Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0205 - Antropologia III - Estruturalismo
Anthropology III: Structuralism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Familiarizar o aluno de Ciências Sociais com os fundamentos teóricos e procedimentos analíticos do estruturalismo, a partir da leitura e discussão da obra de Claude Lévi-Strauss. Explorar o acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som da Antropologia para capacitar o aluno, futuro professor, para trabalhar com seus alunos do ensino médio as questões referentes à organização e cultura de diferentes grupos e sociedades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3032381 - Marina Vanzolini Figueiredo
2198502 - Pedro de Niemeyer Cesarino
 
Programa Resumido
Familiarizar o aluno de Ciências Sociais com os fundamentos teóricos e procedimentos analíticos do estruturalismo, a partir da leitura e discussão da obra de Claude Lévi-Strauss. Explorar o acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som da Antropologia para capacitar o aluno, futuro professor, para trabalhar com seus alunos do ensino médio as questões referentes à organização e cultura de diferentes grupos e sociedades.
 
 
 
Programa
1) Problemas de método: 1.1) análise estrutural em Lingüística e Antropologia; 1.2) a noção de estrutura em Lévi-Strauss e sua distinção com relação a outras escolas antropológicas; 1.3) estrutura e história. 2) Troca e parentesco: 2.1) proibição do incesto, passagem da natureza à cultura; 2.2) teoria da aliança. 3) Sistemas de classificação: 3.1) o problema do totemismo (mediação natureza e cultura); 3.2) a ciência do concreto. 4) Mitológicas: 4.1) análise estrutural do mito; 4.2) mito e pensamento ameríndio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, Seminários e material audiovisual (filmes, documentários, slides etc.); leituras supervisionadas, proposição de exercícios de expressão escrita e verbal, interação virtual e estudos dirigidos via moodle ou outra plataforma, etc.
Critério
Participação nas aulas e seminários, provas, exercícios em classe e trabalhos acadêmicos.
Norma de Recuperação
Prova referente a todo o conteúdo do curso, a ser realizada na época determinada.
 
Bibliografia
     
Jakobson, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 2001. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. As estruturas elementares do parentesco. São Paulo: Vozes, [1949]1982. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. “Introdução à obra de Marcel Mauss” In: Mauss, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, [1950]2003. Lévi-Strauss Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, [1955]1999. [leitura complementar] Lévi-Strauss Claude. Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac Naify, [1958]2008. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. O totemismo hoje. Lisboa: Eds. 70, [1962]1989. Lévi-Strauss, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, [1962]1990. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. O cru e o cozido: Mitológicas I. São Paulo: Cosac Naify, [1964]2004. [capítulos a definir] Lévi-Strauss Claude. A origem dos modos à mesa: Mitológicas III São Paulo: Cosac Naify, [1968]2006. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. Antropologia estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, [1973]1993. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. O olhar distanciado. Lisboa: Eds. 70, [1983]1987. [capítulos a definir] Lévi-Strauss Claude. De perto e de longe (entrevistas a Didier Eribon). São Paulo: Cosac Naify, [1988]2005. Maniglier, Patrice. “A aventura estruturalista” In: R@U (1). São Carlos: UFSCar, 2009. [leitura complementar] Merleau-Ponty. “De Mauss a Claude Lévi-Strauss” in Signos. São Paulo: Martins Fontes, [1960] 1991. [leitura complementar] Queiroz, Ruben de C. & Nobre, Renarde F. (orgs.). Lévi-Strauss: leituras brasileiras. Belo Horizonte: Editora UFMG. [leitura complementar] Revista de Antropologia 42 (1 e 2). Especial de homenagem a Claude Lévi-Strauss (vários autores). São Paulo: USP, 1999. [leitura complementar] Saussure, Ferdinand. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, [1915]2000. Outras referências MACEDO, Elizabeth. “A cultura e a escola”. In: MISKOLCI, Richard (Org.). Marcas da diferença no ensino escolar. São Carlos: EdUFSCar, 2010, p. 11-43. MONTERO, Paula. “Religião: sistema de crenças, feitiçaria e magia”. In: Moraes, Amaury C. (org.) Sociologia: ensino médio Brasília: MEC/SEB, 2010 (Coleção explorando o ensino).
 

Clique para consultar os requisitos para FLA0205

Clique para consultar o oferecimento para FLA0205

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP