Pretende-se neste curso: a) levantar questões a respeito da representação e seus efeitos de poder sobre o representado, a partir de leituras de Tzvetan Todorov, Marshall Sahlins, Robert Darnton, Edward Said, e Mikhael Bakhtin; b) discutir os alcances e limites do paradigma do teatro dramático na antropologia, que se configura nas obras de Victor Turner e Clifford Geertz; c) explorar, às margens deste paradigma, possibilidades de enfoques alternativos que se encontram no teatro épico de Brecht e no pensamento de Walter Benjamin.
Pretende-se analisar detalhadamente enfoques e conceitos associados a quatro autores: a) Victor Turner (drama social, liminalidade, e “communitas”); b) Clifford Geertz (cultura, drama, e “descrição densa”); c) Bertolt Brecht (teatro épico, “efeitos de distanciamento”, “gestus social”), e d) Walter Benjamin (“imagem dialética”, “iluminação profana”, e alegoria).
Bakhtin, M.A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: EdUnb/Hucitec, 1993Benjamin, W. Obras Escolhidas. 3 volumes. SP: BrasilienseBrecht, B. Teatro Completo. 12 volumes. RJ: Paz e TerraDarnton, R. O Grande Massacre de Gatos. Rio de Janeiro: Graal, 1988Geertz, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978Geertz, C. Negara: O Estado Teatro no Século XIX. Lisboa: Difel, 1991Geertz, C. O Saber Local. Petrópolis: Vozes, 1998Sahlins, M. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990, Said, E. Orientalismo: O Oriente como Invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990Todorov, T. A Conquista da América: A Questão do Outro. São Paulo: Martins Fontes, 1991Turner, V. The Forest of Symbols. Ithaca and London: Cornell University Press, 1967Turner, V. From Ritual to Theatre. New York: PAJ Publications, 1982)Turner, V. The Ritual Process. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1969Turner, V. Dramas, Fields, and Metaphors. Ithaca and London: Cornell University Press, 1974Bibliografia complementar:Barthes, Roland. O Rumor da Lingua. Lisboa: Edições 70, 1987Bolle, W. Fisiognomia da Metrópole Moderna. SP: Edusp, 1994Bornheim, Gerd. Brecht: A Estética do Teatro. SP: GraalBuck-Morss, S. The Dialectics of Seeing. Cambridge and London: The MIT Press, 1989Brecht, B. “Função Social do Teatro”. In: Sociologia da Arte III, org. G. Velho. RJ: Zahar, 1967Dawsey, J.C. De que Riem os “Bóias-Frias”? Walter Benjamin e o Teatro Épico de Brecht em Carrocerias de Caminhões. Tese de livre-docência. USP, 1999Ewen, Frederic. Bertolt Brecht: Sua Vida, Sua Arte, Seu Tempo. SP: Editora Globo, 1967Gagnebin, J. M. História e Narração em Walter Benjamin. SP: Perspectiva, 1994Kothe, F. (org.) Walter Benjamin. SP: Ática, 1985Matos, O. Os Arcanos do Inteiramente Outro. SP: Brasiliense, 1989Peixoto, Fernando. Brecht: Uma Introdução ao Teatro Dialético. RJ: Paz e Terra, 1981Rosenfeld, Anatol. O Teatro Épico. SP: Coleção Buriti, 1965Taussig, M. The Devil and Commodity Fetishism in South America. Chapel Hill: University of N.C., 1980Taussig, M. Xamanismo, Colonialismo e o Homem Selvagem. Rio de Janeiro: Paz e Terra.