1- Oferecer a estudantes de cursos da área da saúde a oportunidade de experiência vivencial do cotidiano da Unidade Básica de Saúde para a compreensão do funcionamento do Sistema Único de Saúde, através da imersão na dinâmica dos serviços para o desenvolvimento de atividades de promoção à saúde em grupos multiprofissionais com estrutura tutorial. 2- Ampliar a percepção do estudante vocacionado para o trabalho na área de saúde a respeito das potencialidades, responsabilidades e demandas específicas da própria formação profissional para o exercício da interprofissionalidade.
Atenção Básica e redes de atenção à Saúde. Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF); Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD). Estrutura e equipamentos do Sistema Único de Saúde. Territorialização, reconhecimento da área adstrita. Análise Institucional, organização geral dos serviços e interprofissionalidade. Informação em saúde. Cadastro de famílias. Humanização, Acolhimento, Acesso. Apoio Matricial. Acompanhamento de visitas e consultas domiciliares. Coordenação de cuidados. Grupos terapêuticos e educacionais e atividades afins.
1. Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes. 2. Atenção Básica à Saúde. Atenção secundária e terciária. Regulação e gestão dos serviços de Saúde. Redes de atenção. 3. Reconhecimento da estrutura do serviço na Unidade Básica de Saúde (UBS). 4. Estratégia de Saúde da Família. O agente comunitário de saúde. Trabalho em equipe. 5. Responsabilidades e gestão da informação em saúde. Referência e contrarreferência. 6. Reconhecimento de área adstrita. Territorialização. Acolhimento. 7. Programas de acompanhamento oficial do funcionamento da UBS. 8. Desenvolvimento de ações e intervenções no território e responsabilidade profissional. 9. Acompanhamento de visitas domiciliares. 10. Acompanhamento de serviços de vacinação, dispensação de medicamentos e atividades de orientação ao paciente no espaço da UBS. 11. Acompanhamento de grupos terapêuticos e educacionais, campanhas e atividades afins na Unidade e na comunidade. 12. Participação nas reuniões de equipe e técnicas. 13. Protocolos assistenciais da atenção básica. 14. SUS educador: interprofissionalidade e preceptoria.
BÁSICA: Cordeiro BC, Leite, SN (org.). O Farmacêutico na Atenção a Saúde. Ed. Univale, Itajaí, 2008. Morosini, MVGC. Modelos de atenção e a saúde da família / Organizado por Morosini MVGC e Corbo AD. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. Matta GC. Políticas de saúde: organização e operacionalização do sistema único de saúde. / Organizado por Matta GC e Pontes ALM. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2007. Fonseca AF (Org.). O território e o processo saúde-doença. / Organizado por Fonseca AF e Corbo AMA. – Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. COMPLEMENTAR: Starfield, B. Atenção Primária: Equilíbrio entre Necessidades de Saúde, Serviços e Tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. 726p Gomes CBS, Gutiérrez AC, Soranz D. Política Nacional de Atenção Básica de 2017: análise da composição das equipes e cobertura nacional da Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, 25(4):1327-1337, 2020. Conselho Federal de Farmácia. Serviços Farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço contextual. Brasília, Conselho Federal de Farmácia, 2016.