Discutir e analisar conceitos e princípios éticos e sua aplicação nas ações e no trabalho em saúde. Compreender e avaliar o componente ético na organização dos serviços de saúde. Analisar a ética nas pesquisas com seres humanos e nas intervenções na saúde da coletividade.
Apresentar e discutir de forma integrada os seguintes assuntos: Engenharia genética, células troco, transplantes, eugenia, Eutanasia, aborto, autonomia do paciente, vida a qualquer preço, ética profissional, em pesquisa e social, conviver com o diferente, preconceito e liberdade de escolha.
1 Conceitos Gerais:- Conceituação ampla de Ética, Moral e Saúde- Os estágios de desenvolvimento dos valores humanos, segundo Graves, Beck e Cowan- Direito humano- Responsabilidade social- Valores: respeito, honestidade, - humildade, cooperação, responsabilidade, simplicidade, solidariedade, pontualidade, amizade, etc - Conviver com o diferente: respeito à etnia, ao gênero, ao deficiente- O jovem e as drogas- Religião e espiritualidade- Sacralizar e banalizar- Público e privado- Desperdício- Liberdade, igualdade, fraternidade2 Conteúdos específicos.- Ética nas pesquisas com seres humanos- Vida a qualquer preço ?- Aborto, eutanásia- As células-tronco- Transplantes- A autonomia do paciente- O direito à informação
FEARN, N. Aprendendo a filosofar. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 2004.FORTES,P.A.de C. Ética e Saúde. São Paulo : Editora Pedagógica e Universitária,1998.FORTES PAC. A Ética na busca da qualidade nos serviços de saúde. Saúde em debate 1996;49-50: 48-52. FORTES PAC. Reflexões sobre a Bioética e o consentimento esclarecido. Bioética 1995;2 (2): 129-35 .GAARDER, J. O mundo de Sofia . São Paulo : Companhia das Letras, 2000.GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995.PESSINI L. O desenvolvimento da Bioética na América Latina. Saúde em debate, 1995; 47:57-66. SCHRRAMM RF. A autonomia difícil. Bioética 1999.TILLMAN, D. Atividades com valores para jovens. São Paulo: Confluência, 2003.ZUBIOLI,A.. Ética Farmacêutica. São Paulo: SOBRAVIME-Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos, 2004.