Desenvolver habilidades dos alunos para atuação profissional na área de controle físico-químico de qualidade de insumos, medicamentos e cosméticos nas indústrias farmacêuticas e nos laboratórios de pesquisas e desenvolvimento farmacêuticos. Introduzir o aluno no uso das técnicas espectroscópicas, separação e hifenadas avançadas com o intuito de dar os alunos os conhecimentos básicos que lhe permitirão uma melhor escolha e utilização da metodologia mais apropriada à solução dos problemas analíticos nas indústrias farmacêuticas e nos laboratórios de pesquisas e desenvolvimento farmacêuticos.
-Aulas teóricas: Conceitos de controle integral da qualidade; fundamentos e aplicações de métodos analíticos modernos aplicados ao controle físico-químico de qualidade de insumos, medicamentos e cosméticos; desenvolvimento e validação e metodologia analítica, estabilidade de medicamentos e cosméticos. -Aulas práticas: Desenvolvimento dos métodos, planejamento dos ensaios e aplicação dos métodos na determinação e avaliação de qualidade de medicamentos e cosméticos.
Conteúdo Teórico: 1. Controle integral de qualidade. 2. Ferramentas da qualidade. 3. Controle de processo na fabricação de medicamentos e cosméticos. 4. Técnicas de amostragem nas indústrias farmacêuticas. 5. Análise estatística de resultados analíticos e aplicação no controle de qualidade de medicamentos e cosméticos. 6. Controle de material de acondicionamento e embalagem para os produtos farmacêuticos e cosméticos. 7. Métodos instrumentais de análise e suas aplicações no controle de qualidade de medicamentos e cosméticos: Espectroscopia de absorção no UV/Vis e no IV, análise térmica, cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia gasosa, eletroforese capilar, técnicas hifenadas (cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas, cromatografia à gás acoplada a espectrometria de massas e eletroforese capilar acoplada à espectrometria de massas). 8. Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para quantificação de fármacos em medicamentos e cosméticos. 9. Ensaios empregados nos estudos de estabilidade de medicamentos e cosméticos Conteúdo Prático: Desenvolvimento/validação da metodologia analítica, planejamento dos ensaios e aplicação do método na determinação e avaliação de qualidade de medicamentos e cosméticos. Principais ensaios farmacopeicos tais como espectrofotometria UV/ VIS, cromatografia líquida e eletroforese capilar aplicados no controle de qualidade de medicamentos e cosméticos.
BÁSICA: Siddiqui,.A.A., Ali, M. Practical Pharmaceutical Chemistry. 1ª edição, CBS Publishers & Distributors, New Delhi, 2008. GIL, E.S. Controle Físio-Químico de qualidade de medicamentos. 3 ed. 2010. 512p. Skoog, D.A., Holler, F.J., Nieman, T.A. Princípios de análise instrumental, 5ª edição, Bookman, Porto Alegre, 2002. FARMACOPÉIAS (últimas edições da Brasileira, Americana, Britânica, Internacional e Européia) e Formulários. COMPLEMENTAR: Schmitt-Kopplin, P. Capillary electrophoresis. Methods and Protocols. 2a edição, Humana New York, New York, 2018. 527p. Barker, J. Mas spectrometry, John Wiley, Chichester, 2a edição. 1999. Ebeid, E-D., Zaharia, M.B. Thermal analysis: From introductory Fundamentals to Advanced Applications. Elsevier, Amsterdam. 2021. 310p. Henini, M., Razeghi, M. Handbook of Infrared Detection Technologies.Elsevier, Oxford. 2002. 518p.