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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Análises Clínicas e Toxicológicas
 
Disciplina: FBC0513 - Bioquímica Clínica
Clinical Biochemistry

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 6 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Compreender conceitos de Bioquímica Clinica. Desenvolver habilidades de gerenciamento, executar e interpretar resultados de testes bioquímicos, controle de qualidade e capacitar o aluno a resolver problemas relacionados com o diagnóstico laboratorial e acompanhamento de doenças humanas.   Aplicar na prática na campanha de diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia que tem atendimento ao público de cerca de 1.200 pacientes. Confecçao de planfletos para divulgação sobre a importância do diagnostico destas doenças, que serão distribuídos ao publico em geral, como em estação do Metro, parques e shopping centers.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
55700 - Ana Campa
5671183 - Eloísa Aparecida Vilas Bôas
72297 - Mario Hiroyuki Hirata
9409415 - Patrícia Reckziegel
 
Programa Resumido
Conceitos de Bioquímica Clínica e gerenciamento e controle de qualidade. Avaliação laboratorial de doenças endócrinas, renais, metabólicas, hepáticas, e cardiovasculares. Uso de algoritmos no diagnóstico diferencial. Determinações de perfil bioquímicos nas diversas doenças endócrinas, do equilíbrio ácido-base, renais, ósseas, hepáticas e cardiovasculares. Confecçao de panfletos e manuais para diabético, hipertensos e hipercolesterolmicos, e prevenção da aterosclerose e doenças cardiovasculares
 
 
 
Programa
Conteúdo Teórico
1. Introdução à Bioquímica Clinica, controle e gerenciamento de qualidade
2. Biomarcadores de alterações hidroeletrolíticas e ácido-base
3. Biomarcadores de disfunção renal 
4. Biomarcadores de endocrinopatias
5. Biomarcadores de distúrbios ósseos
6. Biomarcadores de hepatopatias
7. Biomarcadores de doenças metabólicas (obesidade, diabete, dislipidemia)
8. Biomarcadores de doença cardiovascular (Sindrome coronariana)

Conteúdo Prático 
1.	Conceitos de Gestão de qualidade e Controle de qualidade laboratorial. 
2.	Gasometria e analise de eletrólitos
3.	Testes de função renal e urinálise
4.	Testes rápidos em endocrinologia 
5.	Colheita e obtenção de amostras biológicas 
6.	Determinação de bilirrubina e perfil atividade de enzimas hepáticas e do sistema biliar
7.	Determinação de glicemia e hemoglobina glicada
8.	Determinação bioquímica do perfil lipídico
9.	Determinação da atividade enzimáticas de biomarcadores de lesão coronariana
10.	Práticas laboratoriais e interpretação de resultados. Uso de algoritmos para o diagnostico diferencial
11.	Confeçao e entrega ao publico de panfletos e manuais de cuidados aos diabéticos, hipertensos, e hipercolesterolemicos
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino: Aulas expositivas curtas, dinâmica de grupo, estudos de casos, seminários e aulas práticas no laboratório. 2) Método de Avaliação: Avaliações objetivas em todas aulas, relatórios de práticas, resolução de exercícios, apresentações de estudos de casos e seminários.
Critério
Nota média final superior ou igual a 5,0 em cada prova e frequência mínima de 75%.
Norma de Recuperação
Prova escrita de todo o conteúdo para alunos com média final entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70%.
 
Bibliografia
     
BÁSICA:
BISHOP ML et al. Clinical Chemistry: Principles, Techniques and Correlations, 9a ed, 2023. JONES & BARTLETT LEARNING, SUDBURY
Richard A. McPherson MD MSc, Matthew Pincus MBBS FRACP, e outros. Henry. Diagnóstico clínico y técnicas de laboratório, 24.ª Edición, Edição Espanhol ,nov 2022.
Nader Rifai: Tietz-Textbook of Laboratory Medicine, 7th Edition, Saunders Companhy, fev 2022
BURTIS CA, BRUNS DE. Tietz Fundamentals of Clinical Chemistry and Molecular Diagnosis. 7a ed. Philadelphia: W.B. Saunders Company, 2014.

COMPLEMENTAR:. 
Clinical Chemistry Journal, Oxford,
Chimica Clinica Acta Journal, Elsevier
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidade em Geral principalmente os com fatores de risco para doença metabólicas e cardiovasculares. Será entregue manual básico de cuidados ao diabético, hipertensos e com fatores de risco cardiovasculares
Objetivos da atividade
Treinamento de alunos para teste rápido de glicemia, colesterol, e aferição de pressão arterial , contato com o público em geral, especificamente com necessidade de assistência farmacêutica nas doenças cardiovasculares, diabetes e hipetensão. Treinamento de gerenciamento de campanhas em pandemias e trabalhos em grandes populações. Interação com colegas da Graduação em atividade prática. Desenvolver a criatividade e procedimento humanizado no atendimento a comunidade em geral, e cuidados farmacêuticos. Triagem de diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia na população em geral para orientação é a meta principal. Construçao de manuais e panfletos de orientação de cuidado ao diabético, hipertensos, e hipercolesterolemicos
Descrição da atividade
Treinamento para adquirir experiencia em testes rápidos de glicemia, colesterol Treinamento para aferição da pressão arterial, em sistema automatizado e manual Treinamento para medida de cintura e quadril com calculo de IMC. Treinamento através de aulas teórico-prático sobre diabetes, hipercolesterolemia, hipertensão, sedentarismo e obesidade Realização do teste rápido de glicemia e colesterol na população em geral, assim como aferição da pressão arterial, medida de cintura e quadril, em duas situações, na farmácia universitária, e construção e distribuição de panfletos a população em geral com manual de instrução básica de cuidados ao diabético, hipertensos e hipercolesterolemicos
Indicadores de avaliação da atividade
Avaliação em duas etapas: 1. Através de questionário de satisfação dos usuários (pacientes atendidos) 2. Avaliação dos alunos que participam do treinamento Seleção para o trabalho nas várias atividades da campanha Recepcionista, orientador pós testes, executor do teste de glicemia capilar, executor do teste de colesterol capilar, medida de cintura e quadril que são atividades na campanha, através do ensino dinâmico e teste on line (socrative), e avaliação por escrito da atividade por formulário especifico.

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