagógicos e sua aplicabilidade na enfermagem; planos pedagógicos (fases, etapas, organização, execução e avaliação); ação/intervenção educativa; programa educativo consolidado enquanto função educativa do enfermeiro nas suas várias áreas de atuação.

Saberes Procedimentais:
-Identificação/levantamento de problemas e necessidades no âmbito das redes de atenção à saúde;
Planejamento, elaboração, execução e avaliação de planos educativos nos processo pedagógicos nas diversas áreas de atuação do(a) enfermeiro(a);
Articulação dos referenciais teórico-práticos sobre a função educativa do enfermeiro nas redes de atenção à saúde.

Saberes Atitudinais:
Reflexões sobre a construção da identidade educativa do enfermeiro, tendo em vista os pressupostos de atuação de profissionais para a área da saúde.

Método de Ensino:
Aulas expositivas dialogadas, leituras e discussão com apoio de recursos tais como filmes e/ou documentários. Produção de trabalhos individuais e em grupos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição oral: aulas dialogadas, micro-aulas;
Dinâmica de grupo: trabalhos e pesquisas em grupo, oficinas pedagógicas, dramatização, vivências.
Recursos Didáticos
Critério
- Avaliação individual e em grupo, provas e exercícios.
- Avaliação contínua: ao longo da disciplina.
- Avaliação diagnóstica (para caracterização e perfil da classe).
- Avaliação formativa (para consolidação de todo o processo de ensino-aprendizagem).
- Avaliação somativa (no final do curso)
Norma de Recuperação
O aluno estará de recuperação caso não consiga obter nota mínima 5, através de trabalho escrito, orientado pelo docente.
 
Bibliografia
     
FREIRE, P.R. educação como Prática de liberdade. Editora Paz e Terra, SP, 1996

FREIRE, P.R. Conscientização “Teoria e Prática da Liberdade”. Editora Moraes, SP, 1997

FREIRE, P.R. Alfabetização: Leitura do Mundo, Leitura da Palavra, com Donaldo Macedo. Editora Paz e Terra, SP, 1997.

GERLACH, V.S. e ELY, D.B. Teaching and Media, a systematic approach. New Jersey, Prentice-Hall, 1991.

HERST, P.H. e R. Peters - A lógica da Educação, 180 pp., 1972.

KNELLER, G.F. Introdução à Filosofia da Educação, 4ª edição, 2000,170 pp.

KOURGANOFF, V. La face cacheé de l'universitè - Paris, P.U.F., 1992.

LEON, A. Psychpédagogie des adultes. Paris, P.U.F., 1991.

LEPARGNEUR, H. Liberdade e diálogo em educação. São Paulo, Ed. Vozes, 1971.
 

Clique para consultar os requisitos para ERP0313

Clique para consultar o oferecimento para ERP0313

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP