Exercitar capacidades de leitura e discussão de textos, aprofundando o conhecimento de grandes temas e propostas teóricas que marcam a trajetória da etnologia sulamericanista.
Esta disciplina propõe a leitura na íntegra de obras de autores brasileiros que contêm importantes contribuições para o desenvolvimento da reflexão em etnologia sulamericanista.
Leitura de (no mínimo) quatro obras na íntegra, dentre as listadas abaixo (conteúdo variável conforme o semestre).
ALBERT, Bruce & RAMOS, Alcida (orgs.). 2002. Pacificando o branco. Cosmologias do contato no norte-amazônico. São Paulo, Editora da Unesp/Imprensa Oficial do Estado. CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1996 [1964]. O índio e o mundo dos brancos. Campinas: Editora da Unicamp CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 1978. Os mortos e os outros. Uma análise do sistema funerário e da noção de pessoa entre os índios Krahó. São Paulo, Hucitec 2009. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo:Cosac & Naify CARNEIRO DA CUNHA, Manuela (org.) 1992 História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Secretaria Municipal da Cultura, FAPESP DA MATTA, Roberto 1976. Um mundo dividido. a estrutura social dos índios Apinayé. Petrópolis: Vozes (Coleção Antropologia, n° 10) FERNANDES, Florestan. 1970. A função social da guerra na sociedade Tupinambá, São Paulo, Pioneira/EDUSP 1975. Investigação etnológica no Brasil e outros ensaios. Petrópolis: Vozes. RIBEIRO, Darcy. 1986 [1968]. Os índios e a civilização. A integração das populações indígenas no Brasil moderno. Petrópolis: Vozes SCHADEN, Egon. 1974. Aspectos fundamentais da cultura Guarani. São Paulo: EDUSP. 1976 Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo:Cia. Ed. Nacional SILVA, Aracy Lopes da. 1986 Nomes e amigos : da prática Xavante a uma reflexão sobre os Jê. São Paulo : USP VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1986. Araweté: os deuses canibais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/ANPOCS. 1999. “Etnologia Brasileira”. In O que ler na ciência social brasileira (1970-1995), Sergio Miceli (org.), Brasília:Editora Sumaré/ANPOCS, pp.109-223. 2002. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac & Naify VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo & CARNEIRO DA CUNHA, Manuela (orgs.). 1993. Amazônia: etnologia e história indígena. São Paulo: NHII/USP/Fapesp.