Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Análises Clínicas e Toxicológicas
 
Disciplina: FBC0534 - Prática Multiprofissional em Atenção Básica à Saúde
Primary Health Care Practices

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
1- Oferecer a estudantes de cursos da área da saúde a oportunidade de experiência vivencial do cotidiano da Unidade Básica de Saúde para a compreensão do funcionamento do Sistema Único de Saúde, através da imersão na dinâmica dos serviços para o desenvolvimento de atividades de promoção à saúde em grupos multiprofissionais com estrutura tutorial.
2- Ampliar a percepção do estudante vocacionado para o trabalho na área de saúde a respeito das potencialidades, responsabilidades e demandas específicas da própria formação profissional para o exercício da interdisciplinaridade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85711 - Ligia Ferreira Gomes
 
Programa Resumido
Atenção Básica e redes de atenção à Saúde. Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Estrutura e equipamentos do Sistema Único de Saúde. Territorialização, reconhecimento da área adstrita. Análise Institucional, organização geral dos serviços e multiprofissionalidade. Informação em saúde. Cadastro de famílias. Humanização, Acolhimento, Acesso. Apoio Matricial. Acompanhamento de visitas e consultas domiciliares. Grupos terapêuticos e educacionais e atividades afins.
 
 
 
Programa
1.Atenção Básica à Saúde.
2. Atenção primária, secundária e terciária. Regulação e gestão dos serviços de Saúde. Redes de atenção.
3. Reconhecimento da estrutura do serviço na Unidade Básica de Saúde (UBS).
4. Estratégia de Saúde da Família. O agente comunitário de saúde.
5. Responsabilidades e gestão da informação em saúde. Referência e contra-referência.
6. Reconhecimento de área adstrita. Territorialização. Acolhimento.
7. Programas de acompanhamento e melhoria de qualidade e do acesso aos serviços (PMAQ). 
8. Desenvolvimento de ações e intervenções no território e responsabilidade profissional.
9. Acompanhamento de visitas domiciliares.
10. Acompanhamento de serviços de vacinação, dispensação de medicamentos e atividades de orientação ao paciente no espaço da UBS.
11. Acompanhamento de grupos terapêuticos e educacionais, campanhas e atividades afins na Unidade e na comunidade.
12. Participação nas reuniões de equipe e técnicas.
13. Conhecer os protocolos assistenciais da atenção básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino: As atividades serão realizadas em parceria com a equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde (UBS). 1-) Visita monitorada inicial para o reconhecimento do espaço físico da UBS; 2-) Participação nas atividades cotidianas do serviço, no formato de Grupo Tutorial (preceptores do serviço, 1 preceptor: 2 estudantes); 3-) Participação em reuniões técnicas e reconhecimento de atividades de gestão e regulação dos serviços; 4-) Desenvolvimento de atividades monitoradas que contribuam com os serviços e estejam em concordância com as prioridades nomeadas nos programas de acompanhamento oficial do funcionamento da UBS; 5-) Registro das atividades em diário de campo individual; 6-) Apresentação de produção, em seminários acadêmicos ou congressos, e de relatório final das atividades; 7-) Encontros periódicos (presenciais ou em ambiente virtual) para discussão crítica sobre o andamento das atividades de campo e apresentações sobre os trabalhos de campo. 2) Método de Avaliação: Frequência às atividades na UBS e às reuniões da Disciplina (presenciais ou em ambiente virtual). Registro das atividades em diário de campo individual, evidenciando a inserção em atividades multiprofissionais e a experiência da prática interprofissional colaborativa. Seminários ou apresentação em congressos sobre os trabalhos desenvolvidos durante a realização da disciplina.
Critério
Nota média final superior ou igual a 5,0 e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Prova escrita ou oral e/ou trabalho para alunos com média final entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima 70%.
 
Bibliografia
     
BÁSICA:
Cordeiro BC, Leite, SN (org.). O Farmacêutico na Atenção a Saúde. Ed. Univale, Itajaí, 2008.

Morosini, MVGC. Modelos de atenção e a saúde da família / Organizado por Morosini MVGC e Corbo AD. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007.
 
Matta GC. Políticas de saúde: organização e operacionalização do sistema único de saúde. / Organizado por Matta GC e Pontes ALM. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2007.

Fonseca AF (Org.). O território e o processo saúde-doença. / Organizado por Fonseca AF e Corbo AMA. – Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007.

COMPLEMENTAR:

Starfield, B. Atenção Primária: Equilíbrio entre Necessidades de Saúde, Serviços e Tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. 726p 

Gomes CBS, Gutiérrez AC, Soranz D. Política Nacional de Atenção Básica de 2017: análise da composição das equipes e cobertura nacional da Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, 25(4):1327-1337, 2020.

Conselho Federal de Farmácia. Serviços Farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço contextual. Brasília, Conselho Federal de Farmácia, 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para FBC0534

Clique para consultar o oferecimento para FBC0534

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP