Compreender conceitos de gestão de empresas farmacêuticas (farmácia, farmácia hospitalar, indústria de medicamentos, de alimentos e de cosméticos, laboratório de análises clínicas) e desenvolver habilidades nos seguimentos operacional, financeiro, mercadológico e de recursos humanos. Capacitar o aluno para exercer função administrativa em estabelecimentos farmacêuticos.
Princípios da Gestão de Empresas. Gestão de Vendas. Gestão de Materiais. Gestão de Pessoas. Gestão de Tecnologia de Informação. Gestão Financeira.
1. Princípios de Gestão de Empresas. 2. Gestão de vendas: marketing geral e marketing farmacêutico; formação de preço de venda. 3. Gestão de materiais: Controle de estoques, Avaliação de Estoques e Classificação ABC. 4. Gestão de Pessoas: motivação, capital x trabalho. 5. Gestão de Tecnologia da informação. 5. Gestão Financeira: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de resultados do exercício e retorno sobre o investimento.
Básica: 1. NOGUEIRA, Luiz Carlos Lima. Gerenciando Pela Qualidade Total na Saúde. 3ª ed. São Paulo, Indg Tecnologia e Serviços Ltda, 2008. 2. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. totalmente rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2007. xix, 411 p. 3. MEZOMO, João C. Gestão da Qualidade na saúde: princípios básicos. Barueri, SP: Manole, 2001. 4. VROOM, Victor H. Gestão de pessoas, não de pessoal. Campus. Rio de Janeiro, 1997. Complementar: 1. PINHEIRO, Roberto Meireles. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. 164 p. 2. PINHEIRO, Duda.; GULLO, José. Comunicação integrada de marketing: gestão dos elementos de comunicação, suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. São Paulo: Atlas, 2005. 209 p. 3. ITALIANI, Fernando; WILTEMBURG, Cláudio. Marketing farmacêutico. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. xiii, 277p.