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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Análises Clínicas e Toxicológicas
 
Disciplina: FBC0534 - Prática Multiprofissional em Atenção Básica à Saúde
Primary Health Care Practices

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
1- Oferecer a estudantes de cursos da área da saúde a oportunidade de experiência vivencial do cotidiano da Unidade Básica de Saúde para a compreensão do funcionamento do Sistema Único de Saúde, através da imersão na dinâmica dos serviços para o desenvolvimento de atividades de promoção à saúde em grupos multiprofissionais com estrutura tutorial.
2- Ampliar a percepção do estudante vocacionado para o trabalho na área de saúde a respeito das potencialidades, responsabilidades e demandas específicas da própria formação profissional para o exercício da interprofissionalidade.
 
1- To offer students of health courses the opportunity to experience the everyday life of the Basic Health Unit to understand the functioning of the Unified Health System, by immersing themselves in the dynamics of services for the development of health promotion activities in multiprofessional groups with tutorial structure. 2- Expand the perception of students dedicated to work in the health area regarding the potential, responsibilities and specific demands of their own professional training for the exercise of interprofessionality.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85711 - Ligia Ferreira Gomes
 
Programa Resumido
Atenção Básica e redes de atenção à Saúde. Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF); Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD). Estrutura e equipamentos do Sistema Único de Saúde. Territorialização, reconhecimento da área adstrita. Análise Institucional, organização geral dos serviços e interprofissionalidade. Informação em saúde. Cadastro de famílias. Humanização, Acolhimento, Acesso. Apoio Matricial. Acompanhamento de visitas e consultas domiciliares. Coordenação de cuidados. Grupos terapêuticos e educacionais e atividades afins.
 
Primary Care and Health care networks. Extended Family Health Center (NASF); Multidisciplinary Home Care Team (EMAD). Structure and equipment of the Unified Health System. Territorialization, recognition of the assigned area. Institutional analysis, general organization of services and interprofessionality. Health information. Registration of families. Humanization, Reception, Access. Matrix Support. Monitoring visits and home consultations. Care coordination. Therapeutic and educational groups and related activities.
 
 
Programa
1. Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes.
2. Atenção Básica à Saúde. Atenção secundária e terciária. Regulação e gestão dos serviços de Saúde. Redes de atenção.
3. Reconhecimento da estrutura do serviço na Unidade Básica de Saúde (UBS).
4. Estratégia de Saúde da Família. O agente comunitário de saúde. Trabalho em equipe.
5. Responsabilidades e gestão da informação em saúde. Referência e contrarreferência.
6. Reconhecimento de área adstrita. Territorialização. Acolhimento.
7. Programas de acompanhamento oficial do funcionamento da UBS.
8. Desenvolvimento de ações e intervenções no território e responsabilidade profissional.
9. Acompanhamento de visitas domiciliares.
10. Acompanhamento de serviços de vacinação, dispensação de medicamentos e atividades de orientação ao paciente no espaço da UBS.
11. Acompanhamento de grupos terapêuticos e educacionais, campanhas e atividades afins na Unidade e na comunidade.
12. Participação nas reuniões de equipe e técnicas.
13. Protocolos assistenciais da atenção básica.
14. SUS educador: interprofissionalidade e preceptoria.
 
1. Unified Health System: principles and guidelines. 2. Primary Health Care. Secondary and tertiary care. Regulation and management of health services. Attention networks. 3. Recognition of the service structure in the Basic Health Unit (UBS). 4. Family Health Strategy. The community health worker. Team work. 5. Responsibilities and management of health information. Reference and counter-reference. 6. Recognition of restricted area. Territorialization. Reception. 7. Programs for the official monitoring of the functioning of the UBS. 8. Development of actions and interventions in the territory and professional responsibility. 9. Monitoring home visits. 10. Monitoring of vaccination services, medication dispensing and patient orientation activities in the UBS space. 11. Monitoring of therapeutic and educational groups, campaigns and related activities in the Unit and in the community. 12. Participation in team and technical meetings. 13. Primary care assistance protocols. 14. SUS educator: interprofessionality and preceptorship.
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino: As atividades serão realizadas em parceria com a equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde (UBS). 1-) Visita monitorada inicial para o reconhecimento do espaço físico da UBS; 2-) Participação nas atividades cotidianas do serviço, no formato de Grupo Tutorial (preceptores do serviço, 1 preceptor: 2 estudantes); 3-) Participação em reuniões técnicas e reconhecimento de atividades de gestão e regulação dos serviços; 4-) Desenvolvimento de atividades monitoradas que contribuam com os serviços e estejam em concordância com as prioridades nomeadas nos programas de acompanhamento oficial do funcionamento da UBS; 5-) Registro das atividades em diário de campo individual; 6-) Apresentação de produção, em seminários acadêmicos ou congressos, e de relatório final das atividades; 7-) Encontros periódicos (presenciais ou em ambiente virtual) para discussão crítica sobre o andamento das atividades de campo e apresentações sobre os trabalhos de campo. 2) Método de Avaliação: Frequência às atividades na UBS e às reuniões da Disciplina (presenciais ou em ambiente virtual). Registro das atividades em diário de campo individual, evidenciando a inserção em atividades multiprofissionais e a experiência da prática interprofissional colaborativa. Seminários ou apresentação em congressos sobre os trabalhos desenvolvidos durante a realização da disciplina.
Critério
Nota média final superior ou igual a 5,0 e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Prova escrita ou oral e/ou trabalho para alunos com média final entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima 70%.
 
Bibliografia
     
BÁSICA:
Cordeiro BC, Leite, SN (org.). O Farmacêutico na Atenção a Saúde. Ed. Univale, Itajaí, 2008.

Morosini, MVGC. Modelos de atenção e a saúde da família / Organizado por Morosini MVGC e Corbo AD. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007.
 
Matta GC. Políticas de saúde: organização e operacionalização do sistema único de saúde. / Organizado por Matta GC e Pontes ALM. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2007.

Fonseca AF (Org.). O território e o processo saúde-doença. / Organizado por Fonseca AF e Corbo AMA. – Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007.

COMPLEMENTAR:

Starfield, B. Atenção Primária: Equilíbrio entre Necessidades de Saúde, Serviços e Tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. 726p 

Gomes CBS, Gutiérrez AC, Soranz D. Política Nacional de Atenção Básica de 2017: análise da composição das equipes e cobertura nacional da Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, 25(4):1327-1337, 2020.

Conselho Federal de Farmácia. Serviços Farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço contextual. Brasília, Conselho Federal de Farmácia, 2016.
 

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