Oferecer aos alunos uma perspectiva evolutiva da aquisição do comportamento cultural ao longo do processo de hominização, ressaltando a existência de alguns requisitos psicobiológicos indispensáveis à regulação da interação social no nível humano de organização da vida.
a) o processo de hominização; b) aquisição de habilidades culturais; c) a regulação da interação social; d) aspectos anatômicos, fisiológicos e comportamentais da interação social humana: neotenia, ludicidade, comportamento não-verbal, expressão das emoções; e)teorias modernas a respeito da relação inato versus aprendido.
- Charles Darwin – A Expressão das emoções nos animais e no homem. São Paulo, Cia. Das Letras, 2000- Ian Tattersall – The Human Odyssey: four million years of human evolution. New York, Prentice Hall, 1993- Emma Otta: O sorriso e seus significados. Petrópolis, Vozes, 1994- Vera Sílvia Bussab & Fernando Leite Ribeiro – Biologicamente cultural. In: Lídio de Souza et alli (org.) – Psicologia: reflexões (im)pertinentes. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1998- Richard Dawkins – O Gene egoísta. São Paulo, EDUSP, 1975- M.F. Ashley Montagu – Growing Young. N.Y., Bergin & Garvey, 1989- Claude Lévi-Strauss – Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis, Vozes, 1975