Este curso tem como objetivo discutir, tomando como pretexto o estudo da religião, o problema do poder em suas relações com os universos simbólicos. Levaremos em conta duas perspectivas fundamentais: a antropológica que percebe o simbólico como fundante da vida social; a sociológica que, dando maior ênfase às instituições, pensa a relação entre igrejas, sacerdotes e estruturas políticas.
Teorias da religião: perspectivas antropológicas - A irracionalidade do sagrado: a alteridade na experiência religiosa - Religião e mito como formas de pensamento - Religião e coesão social - Religião e poder - Mito e mudança social Teorias da religião: Perspectivas sociológicas - Religião e o Estado - Poder e legitimidade do sagrado - O fim da religião - Movimentos religiosos e luta política Religião no Mundo Moderno - O declínio da magia - Dessacralização da natureza - Secularização e urbanizaçao - O sagrado no mundo modernoSerão lidas neste curso as abordagens clássicas do fenômeno religioso, Durkheim, Rudolf Otto, Weber, Marx, bem como monografias modernas contemporâneas. Como o programa acima indica, serão tratados neste curso três grandes problemas: a religião e o mito como formas de atribuir significado ao mundo; a religião como forma de poder; a religião no mundo moderno.
Unidade I – Religião: Nascimento e História de um conceito Apresentação do programaDo mundo grego à renascença Stanley J. Tambiah. Magic, science and religion and the scope of rationality. Cambridge University Press, 1990. cap 1 e 2 )pp. 1-31)J.P. Vernat.Mito e pensamento entre os gregos.Divisão Européia do Livro-Edusp. Cap VII (pp. 293-319) **A religião do outro J.Bestard e J. Contreras.Bárbaros,paganos, salvages y primitivos.Uma introducción a la Antropologia.Barcelona, Barcanova, 1987, cap. 1 *G. Mazzoleni.O planeta cultural.SP. Edusp. 1990.Cap.1/2/3 **M. de Certeau.A escrita da história.Cap. 5 *O declínio da magiaT.Keeth.El declínio da magia. Harper. NY 1987 *J.G Frazer.O Ramo de ouro.SP. Círculo do livro,1982, 1a. parte cap. 3 e 4 **Evans-Pritchard. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.Malinowski.Magia, ciência e religião.Barcelona: Ariel, 1974.**Seminário: Schritzmeyer, A.L. Pastore. Sortilégio de saberes: curandeiros e juízes nos tribunais brasileiros (1900-1990). São Paulo: IBCCRIM, 2004. Cap.1 e Cap.2 **A emergência da religião como esfera separada Stanley J. Tambiah. Magic, science and religion and the scope of rationality. Cambridge University Press, 1990. cap 3 e 4 (pp. 35-109).M. Weber. Rejeições Religiosas do Mundo e suas direções.In: Ensaios de Sociologia **.Religião e ciências sociaisA F.Pierucci.”A secularização segundo Max Weber”. In. A atualidade de Max Weber.UNB, 2000. * Paula Montero.”Max Weber e os dilemas da secularização.Novos Estudos do Cebrap. n. 65, 2003 **Cecília Loreto Mariz. “A sociologia da religião de Max Weber”.In Sociologia da religião.Faustino Teixeira (org.) .Ed. Vozes, 2003Seminário: A.AF. Pierucci “A propósito do auto-engano em sociología da religião” in Novos estudos do Cebrap, n. 49, SP. 2000 **Unidade II – Teorias antropológicas da religião e seus desdobramentos contemporâneos As escolas fenomenológicasCarlo Prandi- As ciências das religiões.Paulus, 1987. Cap. 1.As escolas fenomenológicas **Mircea Eliade. O sagrado e o profano. Introdução e cap. 1 e 2.*Filme: O pagador de promessas de Anselmo Duarte,1966As escolas sociológicas clássicasEmile Durkheim. O problema religioso e a dualidade da natureza humana.Religião e sociedade (2). SP. Hucitec,1977 **_________ “As formas elementares da vida religiosa”.Os pensadores.Introdução e conclusão.Carlo Prandi- As ciências das religiões.Paulus, 1987. Cap. 3. As escolas sociológicas clássicas. Seminário: Alba Zaluar.Os homens de deus.Zahar. Cap. 1 e conclusão. **Marcel Mauss. Ensaios de Sociologia.Perspectiva, 1999. Cap rEnsaio sobre a natureza e a função do sacrifício. *___________Sociologia e Antropologia.EDUSP,1974 vol 1. Cap. 1. A pessoa.*Rita Laura Segato.Santos e Daimones. UNB1995. Cap. O santo e a pessoa e Cap. O Xangô e a tradição marginal da imagem no pensamento ocidental. **Seminário: Paula Montero.”Magia, Racionalidade e sujeitos políticos”. Ver. Brasileira de Ciências Sociais. N. 26, ano 9, 1994. P. Bourdieu. O poder simbólico. Difel,1989. Cap. 1 *Emerson Giumbelli. O cuidado dos mortos.Arquivo nacional,1999.Introdução **Beatriz Góes Dantas.Vovó Nagô e Papai Branco. Graal,1998. Cap. 4.**Pierre Bourdieu. “Gênese e estrutura do campo religioso” In A economia das trocas simbólicas.Col Ciências Sociais.Perspectiva, 3a. edição, 1992.*Fernando Brumana.Marginália Sagrada. Unicamp,1991. Cap. 8 **Ronaldo de Almeida “Religião na metrópole paulistana”.Seminário: Emerson Giumbelli. O fim da religião. Introdução e conclusão.(tese de doutoramento Museu Nac)C. Geertz.”A religião como sistema cultural”. In A interpretação das culturas.Zahar, 1978.*________Nova luz sobre a antropologia.Zahar.2001. Cap. 8. Filme: Santo Forte de Eduardo Coutinho,2000.