Os principais objetivos desta disciplina são estudar e analisar algumas das principais teorias de aprendizagem de modo que o licenciado identifique o processo ensino-aprendizagem como complexo e dinâmico; e discutir temáticas relacionadas com o cotidiano escolar, de um ponto de vista psicológico.
Importância e caracterização da Psicologia da Educação; Psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente; Teorias de aprendizagem; Motivação da aprendizagem; A interação professor aluno; Avaliação da aprendizagem.
Importância e caracterização da Psicologia da Educação; O comportamentalismo; O movimento das concepções alternativas; Teoria cognitivista de Piaget; Teoria sócio-cultural de Vygostsky; Motivação da aprendizagem; A interação professor aluno; O professor em sala de aula - problemas de disciplina; O professor em sala de aula - o estresse do professor.
Bibliografia básica: Moreira, M.A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. Mizukami, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. Davis, C. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1993. Bibliografia complementar: 1) Oliveira, M.K., Vygotsky - aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Ed. Scipione, 1995. 2) Castorina et al. Piaget - Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1995. 3) Flavell, J.A. A Psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 1975. 4) Gardner, H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. 5) Salvador, C.C. et al. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 6) Davidoff, L.L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Mac Graw Hill, 1983. 7) Abreu, M.C. e Masetto, M.T. O professor universitário em sala de aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.