Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Alimentos e Nutrição Experimental
 
Disciplina: FBA0436 - Nutrigenômica
Nutrigenomics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a habilidade de compreender conceitos de nutrigênomica e discutir as interações gene-nutriente, no estado de saúde e doença, a modulação da expressão gênica por nutrientes e compostos bioativos, e a influencia de variantes genéticas na resposta à dieta.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1832188 - Thomas Prates Ong
 
Programa Resumido
Interação gene-nutriente. Modulação da expressão gênica por nutrientes e compostos bioativos dos alimentos. Influencia de variantes genéticas na resposta à dieta. Dietas personalizadas para a promoção da saúde.
 
 
 
Programa
Conteúdo Teórico 1. Revolução genômica na nutrição: nutrigenômica e dietas personalizadas. 2. Modulação da expressão gênica por nutrientes e compostos bioativos dos alimentos. 3. Impacto de polimorfismos gênicos na biodisponibilidade de nutrientes, necessidades nutricionais e resposta à dieta. 4. Aspectos nutrigenômicos e nutrigenéticos da digestão, absorção e metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos. 5. Aspectos nutrigenômicos e nutrigenéticos da absorção e metabolismo de vitaminas e minerais. 6. Aspectos nutrigenômicos e nutrigenéticos da relação entre nutrição e doenças crônicas não-transmissíveis como aterosclerose, diabetes, obesidade e câncer 7. Nutrição personalizada.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino: Aulas expositivas curtas, estudos de textos, resolução de exercícios, discussão em grupo, desenvolvimento de projeto e seminário. 2) Método de Avaliação: Resolução de exercícios (peso 3), relatório do projeto (peso 4,5) e apresentação de seminário sobre o projeto (peso 2,5). A nota final será a média geométrica das notas das avaliações.
Critério
Nota média final superior ou igual a 5,0 e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Prova escrita de todo o conteúdo programático para alunos com média final entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima 70%.
 
Bibliografia
     
BÁSICA: COMINETTI C et al. Genomica Nutricional. Dos fundamentos a nutrição molecular. Barueri: Manole, 2016, 552p. CUPPARI L. Nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis. Barueri: Manole, 2009, 534p. SILVA SMCS, MURA JDP. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. 3ª ed. São Paulo: Editora Paya, 2016, 1338p. COMPLEMENTAR: COZZOLINO SMF. Biodisponibilidade de nutrientes. 5ª ed. Barueri: Manole. 2016, 1478p. DAL BOSCO SM, GENRO JP. Nutrigenética e Implicações na Saúde Humana. Atheneu. 2014, 264p.
 

Clique para consultar os requisitos para FBA0436

Clique para consultar o oferecimento para FBA0436

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP