Oferecer uma perspectiva antropológica de interpretação do processo de formação das religiões afro-brasileiras sublinhando seus diálogos com a cultura nacional em termos de comportamento, estilo de vida, produção simbólica e construção identitária.
Oferecer ao aluno de ciências sociais uma perspectiva antropológica de interpretação do processo de formação e da dinâmica das religiões afro-brasileiras sublinhando seus diálogos com a cultura nacional em termos de comportamento, estilo de vida e produção simbólica.
O curso apresenta, na primeira parte, uma perspectiva diacrônica da formação das religiões afro-brasileiras a partir das principais matrizes que as geraram: a matriz africana, o catolicismo popular e as religiões indígenas. Considerando a religião como um sistema cultural, privilegia, numa abordagem sincrônica, os dois modelos mais conhecidos destas religiões (o candomblé e a umbanda), tratando-os em termos de estrutura ritual, cosmologias, liturgia, organização social, noção de pessoa etc. Na segunda parte, propõe uma discussão sobre os diálogos da religiosidade afro-brasileira com algumas esferas da cultura nacional (música, dança, festas populares, literatura, artes plásticas etc.) buscando analisar as estratégias e os contextos políticos que os possibilitam. Finalmente, na terceira parte, apresenta algumas tendências contemporâneas de análise dos significados das heranças africanas na construção identitária das populações negras no Brasil.
Unidade I:BASTIDE, Roger - As Religiões Africanas no Brasil. São Paulo. Pioneira. 1985.DANTAS, Beatriz G. - Vovó Nagô e Papai Branco. Rio de Janeiro. Graal. 1988. ORTIZ, Renato - A Morte Branca do Feiticeiro Negro. Rio de Janeiro. Vozes. 1978. BRUMANA, Fernando & MARTINEZ, Elda – Marginália sagrada. Campinas, Ed. da Unicamp, 1991.Unidade II:VIANNA, Hermano - O Mistério do Samba. Rio de Janeiro, Zahar,1995.ARAÚJO, Emanoel (org.) – A Mão Afro-brasileira – significados da contribuição artística e histórica. São Paulo, Tenenge, 1988.MAGGIE, Yvonne - Medo de Feitiço: Relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro. Arquivo Nacional. 1992 (Introdução e conclusão)SANTOS, Jocélio Teles – O poder da cultura e a cultura no poder. A disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador, Edfuba, 2005 (Cap. 3- “O candomblé como ‘imagem força’ do estado”).MONTES, Maria Lucia – “Figuras do Sagrado: Entre o público e o privado”. In: História da vida privada no Brasil. Vol 4, São Paulo, Companhia das Letras, 1998.Unidade III - Ampliando a discussão para os significados da diáspora africana nas Américas:GILROY, Paul – The Black Atlantic: Modernity and Double Consciousness. Cambridge: Harvard UP, 1992.MATORY, James Lorand - Black Atlantic Religion: Tradition, Transnationalism, and Matriarchy in the Afro-Brazilian Candomble. Princeton University Press, 2005.MINTZ, Sidnei & PRICE, Richard – The Birth of African-American Culture: an Anthropological Perspective. Boston, Beacon Press, 1992