Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Farmácia
 
Disciplina: FBF0609 - Gestão de Empresas Farmacêuticas
Managment of Pharmaceutical Business

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Compreender conceitos de gestão de empresas farmacêuticas (farmácia, farmácia hospitalar, indústria de medicamentos, de alimentos e de cosméticos, laboratório de análises clínicas) e desenvolver habilidades nos seguimentos operacional, financeiro, mercadológico e de recursos humanos. Capacitar o aluno para exercer função administrativa em estabelecimentos farmacêuticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
82490 - Paulo Roberto Miele
 
Programa Resumido
Princípios da Gestão de Empresas. Gestão de Vendas. Gestão de Materiais. Gestão de Pessoas. Gestão de Tecnologia de Informação. Gestão Financeira.
 
 
 
Programa
1. Princípios de Gestão de Empresas.
2. Gestão de vendas: marketing geral e marketing farmacêutico; formação de preço de venda.
3. Gestão de materiais: Controle de estoques, Avaliação de Estoques e Classificação ABC.
4. Gestão de Pessoas: motivação, capital x trabalho.
5. Gestão de Tecnologia da informação.
5. Gestão Financeira: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de resultados do exercício e retorno sobre o investimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino: Aulas expositivas curtas e apresentação de seminários. 2) Método de Avaliação: Prova teórica e avaliação dos seminários. Será utilizada a média aritmética para o cálculo da média final das avaliações.
Critério
Nota média final superior ou igual a 5,0 e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Prova escrita sobre todo o conteúdo para alunos com nota média de 3,0 a 4,9 e frequência mínima de 70%.
 
Bibliografia
     
Básica:
1. NOGUEIRA, Luiz Carlos Lima. Gerenciando Pela Qualidade Total na Saúde. 3ª ed. São Paulo, Indg Tecnologia e Serviços Ltda, 2008.
2. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. totalmente rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2007. xix, 411 p.
3. MEZOMO, João C. Gestão da Qualidade na saúde: princípios básicos. Barueri, SP: Manole, 2001.
4. VROOM, Victor H. Gestão de pessoas, não de pessoal. Campus. Rio de Janeiro, 1997.

Complementar:
1. PINHEIRO, Roberto Meireles. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. 164 p.
2. PINHEIRO, Duda.; GULLO, José. Comunicação integrada de marketing: gestão dos elementos de comunicação, suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. São Paulo: Atlas, 2005. 209 p.
3. ITALIANI, Fernando; WILTEMBURG, Cláudio. Marketing farmacêutico. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. xiii, 277p.
 

Clique para consultar os requisitos para FBF0609

Clique para consultar o oferecimento para FBF0609

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP