Possibilitar aos alunos ingressantes no curso de Ciências Sociais uma formação básica e introdutória em Antropologia Social, estabelecendo perspectivas para o aprofundamento de certos instrumentos conceituais, teóricos e metodológicos pertinentes à reflexão antropológica. Possibilitar aos alunos, futuros professores, o conhecimento, reflexão e apresentação de conceitos centrais da antropologia como cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, diversidade cultural.
A antropologia como saber acadêmico. Formação de uma literatura sobre a diversidade cultural. Evolucionismo Social e as noções de evolução, raça e progresso. As críticas ao evolucionismo. Escola Sociológica Francesa e as representações coletivas. Introdução ao método etnográfico.
Introdução: A antropologia como saber acadêmico A especificidade da ciência antropológica construída através de conceitos como: cultura, raça, alteridade, diferença, desigualdade, etnocentrismo, relativismo cultural etc. UNIDADE I - Evolucionismo Social Discussão sobre a sistematização do conhecimento acumulado sobre os "povos primitivos" feita pelos autores evolucionistas a partir de conceitos como: raça, cultura, evolução social, etnocentrismo, etc. em estudos sobre parentesco, religião e organização social. TYLOR, Edward - "A cultura primitiva" MORGAN, Lewis - "A sociedade primitiva". São Paulo, Martins Fontes/Editorial Presença, 1974 FRAZER, James - "O ramo de ouro". Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, 1982 (Cap.1 - "O rei do bosque; Cap.2- "Os reis sacerdotes" e Cap.3- "A magia simpática") A crítica ao evolucionismo: LÉVI-STRAUSS - "Raça e História". São Paulo, Abril, Coleção os Pensadores, 1976. GEERTZ, Clifford - "A interpretação das culturas". Rio de Janeiro, Zahar, 1978 (Cap.2¬"O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem" e Cap.3- "O crescimento da cultura e a evolução da mente") Material audiovisual: "Mistérios da humanidade" - Documentário da National Geographic, 1988 "Homo sapiens 1900". Documentário de Peter Cohen (Suécia, 1998) "O enigma de Kaspar Hause" - Ficção de Wener Herzog "Guerra do fogo" - Ficção de Jean-Jacques Annaud, 1976 "Blade Runner" - Ficção de Ridley Scott, 1982 Unidade II - Escola Sociológica Francesa e as representações coletivas A abordagem dos fenômenos sociais como objetos de investigação socio-antropológica feita basicamente por Emile Durkheim e Marcel Mauss através de conceitos como: representações coletivas; formas primitivas de classificação (totemismo) e teoria do conhecimento; fato social total; troca e reciprocidade como fundamento da vida social. DURKHEIM, Emile - "Sociologia da religião e teoria do conhecimento". In: "Emile Durkheim". Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo, Ática, 1978 DURKHEIM, Emile & MAUSS, Marcel- "Algumas formas primitivas de classificação". In: "Emile Durkheim". Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo, Ática, 1978 MAUSS, Marcel - "Sociologia e Antropologia". São Paulo, Coasc Naify, 2003 ("Esboço de uma teoria geral da magia" e "Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a noção do "eu") MAUSS, Marcel - "Sociologia e Antropologia". São Paulo, Cosac Naify, 2003. ("Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades primitivas"; "As técnicas corporais", "Ensaio sobre as variações sazoneiras das sociedades esquimós. Estudo de morfologia social") HERTZ, Robert - ”A preeminência da mão direita: um estudo sobre as polaridades religiosas”. IN Religião e Sociedade, v. 6, 1980. p. 99-128. Unidade III – Introdução ao Método Etnográfico BOAS, Franz - “Os objetivos da etnologia” e “O método comparativo”. In: “Race, Language and Culture”. New York, Macmillan Company, 1940 BOAS, Franz – "As limitações do método comparativo da antropologia", In CASTRO, Celso (org.) Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004 (pg. 25 a 39). MALINOWSKI, Bronislaw - Argonautas do Pacífico Ocidental, São Paulo, Abril, Coleção Os Pensadores, 1977 (“Introdução”) Outras referências FERRAZ, Ana L. C. & MENDONÇA, João M. Antropologia Visual: perspectivas de ensino e pesquisa. Brasília, ABA, 2014. JOAQUIM, Bruno dos Santos. “O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente”. Revista Café com Sociologia, 3 (1), 2014, pp. 7-17. OLIVEIRA, Amurabi; OLIVEIRA, Abraão Felipe Santos. “O que é ser menino e o que é ser menina na educação infantil? Um olhar etnográfico.” Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, ano IV, n. 9, pp. 33-43, 2013. _____. “Etnografia e Educação”. Cadernos de Campo (USP. 1991), v. s/v, pp. 331-335, 2015. _____. “Um Antropólogo na Educação”. Educação em Análise, v. 1, p. 91-110, 2016. ROCHA, Ana L. C. & ECKERT, Cornelia. “Antropologia em outras linguagens: considerações para uma etnografia hipertextual”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 31 (90), 2016, pp. 71-84. SCHWARCZ, Lilian. “Raça”. In: ALMEIDA, Heloísa e SZWAKO, José Eduardo (orgs.) Diferenças, Igualdade. Coleção Sociedade em Foco. São Paulo, Berlendis e Vertecchia Editores, 2009.