Desenvolver a habilidade de compreender conceitos de segurança do paciente, e capacitar o aluno a resolver problemas e implementar ações que possam reduzir o risco de dano associado ao cuidado em saúde.
Programa nacional de segurança do paciente. Gestão de riscos: abordagem multiprofissional. Boas praticas e qualidade em saúde. Redes de Hospitais sentinela. Notificação de eventos adversos.
Conteúdo teórico 1. Conceitos de segurança, riscos, erros, eventos adversos e danos no cuidado em saúde. 2. Programa Nacional de Segurança do Paciente. 3. A Farmácia e a segurança do paciente. 4. Gestão de risco: aplicação sistêmica e contínua de iniciativas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação e controle de riscos e eventos adversos. 5. Organizações complexas e as barreiras aos riscos. 6. Falhas ativas e latentes. 7. Boas Práticas e Qualidade em Saúde. 8. Núcleo de Segurança do Paciente e a atuação multidisciplinar nas linhas de cuidado. 9. Rede de Hospitais Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 10. Notificação de eventos adversos.
Básica: SOUSA P. Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde. Rio de Janeiro EAD/ENSP, 2014. WACHTER RM. Compreendendo a segurança do paciente. 2ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Complementar: ARMOND G. Segurança do paciente: como garantir a qualidade nos serviços de saúde. São Paulo: DOC Content, 2016. FONSECA AS et al. Segurança do paciente. Martinari, 2014. FUNDAÇÂO OSWALDO CRUZ. Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis): Aprimorando As Práticas De Saúde. Disponível em: https://proqualis.net/. Acesso em: 03 de abril de 2017.