Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0101 - Introdução às Ciências Sociais (Antropologia)
Introduction to Social Sciences (Anthropology)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Possibilitar aos alunos ingressantes no curso de Ciências Sociais uma formação básica e introdutória em Antropologia Social, estabelecendo perspectivas para o aprofundamento de certos instrumentos conceituais, teóricos e metodológicos pertinentes à reflexão antropológica. Com vistas à formação profissional de professores, o curso tem como objetivos específicos a) a realização de atividades de interpretação e análise de textos, imagens e vídeos, bem como de produção textual (verbal e escrita) e, consequentemente, o aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa; b) explorar questões, conteúdos, materiais (textos de divulgação, filmes – documentários e ficções –, ensaios fotográficos, reportagens etc.) relacionados ao curso de forma a instrumentalizá-los na capacitação dos alunos como docente; c) estabelecer como rotina o acesso às tecnologias de informação e comunicação na interface do ensino-aprendizagem (por exemplo, uso da plataforma moodle, disponibilização de materiais em nuvem, a exposição de conteúdos com apoio de recursos multimídia, estimular a consulta e utilização do acervo filmográfico do Laboratório de Imagem e Som de Antropologia (LISA) etc.
 
 
 
Programa Resumido
A antropologia como saber acadêmico. Formação de uma literatura sobre a diversidade cultural. Evolucionismo Social e as noções de evolução, raça e progresso. As críticas ao evolucionismo. Escola Sociológica Francesa e as representações coletivas. Introdução ao método etnográfico.
 
 
 
Programa
A antropologia como saber acadêmico. Formação de uma literatura sobre a diversidade cultural. Evolucionismo Social e as noções de evolução, raça e progresso. As críticas ao evolucionismo. Escola Sociológica Francesa e as representações coletivas. Introdução ao método etnográfico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, Seminários e material audiovisual (filmes, documentários, slides etc.); leituras supervisionadas, proposição de exercícios de expressão escrita e verbal, interação virtual e estudos dirigidos via moodle ou outra plataforma, etc.
Critério
Prova escrita, avaliação de seminários e participação em aula.
Norma de Recuperação
Prova escrita sobre a matéria dada, prova oral.
 
Bibliografia
     
Introdução: A antropologia como saber acadêmico

A especificidade da ciência antropológica construída através de conceitos como: cultura, raça, alteridade, diferença, desigualdade, etnocentrismo, relativismo cultural etc.

UNIDADE I - Evolucionismo Social
Discussão sobre a sistematização do conhecimento acumulado sobre os "povos primitivos" feita pelos autores evolucionistas a partir de conceitos como: raça, cultura, evolução social, etnocentrismo, etc. em estudos sobre parentesco, religião e organização social.

TYLOR, Edward - "A cultura primitiva"
MORGAN, Lewis - "A sociedade primitiva". São Paulo, Martins Fontes/Editorial Presença, 1974
FRAZER, James - "O ramo de ouro". Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, 1982 (Cap.1 - "O rei do bosque; Cap.2- "Os reis sacerdotes" e Cap.3- "A magia simpática")

A crítica ao evolucionismo:
LÉVI-STRAUSS - "Raça e História". São Paulo, Abril, Coleção os Pensadores, 1976.
GEERTZ, Clifford - "A interpretação das culturas". Rio de Janeiro, Zahar, 1978 (Cap.2¬"O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem" e Cap.3- "O crescimento da cultura e a evolução da mente")

Material audiovisual:
"Mistérios da humanidade" - Documentário da National Geographic, 1988
"Homo sapiens 1900". Documentário de Peter Cohen (Suécia, 1998)
"O enigma de Kaspar Hause" - Ficção de Wener Herzog
"Guerra do fogo" - Ficção de Jean-Jacques Annaud, 1976
"Blade Runner" - Ficção de Ridley Scott, 1982

Unidade II - Escola Sociológica Francesa e as representações coletivas
A abordagem dos fenômenos sociais como objetos de investigação socio-antropológica feita basicamente por Emile Durkheim e Marcel Mauss através de conceitos como: representações coletivas; formas primitivas de classificação (totemismo) e teoria do conhecimento; fato social total; troca e reciprocidade como fundamento da vida social.

DURKHEIM, Emile - "Sociologia da religião e teoria do conhecimento". In: "Emile Durkheim". Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo, Ática, 1978
DURKHEIM, Emile & MAUSS, Marcel- "Algumas formas primitivas de classificação". In: "Emile Durkheim". Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo, Ática, 1978
MAUSS, Marcel - "Sociologia e Antropologia". São Paulo, Coasc Naify, 2003 ("Esboço de uma teoria geral da magia" e "Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a noção do "eu")
MAUSS, Marcel - "Sociologia e Antropologia". São Paulo, Cosac Naify, 2003. ("Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades primitivas"; "As técnicas corporais", "Ensaio sobre as variações sazoneiras das sociedades esquimós. Estudo de morfologia social")
HERTZ, Robert - ”A preeminência da mão direita: um estudo sobre as polaridades religiosas”. IN Religião e Sociedade, v. 6, 1980. p. 99-128.


Unidade III – Introdução ao Método Etnográfico

BOAS, Franz - “Os objetivos da etnologia” e “O método comparativo”. In: “Race, Language and Culture”. New York, Macmillan Company, 1940
BOAS, Franz – "As limitações do método comparativo da antropologia", In CASTRO, Celso (org.) Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004 (pg. 25 a 39).

MALINOWSKI, Bronislaw - Argonautas do Pacífico Ocidental, São Paulo, Abril, Coleção Os Pensadores, 1977 (“Introdução”)
 

Clique para consultar os requisitos para FLA0101

Clique para consultar o oferecimento para FLA0101

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP