Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Tecnologia Bioquímico - Farmacêutica
 
Disciplina: FBT0201 - Tecnologia de Alimentos
Food Technology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Ensinar o aluno a aplicar os conhecimentos da ciência nas operações e processos da indústria de alimentos. Informar sobre as principais características das matérias-primas, equipamentos, operações unitárias e processos de industrialização de alimentos e sobre as possíveis alterações. Fornecer ferramentas para que os alunos sejam capazes de extrapolar dados para produtos desconhecidos e desenvolver novos produtos. Estimular a pesquisa, em bibliografia atualizada, de assuntos de interesse e expor os assuntos. Dar subsídios para o futuro profissional na resolução de problemas da área direta ou indiretamente relacionada com a disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3385812 - Juliana Neves Rodrigues Ract
1828231 - Susana Marta Isay Saad
 
Programa Resumido
A Tecnologia de Alimentos e a indústria; Operações unitárias e a conservação de alimentos; Processamento de frutas, hortaliças, leite e derivados, carnes e derivados, lipídeos; Aulas práticas, com a preparação de produtos alimentícios, ressaltando as operações e processos, aspectos de conservação e vida de prateleira.
 
 
 
Programa
Teórico:
1- Importância do processamento de alimentos e situação atual no Brasil;
2-Operações unitárias no processamento de alimentos;
3-Conservação de alimentos pelo calor: branqueamento, pasteurização, esterilização;
4-Conservação de alimentos pelo controle da umidade: concentração, secagem, desidratação;
5- Conservação de alimentos pelo frio: refrigeração, congelamento;
6- Processamento de frutas;
7-Processamento de hortaliças;
8-Processamento de leite e derivados;
9-Processamento de carnes e derivados;
10-Processamento de lipídeos.

Prático:
1-Aula prática: processamento de produto lácteo;
2-Aula prática: processamento de produto cárneo;
3-Aula prática: processamento de emulsão alimentícia;
4-Aula prática: processamento de frutas ou hortaliças;
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Método de Ensino: Aulas expositivas, aulas práticas, resolução de exercícios, discussão em grupo, preparo e apresentação de seminários. Serão disponibilizados materiais via web (http://disciplinas.stoa.usp.br/) para complementar as aulas, de modo a possibilitar um autoaprendizado, o que inclui, além do material ministrado em aula, artigos científicos, testes para a checagem do aprendizado e outros materiais complementares. 2) Método de Avaliação: Provas (2); Exercícios; Seminário (Trabalho escrito e apresentação); Participação e discussão dos fundamentos das aulas práticas; trabalhos de dinâmicas e grupo solicitados para cada aula.
Critério
Exercícios, participação e discussão dos fundamentos das aulas práticas (10%), 1a prova (30%), 2a prova (40%), trabalhos de dinâmicas e grupo solicitados para cada aula (20%). Será aprovado o aluno que obtiver nota média superior ou igual a 5,0 e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Os alunos com frequência mínima de 70% e nota média de 3,0 a 4,9 poderão fazer uma prova escrita sobre o conteúdo, no inicio do semestre seguinte ao do oferecimento da disciplina.
 
Bibliografia
     
BÁSICA: FELLOWS, P.J. Food processing technology. Principles and practice. Boca Raton: CRC Press, 2009. 913p. HUI, Y.H., ed. Handbook of food science, technology, and engineering. Boca Raton: CRC Press; London: Taylor & Francis, 2006. (4 volumes - 201 capítulos). ORDÓÑEZ PEREDA, J.A.; RODRÍGUEZ, M.I.C.; ÁLVAREZ, L.F.; SANZ, M.L.; MINGUILLÓN, G.D.G.F.; PERALES, L.H.; CORTECERO, M.D.S. Tecnología de alimentos. v.1. Componentes dos alimentos e processos. São Paulo: Artmed. 2005. 294p. COMPLEMENTAR: FELLOWS, P.J. Complete manual of small-scale food processing. Rugby: Practical Action, 2013. 550p. SAAD, S.M.I.; CRUZ, A.G.; FARIA, J.A.F., eds. Probióticos e prebióticos em alimentos: fundamentos e aplicações tecnológicas. São Paulo: Varela, 27 capítulos, 2011. 672p. Artigos recentes publicados.
 

Clique para consultar os requisitos para FBT0201

Clique para consultar o oferecimento para FBT0201

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP