Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Farmácia
 
Disciplina: FBF0611 - Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico
Clinical Pharmacy and Pharmaceutical Care

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 6 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a habilidade de compreender os serviços farmacêuticos no contexto da Rede de Atenção à Saúde (RAS), considerando a Farmácia Clínica e o Cuidado Farmacêutico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
13349639 - Marilia Berlofa Visacri
7365528 - Patricia Melo Aguiar
 
Programa Resumido
Serviços farmacêuticos desenvolvidos na Farmácia Comunitária, Ambulatorial e Hospitalar.
 
 
 
Programa
- Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico - aspectos históricos, conceitos, prática profissional, locais de atuação, serviços farmacêuticos
- Habilidades de comunicação para a prática clínica
- Fontes de informação sobre medicamentos
- Rastreamento em Saúde
- Educação em saúde
- Dispensação
- Administração de medicamentos
- Acompanhamento farmacoterapêutico
- Monitorização terapêutica de medicamentos
- Conciliação de Medicamentos
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino: Serão realizadas aulas expositivas dialogadas, discussões de casos clínicos, simulação e aprendizagem baseada em equipe. 2) Método de Avaliação: provas, atividades em sala de aulas (simulação, estudo de caso, etc) e material Educativo em formato para mídias sociais.
Critério
1) Critério (pesos, cálculo de média, frequência mínima): Prova 1 = 3,0 pontos Prova 2 = 3,0 pontos Material para postagem = 2,0 pontos (0,5 pontos para versão parcial, 1,0 ponto para a versão final e apresentação e 0,5 pontos para a versão final corrigida, se necessário) Atividades em sala = 2,0 pontos (cada atividade vale 0,2 pontos) Frequência mínima de 70%. Só poderão realizar a prova substitutiva aqueles que apresentarem documentação comprobatória que justifique a ausência em alguma das avaliações. Só poderá realizar a prova substitutiva de apenas uma avaliação perdida.
Norma de Recuperação
Prova escrita sobre todo o programa para alunos com nota final de 3,0 a 4,9 e frequência mínima de 70%. Alunos com nota < 3,0 e frequência < 70% não poderão fazer a prova de recuperação. A nota final será a soma da nota da prova de recuperação com a média anterior dividida por 2.
 
Bibliografia
     
BÁSICA:
CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceituall Conselho Federal de Farmácia. - Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 200 p.
CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Resolução n° 585, de 29 de agosto de 2013. Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, p. 186, 25 de setembro de 2013.
CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. ReSOlução n° 586, de 29 de agosto de 2013. Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, p. 186, 25 de setembro de 2013.

COMPLEMENTAR:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica I Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. - Brasília : Ministério da Saúde, 2020.
CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Monitorização terapêutica de medicamentos: contextualização e arcabouço conceitual. Conselho Federal de Farmácia. - Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2022.
CORRER, C.J.; OTUKI, M.F. A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Porto Alegre: Artmed, 2013. 440p.
SOARES, L.; FARIAS, M.R.; LEITE, S.N.; CAMPESE, M.; MANZINI, F. (Org.). Assistência Farmacêutica no Brasil:
Política, Gestão e Clínica. Atuação clínica do farmacêutico. vA. Florianópolis: Editora UFSC, 2016. 353p.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Pessoas interessadas em temas da área da farmácia.
Objetivos da atividade
Divulgar o papel do farmacêutico para a sociedade, especialmente no que diz respeito ao cuidado farmacêutico em populações minoritárias ou vulneráveis.
Descrição da atividade
Elaboração de material educativo sobre o papel do farmacêutico clínico a ser divulgado nas redes sociais (por exemplo, papel do farmacêutico no cuidado na população negra, população privada de liberdade, imigrantes, LGBTQIA+, etc.)
Indicadores de avaliação da atividade
Número de curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais.

Clique para consultar os requisitos para FBF0611

Clique para consultar o oferecimento para FBF0611

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP