Esta disciplina optativa complementa o curso de Introdução à Etnologia Brasileira, aprofundando alguns temas representativos da etnologia sul-americana contemporânea.
A bibliografia selecionada contempla diferentes abordagens para o estudo de cosmologias indígenas, o que permite levantar algumas questões teóricas relevantes para a formulação de modelos interpretativos adequados à comparação entre sociedades indígenas das baixas terras da América do Sul. A temática do curso inclui:- relações entre morfologia social e cosmologia.- vias de acesso ao estudo da cosmologia: mito, ritual, pessoa, doença- classificações: cosmografias e categorias de alteridade- Instituições: guerra e xamanismo- movimentos: profetismo, messianismo
A) Panorama da etnologia indígena nos últimos 20 anos- Duas aulas expositivas: transformações nos enfoques da etnologia sul-americana e o estatuto dos estudos de cosmologia indígenaTAYLOR, A C. - L’américanisme tropical: une frontière fossile de l’ethnologie? - Histoires de l’Antropologie (XVI/XIX Siècles), Klinscksieck, Paris, 1984 (213-233)HENLEY, P. - Recent themes in the Anthropology of Amazonia: history, exchange, alterity. Review Essay, Bull. Latin Am. Res., vo. 15/2, 1996 (231-245)VIVEIROS DE CASTRO, E. - Imagens of nature and images of society in Amazonian Ethnology. Annual Review of Anthropology, 25, 1996- Temas básicos no estudo de cosmologias indígenas:LOPES DA SILVA, A - Mito, razão, história e sociedade: inter-relações nos universos sócio-culturais indígenas. In: Grupioni, L. D. B. & Lopes da Silva, ª - A temática indígena na escola. MEC/MARI-USP/UNESCO, 1995 (317-335)LOPES DA SILVA, A - Mitos e cosmologias indígenas no Brasil: breve introdução. In: Grupioni, L. D. B. - Índios no Brasil. SMCSP, 1992 (75-82)CLASTRES, P. Mitos e ritos das sociedades da América do Sul, 1982SULLIVAN, L. E. - Summary conclusions (Chap. 9) de “Icanchu’s Drum: na orientation to meaning in South American religions”. Mac Millan, 1988 (615-682) - leitura complementarPaper 1: Mudanças de enfoque no estudo de cosmologias indígenas e sua temática básicaB) Morfologia social e cosmologia como sistema multi-dimensional- Sistemas de classificaçãoDURKHEIM & MAUSS - Algumas formas primitivas de classificação: contribuição ao estudo das representações coletivas (1903) - Ed. Ática, 1978LÉVI-STRAUSS, C. - Le temps retrouvé. In: La pensée sauvage. Chap. 9, Paris, Plon, 1962- Questões relacionadas à comparaçãoCARNEIRO DA CUNHA, M. M. & VIVEIROS DE CASTRO, E. - Vingança e temporalidade: os Tupinanbá. Anuário Antropológico 85, 1986 (57-78)VIVEIROS DE CASTRO, E. - O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. Revista de Antropologia, USP, vol. 35, 1992 (21-74)OVERING, J. - Elementary structures of reciprocity: a comparative note on Guianese, Central Brazilian and North-West Amazon Society - Antropologia, vol. 52/62, 1984Paper 2: A relação entre estrutura social e estrutura cosmológica. Discussão de alguns princípios relevantes para a etnologia sul-americanaC) Vias de acesso privilegiadas no estudo de cosmologias indígenas- Mito, mitologia, históriaMÉTRAUX, A - Os gêmeos míticos. In: A religião dos Tupinambá (Cap. 2), Brasiliana, vol. 267, 2 ed., 1979 (21-43)LÉVI-STRAUSS, C. - História de Lince (Capítulos 4, 5 e 19), Companhia das Letras, são Paulo, 1993GALLOIS, D. T. - Mairi revisitada: a reintegração da fortaleza de Macapá na tradição oral dos Waiãpi. NHII-USP/FAPESP, 1993 - leitura complementar- Etnografia de rituaisHUGH-JONES, S. - Como as folhas no chão da floresta: espaço e tempo no ritual Barasana. XLII Congresso dos Americanistas, 1978, apost., 20p.VILAÇA, A - O canibalismo funerário Pakaa-Nova: uma etnografia. In: Carneiro da Cunha & Viveiros de Castro - Amazônia, Etnologia e História Indígena. NHII-USP/FAPESP, 1993 (285-310)DAP POZ, J. - Homens, animais e inimigos: simetrias entre mito e rito nos Cinta-Larga. Revista de Antropologia, USP, vol. 36, 1994 (177-205)- Concepção de pessoaVIVEIROS DE CASTRO, E. - A fabricação do corpo na sociedade xinguana. Bol. Museu Nacional, vol. 32, 1979 (2-19)- Etiologia da doença e do infortúnioBUCHILLET, D. - Interpretação da doença e simbolismo ecológico entre os índios Desana. Bol. Museu Paraense Emilio Goeldi, Antropologia 4(1), 1988 (27-42)REICHEL-DALMATOFF, G. - Cosmology as Ecological Analysis: a view from the rain-forest. Man 11/3, 1976 (307-318)- Transformações: humano/ “não”-humanoCHAUMEIL, J. P. - Du végétal à l’humanin: une conception “énergétique”de l’évolution en basse amazonie péruvienne. Annales de la Fondation Fyssen 4, Paris, 1989 (15-24)RIVIÈRE, P. - AAE na Amazônia. Revista de Antropologia, USP, vol. 38/1, 1995 (191-203)VIVEIROS DE CASTRO, E. - Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Dat., 1996, 26p.Paper 3: Rendimento específico e possibilidades de articulação entre as diferentes “vias de acesso” ao estudo de cosmologias indígenasD) Instituições- XamanismoLANGDON, E. J. M. - Introdução: xamanismo, velhas e novas perspectivas. In: Xamanismo no Brasil. Novas Perspectivas, Ed. Da UFSC, 1996 (9-38)HAMAYON, R. - Des chamanes au chamanisme. L’Ethnographie, vol. 96/97, 1985 (13-48)- Relações exteriores e guerraMENGET, P. - Guerres, sociétés et visions du monde dans les basses terres de l’Amérique du Sud/Jalons pour une étude comparative. Journal de la Société des Américanistes, vol. LXXI, 1985 (131-141)CHAUMEIL, J. P. - Échange d’énergie: guerre, identité et reproduction sociales chez les Yagua de l’Amazonie Péruvienn. Idem (143-157)MENGET, P. - Notas sobre as cabeças munduruku: etnografia. In: Carneiro da Cunha & Viveiros de Castro - Amazônia, Etnologia e História Indígena, NHII-USP/FAPESP, 1993 (286-321)- Movimentos proféticos e messiânicosWRIGHT, R. - Os guardiães do cosmos: pajés e profetas entre os Baniwa. In: Langdon, J. - Xamanismo no Brasil, 1996 (75-116)ALBERT, B. - L’or cannibale et la chute du ciel: une critique chamanique de l’économie politique de la nature (Yanomami, Brésil). L’Homme, vol. 126/128 (348-378)