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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0338 - Paradigmas do Teatro na Antropologia
Theater Paradigms in Anthropology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Pretende-se neste curso: a) levantar questões a respeito da representação e seus efeitos de poder sobre o representado, a partir de leituras de Tzvetan Todorov, Marshall Sahlins, Robert Darnton, Edward Said, e Mikhael Bakhtin;  b) discutir os alcances e limites do paradigma do teatro dramático na antropologia, que se configura nas obras de Victor Turner e Clifford Geertz; c) explorar, às margens deste paradigma, possibilidades de enfoques alternativos que se encontram no teatro épico de Brecht e no pensamento de Walter Benjamin.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65740 - John Cowart Dawsey
 
Programa Resumido
Pretende-se neste curso: a) levantar questões a respeito da representação e seus efeitos de poder sobre o representado, a partir de leituras de Tzvetan Todorov, Marshall Sahlins, Robert Darnton, Edward Said, e Mikhael Bakhtin;  b) discutir os alcances e limites do paradigma do teatro dramático na antropologia, que se configura nas obras de Victor Turner e Clifford Geertz; c) explorar, às margens deste paradigma, possibilidades de enfoques alternativos que se encontram no teatro épico de Brecht e no pensamento de Walter Benjamin.
 
 
 
Programa
Pretende-se analisar detalhadamente enfoques e conceitos associados a quatro autores: a) Victor Turner (drama social, liminalidade, e “communitas”); b) Clifford Geertz (cultura, drama, e “descrição densa”); c) Bertolt Brecht (teatro épico, “efeitos de distanciamento”, “gestus social”), e d) Walter Benjamin (“imagem dialética”, “iluminação profana”, e alegoria).
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso pretende gerar um clima de discussões e de oficina de trabalho a partir de leituras, seminários, projetos de pesquisa e aulas expositivas.
Critério
Os alunos serão responsáveis por leituras, seminários, e dois ensaios (envolvendo, possivelmente, pesquisa de campo).
Norma de Recuperação
A avaliação deverá ser feita a partir de uma prova escrita a respeito de todos os textos discutidos e de um ensaio (envolvendo, possivelmente, pesquisa de campo).
 
Bibliografia
     
Bakhtin, M.A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: EdUnb/Hucitec, 1993
Benjamin, W. Obras Escolhidas. 3 volumes. SP: Brasiliense
Brecht, B. Teatro Completo. 12 volumes. RJ: Paz e Terra
Darnton, R. O Grande Massacre de Gatos. Rio de Janeiro: Graal, 1988
Geertz, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978
Geertz, C. Negara: O Estado Teatro no Século XIX. Lisboa: Difel, 1991
Geertz, C. O Saber Local. Petrópolis: Vozes, 1998
Sahlins, M. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990,
Said, E. Orientalismo: O Oriente como Invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990
Todorov, T. A Conquista da América: A Questão do Outro. São Paulo: Martins Fontes, 1991
Turner, V. The Forest of Symbols. Ithaca and London: Cornell University Press, 1967
Turner, V. From Ritual to Theatre. New York: PAJ Publications, 1982)
Turner, V. The Ritual Process. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1969
Turner, V. Dramas, Fields, and Metaphors. Ithaca and London: Cornell University Press, 1974

Bibliografia complementar:
Barthes, Roland. O Rumor da Lingua. Lisboa: Edições 70, 1987
Bolle, W. Fisiognomia da Metrópole Moderna. SP: Edusp, 1994
Bornheim, Gerd. Brecht: A Estética do Teatro. SP: Graal
Buck-Morss, S. The Dialectics of Seeing. Cambridge and London: The MIT Press, 1989
Brecht, B. “Função Social do Teatro”. In: Sociologia da Arte III, org. G. Velho. RJ: Zahar, 1967
Dawsey, J.C. De que Riem os “Bóias-Frias”? Walter Benjamin e o Teatro Épico de Brecht em Carrocerias de Caminhões. Tese de livre-docência. USP, 1999
Ewen, Frederic. Bertolt Brecht: Sua Vida, Sua Arte, Seu Tempo. SP: Editora Globo, 1967
Gagnebin, J. M. História e Narração em Walter Benjamin. SP: Perspectiva, 1994
Kothe, F. (org.) Walter Benjamin. SP: Ática, 1985
Matos, O. Os Arcanos do Inteiramente Outro. SP: Brasiliense, 1989
Peixoto, Fernando. Brecht: Uma Introdução ao Teatro Dialético. RJ: Paz e Terra, 1981
Rosenfeld, Anatol. O Teatro Épico. SP: Coleção Buriti, 1965
Taussig, M. The Devil and Commodity Fetishism in South America. Chapel Hill: University of N.C., 1980
Taussig, M. Xamanismo, Colonialismo e o Homem Selvagem. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
 

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