Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Alimentos e Nutrição Experimental
 
Disciplina: FBA0437 - Diversidade Microbiana em Alimentos
Microbial Biodiversity in Foods

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Auxiliar o aluno no entendimento dos fatores que controlam o desenvolvimento microbiano em alimentos e os diferentes princípios de conservação dos alimentos e discutir com ele a diversidade microbiana existente nos diferentes grupos de alimentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
70274 - Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
84039 - Mariza Landgraf
9154436 - Uelinton Manoel Pinto
 
Programa Resumido
Serão apresentados os principais fatores que controlam o desenvolvimento microbiano em alimentos, os métodos de conservação dos alimentos e a biodiversidade microbiana presente nos diferentes grupos de alimentos.
 
 
 
Programa
Ecologia microbiana dos alimentos: fatores intrínsecos, extrínsecos e implícitos Grupo s de micro-organismos importantes em alimentos Diversidade microbiana de água Diversidade microbiana de carnes e derivados Diversidade microbiana de leite e derivados Diversidade microbiana de pescados Diversidade microbiana de frutas e hortaliças Diversidade microbiana de alimentos envasados Diversidade microbiana de alimentos envasados e de outros grupos de alimentos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino: As aulas serão expositivas, exercícios individuais e em grupo, e discussões dirigidas. 2) Método de Avaliação: provas; discussão de exercícios e discussão de casos.
Critério
Os critérios de avaliação levarão em consideração: O uso apropriado dos conceitos teóricos e práticos; A capacidade de avaliação, análise, síntese e tomada de decisões fundamentadas em evidências científicas, técnicas e legais; A organização lógica das idéias; A capacidade de trabalho em equipe; A postura crítica, humanista, ética e respeitosa; A contribuição nos debates. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0, e 70% de frequência.
Norma de Recuperação
Poderão realizar recuperação alunos com frequência mínima de 70% e média final acima de 3,0 (três) e menor que 5,0.
 
Bibliografia
     
BÁSICA: ADAMS, M.R. e MOSS, M.O. Food Microbiology; RSCPublishing; 3rd ed; 2008 DOYLE, M.P.; BUCHANAN, R.L. Food Microbiology: fundamentals and frontiers 4th ed. ASM Washington, DC. 2013 DOWNES, F.P. e ITO, K. Compendium of Methods of Microbiological Examination of Foods. American Public Health Association, 4th ed., 2001 FRANCO, B.D.G.M. e LANDGRAF, M. Microbiologia de Alimentos, Ed. Atheneu, 2008 JAY, J.M., LOESSNER, M.J e GOLDESN, D.A. Modern Food Microbiology, 7th ed., 2005 MONTVILLE, T.J. e MATTHEWS, K.R. Food Microbiology an introduction. ASM Press, 2008 TRABULSI, L.R. e ALTERTHUM, F. Microbiologia. Ed. Atheneu, 5ª ed, 2008 COMPLEMENTAR: Trabalhos publicados em periódicos como International Journal of Food Microbiology, Food Microbiology, Food Control, Journal of Food PRotection.
 

Clique para consultar os requisitos para FBA0437

Clique para consultar o oferecimento para FBA0437

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP