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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0317 - Farmacologia
Pharmacology

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6923532 - Riccardo Lacchini
 
Programa Resumido
- Importância da Farmacologia para Enfermagem
- Farmacocinética I (Vias de administração e absorção de fármacos)
- Farmacocinética II (Distribuição, biotransformação e excreção de fármacos)
- Farmacodinâmica
- Fármacos que interferem na neurotransmissão simpática
- Fármacos que interferem na neurotransmissão parassimpática
- Antidepressivos 
- Ansiolíticos 
- Antipsicóticos
- Lítio
- Anticonvulsivantes 
- Anestésicos locais
- Analgésicos opióides 
- Fármacos usados no tratamento da úlcera péptica
- Broncodilatadores
- Antilipedêmicos
- Anticoagulantes
- Antiinflamatórios não esteroidais (AINES)
- Antiinflamatórios esteroidais 
- Diuréticos
- Cardiotônicos 
- Vasodilatadores 
- Antihipertensivos
- Insulinoterapia e Hipoglicemiantes orais
- Antineoplásicos
- Antibióticos
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
- Princípios gerais de Farmacocinética e Farmacodinâmica.
Princípio do mecanismo de ação de diferentes classes de fármacos: broncodilatadores, anticoagulantes, antiinflamatórios, antihipertensivos, diuréticos, vasodilatadores, antilipidêmicos, antiulcerogênicos, antineoplásicos, antibióticos, antidepressivos, antipsicóticos, estabilizadores do humor, ansiolíticos, anestésicos, cardiotônicos, analgésicos opióides. 
- Princípio das principais interações medicamentosas e efeitos colaterais associados às diferentes classes de fármacos discutidas.

Saberes Procedimentais:
O aluno deverá ser capaz de avaliar de forma crítica os casos clínicos articulando os conhecimentos cognitivos dos fármacos com as condições clínicas do paciente. Para isso, deve identificar a classe do fármaco, identificar as possíveis interações farmacológicas associadas ao uso de um fármaco e identificar os possíveis efeitos colaterais associados ao uso de um fármaco. Deve também identificar aspectos clínicos que predispõe pacientes ao risco. Deve saber consultar livros-texto para consulta de dados relevantes para o paciente.

Saberes Atitudinais:
O aluno deverá ser capaz de identificar situações de risco, agindo de forma proativa para proteger o paciente de efeitos colaterais tóxicos, interações medicamentosas e erros de prescrição/dispensação de medicamentos. O aluno deve entender que precisa interagir com a equipe multidisciplinar discutindo os casos com os outros profissionais sem se omitir das responsabilidades de decisões sobre o paciente. Deve entender que precisa agir de forma ética e profissional respeitando os demais profissionais e colocando o paciente e o conhecimento técnico acima de relações interpessoais.

Método de Ensino:
Aulas expositivas dialogadas, discussão de casos clínicos e grupos de discussão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As avaliações teóricas serão realizadas ao final de cada bloco teórico (total de quatro blocos; quatro provas). Outras quatro atividades (a definir entre trabalhos individuais ou em grupo com consulta, quizz na plataforma moodle ou outra atividade) também serão aplicadas para cada bloco.
Critério
Em cada bloco será calculada a média ponderada das notas obtidas na avaliação teórica (valendo 80% da nota) e na atividade (valendo 20% da nota). Este número comporá a "Nota do Bloco Teórico" de cada um dos quatro blocos teóricos. Ao final da disciplina será calculada a "Nota Final da Disciplina", composta pela média aritmética das quatro "Notas do bloco teórico". Para a aprovação do aluno serão considerados dois requisitos: frequência maior ou igual a 70% nas atividades programadas e a "Nota Final da Disciplina" com valor maior ou igual a 5,0 (cinco). O aluno que obtiver "Nota Final da Disciplina" menor do que 3,0 (três) e/ou que tiver frequência abaixo de 70% estará reprovado sem direito a recuperação.
Norma de Recuperação
O aluno que tiver obtido uma "Nota Final da Disciplina" menor que 5,0 (cinco) e maior ou igual a 3,0 (três) e frequência maior ou igual a 70% poderá fazer uma prova teórica substitutiva para cada bloco teórico em que sua respectiva "Nota do Bloco Teórico" estiver abaixo de 5,0 (cinco). A nota da prova de recuperação de cada bloco teórico substituirá a "Nota do Bloco Teórico" em questão, que estiver sendo recuperado. Após será recalculada a "Nota Final da Disciplina", sendo esta a média aritmética das quatro "Notas Finais dos Blocos". Esse cálculo utilizará a(s) "Nota Final do Bloco" que tiver(em) sido recuperada(s) e a(s) "Nota Final do Bloco" referente(s) ao(s) bloco(s) que não precisou(aram) de recuperação. O aluno em recuperação que tiver a nova "Nota Final da Disciplina" maior ou igual a 5,0 (cinco) será aprovado. As recuperações dos quatro blocos serão realizadas em uma única data (a definir) após a avaliação do último bloco teórico.
 
Bibliografia
     
GOLAN, DE, et al. Princípios de Farmacologia: A base Fisiopatológica da terapêutica, 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 

BRUNTON, LL, et al. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2019. 

HILAL-DANDAN, R, BRUNTON LL. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. 

KATZUNG, BG, TREVOR, AJ. da. Farmacologia: básica e clínica. 13. ed, Porto Alegre: AMGH, 2017. 

RITTER, JM, et al. Rang & Dale Farmacologia. 9. ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 

FUCHS, FD, WANNMACHER, L. Farmacologia Clínica e Terapêutica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 

GOMES, R, TORRES, ILS. Farmacologia Clínica. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2017. 

TOY, EC, et al. Casos Clínicos em Farmacologia. 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. 

Leituras complementares: 

FRANDSEN, GF, Pennington, SS. Abram’s Clinical Drug Therapy – Rationales for Nursing Care.11. Ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health, 2018. 

HALL, JE. Guyton & Hall Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 

BURCHUM, JR, ROSENTHAL, LD. Lehne’s Pharmacology for nursing care. 10. ed. St. Louis: Elsevier, 2019. 

NELSON, DL, COX, MM. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 7. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
 

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