Fornecer ao aluno de Ciências Sociais os elementos teóricos e empíricos capazes de levá-lo a compreender: a) que a sociedade brasileira é, desde sua "invenção", uma sociedade plural, biológica e culturalmente; b) que essa pluralidade ou diversidade historicamente construída não é vivida tranqüila e harmoniosamente como deixou entender o mito da democracia racial brasileira. Pelo contrário, deu origem aos preconceitos raciais e étnicos que se conjugam para construir o racismo à moda brasileira; c) que este racismo prejudica o processo de formação da cidadania e da democracia brasileiras.
- Conceitos básicos: raça, etnia, cultura, civilização, etnocentrismo, preconceito, racismo- As possíveis leituras do racismo: biológica, sociológica, antropológica, psicológica e psicanalítica- Diferentes formas e manifestações do racismo no mundo: sistema Jim Crow, apartheid, diferencialismo cultural, racismo à brasileira- Características da sociedade multirracial brasileira comparadas às outras sociedades historicamente racistas como os Estados Unidos e a África do Sul- A problemática da formação da identidade nacional versus as identidades étnicas- Pluralismo, cidadania e democracia no Brasil- Lutas anti-racistas, integracionismo, nacionalismo/separatismo negro, multiculturalismo, ação afirmativa, políticas públicas etc.- Globalização e identidades
Carvalho, José Jorge de. Inclusão étnica e Racial no Brasil: a questão das cotas no ensino superior. São Paulo: Attar Editorial, 2005 pp. 19 – 34.Castells, Manuel. O Poder da Identidade – volume II Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. pp. 20 – 29.Cavalli-Sforza,Luca; Cavalli-Sforza,Francesco. Quem Somos? História da Diversidade Humana. São Paulo: Editora UNESP, 2002. pp.303-324.Hall Stwart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10ª ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2005 – pp 7 -22.Morgan,Kathryn L. Filhos de Estranhos. As Histórias de uma família negra. São Paulo; Terceira Margem,2002. pp.93-128. MUNANGA, Kabengele. Algumas Considerações sobre “raça”, ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos. In: Revista USP – Racismo I – dezembro/janeiro/fevereiro de 2005 – 2006. pp. 46 – 57.MUNANGA, Kabengele. Uma Abordagem Conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: André Augusto P Brandão (org.) Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade Brasileira. Editora da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 200_ - 17 - 34MUNANGA,Kabengele(org.).Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. São Paulo, Edusp/Estação Ciência, 1996, pp. 79-94.MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte, Autêntica, 2004 – pp. 121 – 141.NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo, T. A Queiroz, 1985, pp. 67-93Reis, Eneida de Almeida dos. Mulato: Negro–Não Negro e/ou Branco-Não Branco. São Paulo: Editora Altana,2002. pp.38-92.Santos, Gislene Aparecida dos.A Invenção do Ser Negro. Rio de Janeiro: Pallas, 2002. pp.43-61.SCHWARCZ, Lilia Moritz & Queiroz, Renato da Silva (orgs.) Raças e diversidade. São Paulo, Edusp, 196, pp. 83-95.SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo, Companhia das Letras, 1993, pp. 43-66.TODOROV, Tzvetan. Nós e os outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana. Vol. I, Rio de Janeiro, Zahar Editor,1993, pp.21-31.