Permitir ao aluno de graduação em Ciências Sociais uma maior familiaridade com a imagem. Isto implica entender a imagem como forma específica de linguagem, que se diferencia a partir dos diferentes meios que a veiculam (foto, vídeo, tv, cinema). Implica também entender a emergência histórica da Antropologia Visual e verificar as possibilidades de uso da imagem de uma perspectiva antropológica: a ) como instrumento de pesquisa, através da utilização de fotos e vídeos não apenas como registro de observação, mas também como elementos que permitem a criação de um setting específico para a pesquisa de campo; b) como documento de pesquisa, ou seja, como dado a ser incorporado na análise de uma realidade específica; c) como produto final a ser apresentado após os resultados de uma pesquisa antropológica.
I. IMAGEM E ANTROPOLOGIA1.A imagem nas Ciências Sociais2. Visualidade e conhecimento na tradição ocidentalII. A IMAGEM COMO LINGUAGEM; SINTAXE DA LINGUAGEM VISUAL.1. Aspectos gerais da linguagem – componentes da descrição linguística; conceitos básicos da descrição linguística – signo, referente, significante, significado, paradigma, sintagma.2. Sintaxe da Linguagem Visual3. Antropologia, Arte e Conhecimento, algumas abordagens.III. O ADVENTO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DA IMAGEM, A CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODOS DE REPRESENTAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA ANTROPOLOGIA VISUAL1. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica.2. O desenvolvimento da Antropologia Visual3. Fotografia4. A fotografia e a verossimilhança.IV. A PRODUÇÃO DE IMAGENS E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO 1. O filme etnográfico – considerações preliminares2. O filme etnográfico é possível?3. Jean Rouch o antropólogo cineasta4. David e Judith MacDougall
- Barthes, R.: Le Degré Zero de L'Écriture - elements de Semiologie. Ed. du Seuil. Paris, 1964.- Barthes - O Óbvio e o Obtuso . Ed. Nova Fronteira. RJ, 1990.Capítulos: A Mensagem Fotográfica (ps. 11-25) .). e Arcimboldo ou Retórico e Mágico. (ps. 117-134)- Barthes: A Câmara Clara. Ed. Nova Fronteira. RJ, 1984.- Bateson, G. e Mead, Margaret: Balinese Character - a photographic analysis. Special Publications of the New York Academy of Sciences, vol. II. 1942. - Bazin, Andre: O Cinema - Ensaios. Ed. Brasiliense. São Paulo, 1991.- Beceyro, Raul: Ensayos sobre Fotografia. Editorial Arte y Libros. - Ben-Ari, Eyal: Posing, Posture and Photographic Presences: a rite of passage in a japanese commuter village. IN Man, 26, ps. 87-104. - Benjamim, W.: A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. IN Os Pensadores, vol. XLVIII. Ed. Abril (ps. 9-34).- Berger, John: Ways of Seeing. Penguin Books, 1972. (há tradução em português pela Martins Fontes). - Bittencourt, Luciana Aguiar: Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. IN Feldman-Bianco, B. e Moreira Leite, M. Desafios da Imagem – fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências Sociais. Papirus Ed. Campinas, 1998. (ps. 197-212). - Boas, Franz: Primitive Art. Dover Publications, New York, 1955.- Cadernos de Antropologia e Imagem, n. 1. - Caiuby Novaes, Sylvia: O uso da imagem na Antropologia. IN Samain, Etienne: O Fotográfico. Editora HUCITEC, CNPq. São Paulo, 1998. (ps. 113-119).- Carelli, Vincent: Vídeo e reafirmação étnica.IN Caderno de Textos de Antropologia Visual. Museu do Indio, RJ, 1987. - Carneiro da Cunha, M.: Imagens de Indios do Brasil: O Século XVI. IN Revista de Estudos Avançados vol. 4, n. 10, Set.- Dez. 1990.- Charney, Leo e Schwartz, Vanessa (Orgs.): O cinema e a invenção da vida moderna. Cosac&Naify. São Paulo, 2001.- Clifford, James e Marcus, George: Writing Culture - the poetics and politics of ethnography. University of California Press. Berkeley, 1986.- Collier, J e Collier, M.: Visual Anthropology – photography as a research method. University of New Mexico Press. Albuquerque, 1986. Caps. 11 a 14.