A reflexão sobre as formas não-européias de vida social se constituiu a partir do di-álogo entre os modelos analíticos e as paisagens etnográficas da África, Oceania, Índia e América do Norte. Até muito recentemente, a América do Sul esteve à mar-gem deste movimento sistemático. Os últimos trinta anos assistiram, no entanto, a uma mudança significativa neste quadro, com o avanço quantitativo e qualitativo das pesquisas em sociedades da Amazônia e do Brasil Central e a consolidação do ame-ricanismo tropical como sub-especialidade da Etnologia. Essa consolidação tem cor-respondido à formulação de uma problemática própria, tributária do acúmulo de pesquisas de campo intensivas, desenvolvidas em contato permanente com os hori-zontes teóricos de nossa disciplina, que se manifesta nos esforços recentes de gene-ralizações teóricas, de classificações tipológicas mais sofisticadas e de sínteses com-parativas das sociedades do continente. Este curso tem por objetivo focalizar a soci-abilidade ameríndia do ponto de vista de suas classificações sócio-cosmológicas, políticas, institucionais e pessoais.
Cardoso de Oliveira, R. 1983. Enigmas e Soluções: Exercícios de Etnologia e de Crítica. Tem-po Brasileiro. Caps. 3 e 5Carneiro da Cunha, M. & Viveiros de Castro, E. 1985 “Vingança e Temporalidade: Os Tupinambá”. Journal de la Société des Américanistes, 71: 129-208.Carneiro da Cunha, Manuela. “De amigos formais e pessoas; de companheiros, espelhos e identida-des”. In: Carneiro da Cunha, M. 1986. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidadeChernela, J.1983. “Estrutura Social do Uaupés”. In: Anuário Antropológico 81. Tempo Brasileiro.Crocker, J.C. “Reciprocidade e Hierarquia entre os Bororo Orientais”. In: Schaden, E. Org. 1976. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo, Companhia Editora Nacional.__________. “Las reflexiones del sí”. In: Lévi-Strauss, C. Org. 1977. La Identidad . Ediciones PetrelDal Poz, João. 1993. “Homens, animais e inimigos: Simetrias entre mito e rito nos Cinta-Larga”. 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PPGAS, MN, UFRJMelatti, Julio C. “Nominadores e Genitores: um aspecto do dualismo krahó”. In: Schaden, E. Org. 1976. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo, Companhia Editora Nacional.____________. “Estrutura social marubo: um sistema australiano na Amazônia. Anuário Antro-pológico, 76.Saake, Guilherme. “O mito do Jurupari entre os Baniwa do rio Içana”. In: Schaden, E. Org. 1976. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo, Companhia Editora Nacional.______________. “Uma narração mítica dos Baniwa”. In: Schaden, E. Org. 1976. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo, Companhia Editora Nacional.Seeger, Anthony; Da Matta, Roberto e Viveiros de Castro, E. 1979. “A Construção da Pessoa nas Sociedades Indígenas Brasileiras.” In: Boletim do Museu Nacional. Antropologia n. 32.Silva, Marcio. “Masculino e Feminino entre os os Enawene-Nawe”. Sexta-Feira: Antropologia, Artes e Humanidades. Ano 2, Vol. 2. 1998___________. “Ritual e economia: processos de sociabilidade enawene-nawe”. 1997. dat._________. “Sistemas Dravidianos na Amazônia: o caso waimiri-atroari”. In: Viveiros de Castro, E. Org. 1995. Antropologia do Parentesco: Estudos Ameríndios. Editora UFRJ.Valladão, Virginia. Vídeo Yãkwa: o banquete dos Espíritos. Prod. CTI, 1995Vilaça, Aparecida. “O Canibalismo Funerário Pakaa-Nova: uma nova etnografia”. In: Viveiros de Castro, E. & Carneiro da Cunha, M. (orgs.) Amazônia: etnologia e história indígena. EDUSP/NHII.Viveiros de Castro, E.B . 1996. “Os Pronomes Cosmológicos e o Perspectivismo Ameríndio”. In: Mana, vol 2, n? 2. PPGAS, MN, UFRJ___________________. “Sociedades Minimalistas: a propósito de um livro de Peter Rivière”. In: Anuário Antropológico 85. Tempo Brasileiro.___________________. 1985. “Os Deuses Canibais”. In: Revista de Antropologia, Vols 27/28. USP/FFLCH/DCS.___________________. 1993 Alguns aspectos da afinidade no dravidianato amazônico. In: Viveiros de Castro, E. & Carneiro da Cunha, M. (orgs.) Amazônia: etnologia e história indígena. E-DUSP/NHIICronograma das leituras1a. aula: Descendência e AliançaDumont, L. 1971. Introduction à deux théories d’anthropologie sociale. Éditions de l’École dede Hautes Études en Sciences Sociales (ed. espanh. 