Familiarizar o aluno de Ciências Sociais com os fundamentos teóricos e procedimentos analíticos do estruturalismo, a partir da leitura e discussão da obra de Claude Lévi-Strauss. Explorar o acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som da Antropologia para capacitar o aluno, futuro professor, para trabalhar com seus alunos do ensino médio as questões referentes à organização e cultura de diferentes grupos e sociedades.
1) Problemas de método: 1.1) análise estrutural em Lingüística e Antropologia; 1.2) a noção de estrutura em Lévi-Strauss e sua distinção com relação a outras escolas antropológicas; 1.3) estrutura e história. 2) Troca e parentesco: 2.1) proibição do incesto, passagem da natureza à cultura; 2.2) teoria da aliança. 3) Sistemas de classificação: 3.1) o problema do totemismo (mediação natureza e cultura); 3.2) a ciência do concreto. 4) Mitológicas: 4.1) análise estrutural do mito; 4.2) mito e pensamento ameríndio.
Jakobson, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 2001. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. As estruturas elementares do parentesco. São Paulo: Vozes, [1949]1982. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. “Introdução à obra de Marcel Mauss” In: Mauss, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, [1950]2003. Lévi-Strauss Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, [1955]1999. [leitura complementar] Lévi-Strauss Claude. Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac Naify, [1958]2008. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. O totemismo hoje. Lisboa: Eds. 70, [1962]1989. Lévi-Strauss, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, [1962]1990. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. O cru e o cozido: Mitológicas I. São Paulo: Cosac Naify, [1964]2004. [capítulos a definir] Lévi-Strauss Claude. A origem dos modos à mesa: Mitológicas III São Paulo: Cosac Naify, [1968]2006. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. Antropologia estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, [1973]1993. [capítulos a definir] Lévi-Strauss, Claude. O olhar distanciado. Lisboa: Eds. 70, [1983]1987. [capítulos a definir] Lévi-Strauss Claude. De perto e de longe (entrevistas a Didier Eribon). São Paulo: Cosac Naify, [1988]2005. Maniglier, Patrice. “A aventura estruturalista” In: R@U (1). São Carlos: UFSCar, 2009. [leitura complementar] Merleau-Ponty. “De Mauss a Claude Lévi-Strauss” in Signos. São Paulo: Martins Fontes, [1960] 1991. [leitura complementar] Queiroz, Ruben de C. & Nobre, Renarde F. (orgs.). Lévi-Strauss: leituras brasileiras. Belo Horizonte: Editora UFMG. [leitura complementar] Revista de Antropologia 42 (1 e 2). Especial de homenagem a Claude Lévi-Strauss (vários autores). São Paulo: USP, 1999. [leitura complementar] Saussure, Ferdinand. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, [1915]2000. Outras referências MACEDO, Elizabeth. “A cultura e a escola”. In: MISKOLCI, Richard (Org.). Marcas da diferença no ensino escolar. São Carlos: EdUFSCar, 2010, p. 11-43. MONTERO, Paula. “Religião: sistema de crenças, feitiçaria e magia”. In: Moraes, Amaury C. (org.) Sociologia: ensino médio Brasília: MEC/SEB, 2010 (Coleção explorando o ensino).