Franz Boas ofereceu em 1911 uma definição interpretativa da cultura que inovou consistentemente em relação à de E. B. Tylor, de 1871. Apoiou na noção de história sua concepção metodológica da Antropologia. Assinalou o caráter inconsciente dos fenômenos linguísticos e dos fenômenos etnológicos. Sua contribuição foi formativa e decisiva para a Antropologia, como campo intelectual.O curso tem por objetivo reabrir debate em nosso meio sobre a contribuição boasiana nos cursos de graduação em Ciências Sociais (e também de pós-graduação) neles inexplicável e injustamente ausentes.
1a aula:Aviagem à Terra de Baffin, Canadá: a fundação do trabalho de campo.Vídeo 2a aula:As teorias raciais. A passagem para a noção de tipos humanos. Plasticidade e instabilidade dos tipos.3a aula:O epistolário boasiano: interlocutores dentro e fora da Antropologia: correpondência familiar, etnográfica, acadêmica e política.4a aula:A noção de cultura. A crítica aos evolucionismos e aos determinismos. Noção de cultura em E. B. Tylor e noção de cultura em F. Boas.5a aula:A noção de cultura. Cultura, Civilização e Bildung.A separação dos campos da raça e da cultura.6a aula:A noção de história. A história do “espírito do povo”. Particularismo histórico.7a aula:Filme: Franz Boas. Debate.Prova escrita: Cultura, história e trabalho de campo.Seminário8a aula:Da Física à Etnografia. Da Geografia à Etnografia.A via das Ciências Humanas.Seminário9a aula:Franz Boas e a Lingüística. O caráter inconsciente dos fenômenos lingüísticos.Seminário10a aula:Lingüística e Etnologia. Cultura e Língua. O estudo das línguas indígenas e suas conseqüências para a lingüística.Seminário11a aula:Franz Boas e a Antropologia da Arte. O estudo da arte como análise das representações.Seminário 12a aula:Ciência e Cidadania. Da questão judaica na Alemanha à questão do negro nos Estados Unidos.13a aula:Os ramos da árvore boasiana – Sua “paternidade” para a Antropologia: Kroeber, Benedict e Mead.Vídeo14a aula:Os ramos da árvore boasiana: Os vínculos com Marcel Mauss e Claude Lévi-Strauss. Franz Boas e o Brasil.Vídeo15a aula:Prova final: prova escrita, com consulta, de toda matéria dada.
1. Boas, Franz - Cuestiones Fundamentales De Antropologia Cultural. – Buenos Aires: Lautaro, 1943.2. Boas, Franz - Primitive Art. Oslo, Instituttet for Sammenlignende Kulturforskning, 1927. ( Há edição em português editada em Portugal)3. Boas, Franz - Antropologia Cultural – seleção de textos, apresentação e tradução de Celso Castro . Jorge Zahar, ed. Rio de Janeiro, 2004.4. Boas, Franz - A formação da antropologia americana. 1883 – 1911, organização e introdução George W. Stocking Jr.– Rio de Janeiro – Contraponto – Ed. da UFRJ – 2004.5. Boas, Franz– “Significado etnológico das doutrinas esotéricas”, in Cadernos de Campo, revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia, FFLCH-USP, São Paulo, s.d., tradução de Margarida Maria Moura.6. Berlin, Isaiah – Vico e Herder. Brasília, Editora da UnB-Universidade de Brasília, 1982.7. Freyre, Gilberto – Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro, Editora Record, 41a edição, 1991.8. Lévi-Strauss, Claude – Antropologia Estrutural, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1973.9. Moura, Margarida Maria – Nascimento da Antropologia Cultural: a obra de Franz Boas – São Paulo: Hucitec, 2004.10. Oliveira, Roberto Cardoso de – O trabalho do antropólogo. Editoras Unesp e Paralelo 15, Brasília, 1998.11. Pourchet, Maria Júlia –“Boas e a Antropologia Física”, in Beals, Ralph, ed. Acta Americana, volume 3, Los Angeles, 1945.12. Sahlins, Marshall – Cultura e razão prática. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1979.13. Sorlin, Pierre – O anti-semitismo alemão. São Paulo, Editora Perspectiva, 1974.15. Bibliografia complementar01. Lévi-Strauss, Claude – “Raça e História”, in Raça e Ciência – volume 1, Juan Comas et al. São Paulo, Editora Perspectiva, 1970.02. Lowie, Robert H. – Historia de la Etnología. México, Fondo de Cultura Económica, 1946.03. Mauss, Marcel - “Sociologia e Antropologia”. São Paulo, EPU/EDUSP, vol. 2, 1974.04. Mead, Margaret – Sexo e temperamento. São Paulo, Editora Perspectiva, 1969.