Geral - Desenvolver atividades relacionadas ao controle e à garantia da qualidade de alimentos; Específico - Despertar nos alunos a análise e a compreensão da gestão da qualidade total em serviços e produtos alimentícios. Capacitá-los a atuarem preventivamente para aumentar a segurança do consumidor e a garantia do produtor de alimentos.
Fundamentação e uso da gestão pela qualidade total de alimentos.
Teórico: 1. Gestão pela Qualidade Total; 2. Programa 5S; 3. Ferramentas da Qualidade; 4. Boas Práticas de Fabricação; 5. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle; 6. Norma ISO 9001; 7. Norma ISO 14001; 8. Norma ISO 22000; 9. Métodologia de Solução de Problemas.
CALEGARE, A. J. A. Como avaliar a implantação da qualidade total em organizações. Inter-Qual. 1999KUME, H. - Métodos estatísticos para a melhoria da qualidade. Ed. Gente, 1993. MORTIMORE, S.; WALLACE, C. - HACCP. A practical approach Londres. 1994. SILVA, J.M. - 5S - O ambiente da qualidade. QFCO, 1994.TOTHILL, I.E. Rapid and on-line instrumentation for food quality assurance. CRC, 2003 e-book.LEES, M. Food authenticity and traceability. CRC, 2003, e-book.NOLLET, L.M.L.; TOLDRÁ, F.; HUI, Y.H. Advances in food diagnostics. Blackwell, 368p. 2007.