- Colombres, A.: Cine, Antropologia y Colonialismo. Ediciones del Sol. CLACSO. Buenos Aires, 1985. Parte II - Entrevistas (Jean Rouch e Jorge Prelorán) (ps. 79-120).- Crawford, P. and Turton, David: Film as Ethnography. Manchester Univ. Press. Manchester, 1992. Caps. 4, 7 e 9. - Crawford, P. e Simonsen, J.: Ethnographic Film - Aesthetics and Narrative Traditions. Intervention Press. Aarhus, 1992.- Da-Rin, Silvio: Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Azougue editorial. Rio de Janeiro, 2004. Capítulo 8 – Verdade e Imaginação. (ps. 149 a 167). - Dubois, Philippe: O Acto Fotográfico. Ed. Vega. Lisboa, 1992. (ps. 17-50).- Ducrot, O. e Todorov, T.: Dicionário Enciclopédico das Ciências da Linguagem. Ed. Perspectiva. SP 1972.- Edwards, Elizabeth: Anthropology and Photography, 1860-1920. Yale Univ. Press. New Haven and London, 1992.- Fabris, Annateresa (Org.): Fotografia, usos e funções no século XIX. EDUSP. São Paulo, 1991.- Fatorelli, Antonio: Fotografia e Modernidade. IN Samain, Etienne: O Fotográfico. HUCITEC. São Paulo, 1998. (ps. 85-97).- Flaherty, R.: How I Filmed Nanook of the North. IN Geduld (Ed.): Film Makers on Film Making. Pelican. Londres, 1967. - Foucault, Michel: As Palavras e as Coisas. Livraria Martins Fontes Ed.. São Paulo, 1992.- Freund, Gisèle: Fotografia e Sociedade. Ed. Vega. Lisboa. - Biren, J.: Lesbian Photography - seeing through our own eyes. IN Studies in Visual Communication, vol. 9, n. 2, 1983. - Gauthier, Guy: Le Documentaire, un autre cinema. Armand Colin. Paris, 2005. - Geertz, C.: O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Ed. Vozes, Petrópolis, 1997. Capítulo: Arte como sistema cultural. - Ginsburg, Faye: Indigenous Media: Faustian Contract or Global Village? (xerox do artigo no Laboratório de Antropologia).- Goldberg, Vicki: The Power of Photography - how photographs changed our lives. Abbeville Pres Publishers. N.York, 1991. - Gombrich, E.H.: Art & Illusion – a study in the psychology of pictorial representation. Phaidon. Londres, 1993.- Grimshaw, Anna: The Ethnographer`s Eye – ways of seeing in modern anthropology. Cambridge University Press. Cambridge, 2001. Capítulo 6: The anthropological cinema of Jean Rouch. (ps. 90-120) e Capítulo 7: The anthropological cinema of David and Judith MacDougall. (ps. 121-148).- Grimshaw, Anna: The eye in the door: anthropology, film and the exploration of interior space. In Banks, M. e Morphy, H.: Rethinking Visual Anthropology. Yale University Press. New Haven & London, 1997. (ps. 36-52).- Gunning, Tom: O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema. IN Charney, Leo e Schwartz, Vanessa (Orgs.): O cinema e a invenção da vida moderna. Cosac&Naify. São Paulo, 2001. (ps. 39-80). - Guran, Milton: Linguagem Fotográfica e Informação. Rio Fundo Ed. RJ, 1992.- Hartmann, Thekla: A Contribuição da Iconografia para o Conhecimento de Indios Brasileiros do Século XIX. IN Coleção Museu Paulista, série Etnologia vol. 1. SP, 1975. - Hockings, P.: Principles of Visual Anthropology. Mouton, The Hague, 1975.- Howes, David: The varieties of sensory experience: a sourcebook in the anthropology of the senses. University of Toronto Press. Toronto, 1991. - Ivins, William: Prints and Visual Communication. The MIT Press. 1992. (1ª. edição 1969). - Kossoy, Boris: Fotografia e memória. IN Samain, Etienne: O Fotográfico. Editora HUCITEC, CNPq. São Paulo, 1998. (ps. 41-47).- Küchler, Susanne e Melion, Walter: Images of Memory – on remembering and representation. Smithsonian Institution Press. Londres, 1991- Leach, E.: Cultura e Comunicação: A lógica pela qual os símbolos estão ligados. Zahar. RJ, 1978.- Lévi-Strauss, Claude: entrevistas com Georges Charbonnier: Arte lenguage etnologia. Siglo XXI Editores, 1969. Especialmente caps. 7 a 11. - Lévi-Strauss: Pensamento Selvagem. Capítulo I, A Ciência do Concreto, especialmente ps. 33-47 da edição francesa.- Lima, Ivan: A Fotografia é a sua Linguagem. Espaço e Tempo. RJ, 1988.