Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Alimentos e Nutrição Experimental
 
Disciplina: FBA0524 - Assuntos Regulatórios na Gestão da Qualidade de Alimentos
Regulatory Affairs and Food Quality Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a habilidade de compreender os assuntos regulatórios em alimentos e aplicar as ferramentas de gestão da qualidade na produção de alimentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2918122 - Ligia Bicudo de Almeida Muradian
9154436 - Uelinton Manoel Pinto
 
Programa Resumido
Legislação e normas brasileiras e internacionais de alimentos. Sistemas de gestão da qualidade de alimentos.
 
 
 
Programa
1. Legislação na área de alimentos. 2. Competências dos Ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 3. Registro de alimentos de origem animal e vegetal. 4. Sistemas de gestão da qualidade de alimentos: Programa 5S. 5. Ferramentas da qualidade. 6. Boas Práticas de Fabricação. 7. Procedimentos Operacionais Padronizados. 8. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. 9. Norma NBR ISO 22000.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino: Aulas expositivas dialogadas, discussões dirigidas, exercícios e seminários. 2) Método de Avaliação: Provas escritas (70%), exercícios (15%), trabalhos (7,5%) e seminários (7,5%).
Critério
Os critérios de avaliação levarão em consideração: O uso apropriado dos conceitos teóricos e práticos; A capacidade de avaliação, análise, síntese e tomada de decisões fundamentadas em evidências científicas, técnicas e legais; A organização lógica das idéias; A capacidade de trabalho em equipe; A postura crítica, humanista, ética e respeitosa; A contribuição nos debates. Nota média final superior ou igual a 5,0 e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Prova escrita sobre todo o conteúdo para alunos com nota média de 3,0 a 4,9 e frequência mínima de 70%.
 
Bibliografia
     
BÁSICA: ALMEIDA-MURADIAN LB, PENTEADO MDVC. Vigilância sanitária: tópicos sobre legislação e análise de alimentos. 2º Ed. Editora Guanabara, 2015. GERMANO PML, GERMANO MIS. Higiene e vigilância sanitária de alimentos: qualidade das matérias-primas, doenças transmitidas por alimentos, treinamento de recursos humanos. 4.ed. Barueri: Manole; 2011. JUCENE C. Manual de BPF, POP e registros em estabelecimentos alimentícios: guia técnico para elaboração. Editora Rubio, Rio de Janeiro, 2011,189 p. COMPLEMENTAR: BERTOLINO MT. Gerenciamento da qualidade na indústria alimentícia: ênfase na segurança dos alimentos. Artmed, Porto Alegre, 2010. 320 p. INPPAZ-OPAS. HACCP: Instrumento essencial para a inocuidade de alimentos. Buenos Aires: OPAS/INPPAZ; 2001. LOPES EA. Guia para elaboração dos procedimentos operacionais padronizados: exigidos pela RDC n. 275 da ANVISA. São Paulo: Varela; 2004. MONTEIRO V. Higiene, segurança, conservação e congelação de alimentos. 4ª ed. Editora Lidel.2010, 232p.
 

Clique para consultar os requisitos para FBA0524

Clique para consultar o oferecimento para FBA0524

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP