Possibilitar ao aluno de ciências sociais um aprofundamento de temas e conceitos em debate na antropologia contemporânea. Discutir como os temas da diversidade sociocultural se inserem no contexto da educação e da escola, tais como os marcadores da diferença (gênero, sexualidade, geração, idade, região, classe), construindo projetos transversais que possam ser aplicados empiricamente. Explorar questões, conteúdos e materiais (textos de divulgação, filmes – documentários e ficções –, ensaios fotográficos, reportagens, acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som de Antropologia – LISA) relacionados ao curso, de forma a instrumentalizá-los na capacitação dos alunos para a docência.
Estrutura e processo social. Estrutura e História. Antropologia interpretativa e crítica cultural.
Unidade I - Estrutura e processo social Turner, Victor - O processo ritual, Petropolis, Vozes, 1974 Turner, Victor - Dramas, Campos e Metáforas. Editora da UFF, 2008 Turner, Victor - Floresta de símbolos. Editora da UFF, 2005 Unidade III - Estrutura e História SAHLINS, Marshall , Cultura na prática. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2004. SAHLINS, Marshall . “Ilhas de história . Rio: Jorge Zahar, 1990. SAHLINS, Marshall Metáforas históricas e realidades míticas. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008. Unidade II – A antropologia interpretativa GEERTZ, Clifford A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GEERTZ, Clifford. O saber local. Petrópolis: Vozes, 1997. GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a antropologia. Rio: Jorge Zahar, 2001, GEERTZ, Clifford. Negara: O Estado-Teatro no Século XIX. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. Unidade IV – A crítica cultural HALL, Stuart . A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2006. CLIFFORD, James A experiência etnográfica. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998. MARCUS, George - “Identidades passadas, presentes e emergentes: requisitos para etnografias sobre a modernidade no final do séc. XX ao nível mundial”. Revista de Antropologia 34, 1991. Unidade V - Tendências recentes no debate teórico contemporâneo Latour, Bruno. Jamais fomos modernos. São Paulo:Ed. 34, 2000. Viveiros de Castro, Eduardo.A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac&Naif, 2002. Strathern, Marilyn. O gênero da dádiva. Campinas, Ed. da Unicamp, 2006. Outras referências ARAÚJO, Ana Carvalho Ziller. Cineastas indígenas: um outro olhar. Guia para professores e alunos Olinda, Vídeo nas Aldeias, 2010. COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005. GOMES, Nilma Lino. “Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça”. Educação & Sociedade, Campinas, SP, 120 (33), pp. 727-744, 2012. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo, Martins Fontes, 2013. LINS, Beatriz Accioly; MACHADO, Bernardo Fonseca; ESCOURA, Michele. Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola. São Paulo: Editora Reviravolta, 2016. LOURO, G. “Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas”. Pro-Posições, 56 (1), pp. 17-23, 2008. VALENTE, Ana Lúcia E. F. “Usos e abusos da antropologia na pesquisa educacional”. Pro-Posições, Campinas, v. 7, n. 20, p. 54-64, 1996.