1975 Anagrama). 2a. aula: As terras baixas - uma apresentaçãoSeeger, Anthony; Da Matta, Roberto e Viveiros de Castro, E. 1979. “A Construção da Pessoa nas Sociedades Indígenas Brasileiras.” In: Boletim do Museu Nacional. Antropologia n. 32.3a. aula: O Brasil Central ILévi-Strauss, C. 1976. As Estruturas Elementares do Parentesco. Vozes. Cap. IVDaMatta, R. “Uma reconsideração da morfologia social Apinayé”. In: Schaden, E. Org. 1976. Lei-turas de Etnologia Brasileira. São Paulo, Companhia Editora Nacional.4a. aula: O Brasil Central IIMelatti, Julio C. “Nominadores e Genitores: um aspecto do dualismo krahó”. In: Schaden, E. Org. 1976. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo, Companhia Editora Nacional.Carneiro da Cunha, Manuela. “De amigos formais e pessoas; de companheiros, espelhos e identida-des”. In: Carneiro da Cunha, M. 1986. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade5a. aula: O Brasil Central IIICrocker, J.C. “Reciprocidade e Hierarquia entre os Bororo Orientais”. In: Schaden, E. Org. 1976. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo, Companhia Editora Nacional.__________. “Las reflexiones del sí”. In: Lévi-Strauss, C. Org. 1977. La Identidad . Ediciones Petrel6a. aula: Amazônia OcidentalCardoso de Oliveira, R. 1983. Enigmas e Soluções: Exercícios de Etnologia e de Crítica. Tem-po Brasileiro. Caps. 3 e 5Melatti, Julio C. “Estrutura social marubo: um sistema australiano na Amazônia. Anuário Antro-pológico, 76.7a. aula: Noroeste AmazônicoSaake, Guilherme. “O mito do Jurupari entre os Baniwa do rio Içana” e “Uma narração mítica dos Baniwa”. In: Schaden, E. Org. 1976. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo, Com-panhia Editora Nacional.Chernela, J.1983. “Estrutura Social do Uaupés”. In: Anuário Antropológico 81. Tempo Brasileiro.8a. aula: O Norte AmazônicoViveiros de Castro, E.B. “Sociedades Minimalistas: a propósito de um livro de Peter Rivière”. In: Anuário Antropológico 85. Tempo Brasileiro.9a. aula: Amazônia: Norte/Sul IHoward, Catherine. “Pawana: a farsa dos visitantes entre os Waiwai da Amazônia”. In: Viveiros de Castro, E. & Carneiro da Cunha, M. (orgs.) Amazônia: etnologia e história indígena. EDUSP/NHII Dal Poz, João. 1993. “Homens, animais e inimigos: Simetrias entre mito e rito nos Cinta-Larga”. Revista de Antropologia, vol. 36: 177-20611a. aula: Amazônia: Norte/Sul IISilva, Marcio. “Sistemas Dravidianos na Amazônia: o caso waimiri-atroari”. In: Viveiros de Castro, E. Org. 1995. Antropologia do Parentesco: Estudos Ameríndios. Editora UFRJ.Fausto, Carlos. “De primos e sobrinhas: terminologia e aliança entre os Parakanã (tupi) do Para”. In: Viveiros de Castro, E. Org. 1995. Antropologia do Parentesco: Estudos Amerín-dios. Editora UFRJ.10a. aula: Amazônia Oriental, Ocidental e os Tupi da Costa Viveiros de Castro, E.B. 1985. “Os Deuses Canibais”. In: Revista de Antropologia, Vols 27/28. USP/FFLCH/DCS.Vilaça, Aparecida. “O Canibalismo Funerário Pakaa-Nova: uma nova etnografia”. In: Viveiros de Castro, E. & Carneiro da Cunha, M. (orgs.) Amazônia: etnologia e história indígena. EDUSP/NHII. Carneiro da Cunha, M. & Viveiros de Castro, E. 1985 “Vingança e Temporalidade: Os Tupinambá”. Journal de la Société des Américanistes, 71: 129-208.12a. aula: A “Afinidade” na América do SulViveiros de Castro, E.B. 1993 Alguns aspectos da afinidade no dravidianato amazônico. In: Viveiros de Castro, E. & Carneiro da Cunha, M. (orgs.) Amazônia: etnologia e história indígena. EDUSP/NHII 13a. aula: Sociedade e Natureza na América do Sul: análise de um caso (1/2)Silva, Marcio. “Masculino e Feminino entre os os Enawene-Nawe”. Sexta-Feira: Antropologia, Artes e Humanidades. Ano 2, Vol. 2. 1998Valladão, Virginia. Vídeo Yãkwa: o banquete dos Espíritos. Prod. CTI, 199514a. aula: Sociedade e Natureza na América do Sul: análise de um caso (2/2)Silva, Marcio. “Ritual e economia: processos de sociabilidade enawene-nawe”. 1997. dat.15a. aula: O PerspectivismoViveiros de Castro, E.B . 1996. “Os Pronomes Cosmológicos e o Perspectivismo Ameríndio”. In: Mana, vol 2, n? 2. PPGAS, MN, UFRJLima, Tania S. 1996. “O dois e seu múltiplo: reflexões sobre o perspectivismo em ums cosmologia tupi”. In: Mana, vol 2, n? 2. PPGAS, MN, UFRJ