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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Farmácia
 
Disciplina: FBF0350 - Administração de Empresas Farmacêuticas
Management of Pharmaceutical Business

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao acadêmico uma visão das empresas farmacêuticas (farmácia, farmácia hospitalar, indústria de medicamentos, de alimentos e de cosméticos, laboratório de análises clínicas ).
Apresentar noções dos segmentos administrativos dessas empresas: operacional, financeiro, mercadológico e de recursos humanos.
Mostrar a necessidade de complemento de curso de administração, para exercer função administrativa em estabelecimentos farmacêuticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
82490 - Paulo Roberto Miele
 
Programa Resumido
Discutir os principais pontos da Economia da saude, introduçao do conceito de farmacoeconomia. Regulação econômica do mercado farmacêutico exercido pelo Estado. Apresentar os aspectos relevantes da administração, empregada na área farmacêutica.
 
 
 
Programa
- Administração geral: tomada de decisão, motivação.
- Administração de vendas: marketing geral e marketing farmacêutico; formação de preço de venda.
- Administração de materiais: Controle de estoques, Avaliação de Estoques e Classificação ABC.
- Administração de recursos humanos: motivação, capital x trabalho.
- Contabilidade financeira: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de resultados do exercício e retorno sobre o investimento.
- Noções de economia: Mercado; Globalização; Privatização: diminuição da abrangência do estado.
- Gestão de Tecnologia da informação.
- Regulação econômica do mercado farmacêutico pelo Estado.
- Economia da saúde
- Noções de farmacoeconomia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino:
Aulas teóricas expositivas e napresentação de seminário.

2) Método de Avaliação:
Prova teórica
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota média superior ou igual a 5,0 e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Os alunos com frequência mínima de 70% e nota média de 3,0 a 4,9 poderão fazer uma prova escrita sobre o conteúdo, no inicio do semestre seguinte ao do oferecimento da disciplina.
 
Bibliografia
     
AYALA AQUINO, G.A . Gestão de estoques em empresas comerciais. Estudo de casos: Supermercados Farmácias e drogarias, varejo de artigos de engenharia,
desenho e pintura, São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1982, 210 páginas
(dissertação de mestrado).
ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais : uma introdução. São Paulo: Atlas 1999.
BANCO MUNDIAL: Brasil. A Organização, Prestação e Financiamento da Saúde
Pública no Brasil: Uma Agenda para os anos 90. Relatório n° 12655-BR,
Washington (EUA), 1995.
BATISTA JR., P. N. Mitos da Globalização. In: Estudos avançados, 32, São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, 1999.
CHIAVENATO, I. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal. São Paulo: Atlas 1996.
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos , Ed. Compacta, São Paulo: Atlas, 1996
COBRA, M. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas,1996
FARIAS NETO, P. S. Gestão Efetiva e privatização. Rio de Janeiro: Qualityark,1994.
GIL, A . de L. Administração de Recursos Humanos: Um enfoque Profissional.
São Paulo: Atlas, 1996 .
IUDÍCIBUS de S. (et al.) Contabilidade Introdutória. Equipe de Professores da FEA, USP, 9° ed., São Paulo: Atlas, 1998.
IUDÍCIBUS de S. (et al.) Contabilidade Introdutória: livro de exercícios. Equipe de
Professores da FEA, USP, 7° ed., São Paulo ,Atlas, 1986.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1996.
 

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