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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física de São Carlos
 
Física e Ciência Interdisciplinar
 
Disciplina: FCI0425 - Psicologia da Educação
Education Psycology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação: 14/07/2021

Objetivos
Os principais objetivos desta disciplina são estudar e analisar algumas das principais teorias de aprendizagem de modo que o licenciado identifique o processo ensino-aprendizagem como complexo e dinâmico; e discutir temáticas relacionadas com o cotidiano escolar, de um ponto de vista psicológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
635818 - Cibelle Celestino Silva
 
Programa Resumido
Importância e caracterização da Psicologia da Educação;
Psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente;
Teorias de aprendizagem;
Motivação da aprendizagem;
A interação professor aluno;
Avaliação da aprendizagem.
 
 
 
Programa
Importância e caracterização da Psicologia da Educação;
O comportamentalismo;
O movimento das concepções alternativas;
Teoria cognitivista de Piaget;
Teoria sócio-cultural de Vygostsky;
Motivação da aprendizagem;
A interação professor aluno;
O professor em sala de aula - problemas de disciplina;
O professor em sala de aula - o estresse do professor.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho em grupo; Trabalhos individuais sobre seminários; Elaboração de texto e apresentação em Seminários; Os alunos também deverão ser avaliados pela execução de projetos integrados que visam ao desenvolvimento de "Práticas como Componentes Curriculares", envolvendo as questões da Psicologia Educacional, junto às escolas do ensino básico.
Critério
No início das aulas o aluno será informado dos critérios adotados para aprovação na disciplina.
Norma de Recuperação
Uma prova obrigatóoria + trabalho (opcional), a critério do docentes. Critério de Aprovação: média final + nota de recuperação = média aritmética igual ou superior a 5,0. Época de realização: até uma semana antes para entrega das notas.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: Moreira, M.A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. Mizukami, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. Davis, C. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1993. Bibliografia complementar: 1) Oliveira, M.K., Vygotsky - aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Ed. Scipione, 1995. 2) Castorina et al. Piaget - Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1995. 3) Flavell, J.A. A Psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 1975. 4) Gardner, H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. 5) Salvador, C.C. et al. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 6) Davidoff, L.L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Mac Graw Hill, 1983. 7) Abreu, M.C. e Masetto, M.T. O professor universitário em sala de aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
 

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