- Lins de Barros, M. e Strozenberg, I.: Álbum de Família. Comunicação Contemporânea. Rio de Janeiro, 1992.- Loizos, Peter: First exits from observational realism: narrative experiments in recent ethnographic films. In Banks, M. e Morphy, Howard: Rethinking Visual Anthropology. Yale Univ. Press, New Haven e Londres, 1997.(ps. 81-104). - Loizos, Peter: Innovation in Ethnographic Film – from innocence to self-consciousness, 1955-1985. Manchester University Press. Manchester, 1993. Capítulo 3: Challenging documentation-realism: three early experiments by Jean Rouch. (ps. 45-66). - MacDougall, David: The Corporeal Image – film, ethnography and the senses. Princeton University Press. Princetojn, 2006. - MacDougall, David: Transcultural Cinema. Princeton University Press. Princeton, 1998. - Mead, Margaret: Visual Anthropolgy in a discipline of words. IN Hockings (Ed.), 1975. - Menezes, Paulo: A Trama das Imagens. EDUSP. São Paulo, 1997. - Mitchell, W.J.T.: Iconology - Image, Text, Ideology. The University of Chicago Press. Chicago, 1986.- Montesquieu: Lettres Persanes. Flamarion. Paris, 1964. (Original de 1721).- Moreira Leite, Miriam: Retratos de Família. EDUSP. São Paulo, 1993. - Moreira Salles, João: A dificuldade do documentário. IN Martins, José de Souza et alli: O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. EDUSC. Bauru, 2005. (ps. 57 – 71). - Morphy, Howard e Perkins, Morgan: The Anthropology of Art. Blackwell Publishing. Oxford, 2006.- Mourão, Dora e Labaki, Amir (Orgs.): O Cinema do Real. Cosac & Naify. São Paulo, 2005. - Nichols, B.: Representing Reality. Indiana Univ. Press. Bloomington, 1991. - Nichols, Bill: Ideology and the Image. Indiana University Press. Bloomington, 1981. - Ong, Walter: World as view and world as event. American Anthropologist, 71, 1969. (ps. 634-647). - Ortiz, Renato: Cultura e Mercado. IN Cultura e Modernidade. Brasiliense. SP, 1991. (ps. 63-117). - Pink, Sarah: The future of visual anthropology – engaging the senses. Routledge. London e New York, 2006. - Porto Alegre, Maria Sylvia: Imagem e representação do índio no século XIX. IN Grupioni (Org.) Indios no Brasil. SMC de SP. 1992.- Recherches Amerindiennes au Quebec, vol. X, n. 4, 1981.- Revista L`Homme, 165, jan.-mar 2003. São vários os artigos deste número que discutem a obra de Aby Warburg. Ver especialmente o de- Samain, Etienne: Um retorno à “Câmara Clara”. Roland Barthes e a antropologia visual. IN Samain, Etienne: O Fotográfico. Editora HUCITEC, CNPq. São Paulo, 1998. (ps. 121-134). - Saussure, F.: Curso de Linguística Geral. Ed. Cultrix, EDUSP. 1969.- Severi, Carlo: Warburg anthropologue ou le déchifrement d’une utopie – de la biologie des images à l’anthropologie de la mémoire. (ps. 77-128). - Sontag, Susan: Na Caverna de Platão. IN Sontag- Ensaios sobre Fotografia. Publicações Dom Quixote. Lisboa, 1986. (ps. 13-32). - Stoller, Paul: The Taste of Ethnographic Things – the senses in Anthropology. University of Pennsylvania Press. 1989. - Sztutman, Renato: Imagens perigosas – A possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch Revista Cadernos de Campo, São Paulo, . 13, 2005.- Sztutman, Renato: Jean Rouch e o cinema como subversão de fronteiras. Revista Sexta Feira. São Paulo, v. 1, n. 1, 1997. - Sztutman, Renato: Jean Rouch, um antropólogo cineasta. In Caiuby Novaes et alli: Escrituras da Imagem. EDUSP. São Paulo, 2004. - Taussig, Michael: Mimesis and Alterity. Routledge. Londres, 1993. - Taylor, Lucien (Ed.): Visualizing Theory. Routledge. New York, 1994. - Turner, T.: Defiant Images: Kaiapo appropriations of video. Forman Lecture, 1992. Ver tradução em português publicada na Revista de Antropologia.- Wolff, Francis: Por trás do espetáculo: o poder das imagens. In Novaes, Adauto (Org.): Muito Além do Espetáculo. Editora SENAC. São Paulo, 2005. (ps. 17 a 45). - Yates, Frances: The Art of Memory. Pimlico. Londres, 1966. Capítulos: A Retórica da Imagem (ps. 27-43).