Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0356 - Tópicos de Antropologia I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação: 31/12/2010

Objetivos
Discutir as abordagens antropológicas da linguagem cinematográfica, seja na vertente da disciplina que toma o cinema como objeto de análise, seja no trabalho de antropólogos que se apropriam do cinema ou vídeo como meio de comunicação e expressão.
 
Docente(s) Responsável(eis)
2083459 - Sylvia Maria Caiuby Novaes
 
Programa Resumido
A análise e a produção de filmes são duas das possibilidades que vêm sendo exploradas por pesquisadores no campo da antropologia visual. No curso, discutiremos experiências diversas nas quais as imagens em movimento foram tomadas como objeto e/ou instrumento para produção de conhecimento antropológico.
 
Programa
Antropologia e cinema - primeiros encontros
O filme etnográfico - questões iniciais
Antropólogos no cinema
parte 1 - Os "estudos de cultura à distância"
parte 2 - Estudos fílmicos em campo
O cinema à luz da Antropologia e vice-versa
Jean Rouch: o filme e a antropologia compartilhada
Jean Rouch (parte II)
Antropologia da comunicação audiovisual
Vídeo nas Aldeias
O cinema de David e Judith MacDougall
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, audiovisuais
Critério
Seminário e prova
Norma de Recuperação
Prova
 
Bibliografia
     
Banks, Marcus. "Which films are ethnographic films?". In Crawford, Peter. Film as Ethnography. Manchester: Manchester University Press, 1995 pp 116-130.
Barbosa, Andréa. São Paulo: cidade azul. Imagens da cidade construídas pelo cinema paulista dos anos 80. Tese de doutoramento apresentada ao PPGAS-USP, 2002. (capítulos e filmes a serem definidos).
Benedict, Ruth. O crisântemo e a espada. São Paulo, Editora Perspectiva, 1988 (trechos).
Caiuby Novaes, Sylvia et alli (orgs.). Escrituras da imagem. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2004.
Caiuby Novaes, Sylvia. "O uso da imagem na antropologia". In: Samain, Etienne. O fotográfico. São Paulo, Hucitec, 1998, pp 113-120.
Canevacci, Massimo. Antropologia do cinema. São Paulo, Brasiliense, 1990.
Canevacci, Massimo. Antropologia da comunicação visual. São Paulo, Brasiliense, 1990.
Chen, Nancy & Minh-ha, Trinh T. "Speaking nearby". In Taylor, Lucien (ed.).Visualizing theory. Nova Iorque, Routledge, 1994, pp 433-451.
Gallois, Dominique & Carelli, Vincent. " "Índios eletrônicos": a rede indígena de comunicação". In Sexta Feira. Antropologia artes humanidades, n. 2, São Paulo: Pletora, 1998, pp 26-31.
Gallois, Dominique & Carelli, Vincent. "A experiência waiãpi do vídeo". In Cadernos de campo, v. 2. São Paulo, USP, 1993 pp 25-36.
Gallois, Dominique & Carelli, Vincent. "Antropólogos na mídia: comentários acerca de algumas experiências de comunicação intercultural". In Feldman-Bianco, Bela & Moreira Leite, Miriam. Desafios da Imagem. Campinas: Papirus, 1998, pp 305-319.
Gallois, Dominique & Carelli, Vincent. "Diálogo entre povos indígenas: a experiência de dois encontros mediados pelo vídeo". In Revista de Antropologia, Vol 38 n. 1, 1995 pp 205-259.
Gallois, Dominique & Carelli, Vincent. "Vídeo e diálogo cultural - experiências do projeto Vídeo nas Aldeias". Porto Alegre: UFRGS, 1995, pp 49-57.
Goldmann, Lucien. "Chronique d'un été, vu par". In Cinemaction, Condé-sur-Noireau: Éditions Corlet e Télérama, n. 81, 1996, 122-124.
Grimshaw, Anna. "The anthropological cinema of David and Judith MacDougall" e "The anthropological cinema of Jean Rouch". In Grimshaw, Anna. The Ethnographer's eye. Cambridge, Cambridge University Press, 2001 pp 121-148, pp 90-120.
Grimshaw, Anna. "The innocent eye: Flaherty, Malinowski and the romantic quest". In Grimshaw, Anna. The Ethnographer's eye. Cambridge, Cambridge University Press, 2001
Heider, Karl. "Uma história do filme etnográfico". In Cadernos de Antropologia e Imagem no. 1. Rio de Janeiro, UERJ, 1995, pp 31-54.
Heider, Karl. Ethnographic film. Austin: University of Texas Press, 1976 pp 27-30 e 46-117.
Henley, Paul. "Cinematografia e pesquisa etnográfica". In Cadernos de Antropologia e Imagem Volume 9. Rio de Janeiro, UERJ, 1999, pp 29-49.
Hikiji, Rose Satiko. "Antropólogos vão ao cinema - observações sobre a constituição do filme como campo". In Cadernos de Campo v.7. São Paulo, USP, p.91 - 113, 1998.
Hikiji, Rose Satiko. "O mal-estar do cinema. A violência como linguagem no cinema de Michael Haneke". In Caiuby Novaes et alli (org.). Escrituras da Imagem. São Paulo, EDUSP/FAPESP, 2004.
Jordan, Pierre. "Primeiros contatos, primeiros olhares". In Cadernos de Antropologia e Imagem no. 1. Rio de Janeiro, UERJ, 1995, pp 11- 22.
Loizos, Peter. Innovation in ethnographic film. Chicago: University of Chicago Press, 1993.
MacDougall, David. Transcultural cinema. Princeton: Princeton University Press, 1998. "Introduction" pp 3-24; "The fate of the cinema subject" pp 25-60; "The Subjective voice in ethnographic film" pp 93-122.
Marcus, George. "The modernist sensibility in recent ethnographic writing and the cinematic metaphor of montage". In Taylor, Lucien (ed.). Visualizing theory. Nova Iorque, Routledge, 1994, pp. 37-53.
Mead, Margaret. Visual anthropology in a discipline of words. In Hockings, Paul. Principles of visual anthropology. Berlin/New York, 1995 pp 3- 12.
Mead, Margaret & Métraux, Rhoda. The study of culture at a distance. Chicago, The University of Chicago Press, 1953 (capítulos).
Moore, Henrietta. "Trinh T. Minh-ha Observed:anthropology and others."In Taylor, Lucien (ed.). Visualizing theory. Nova Iorque, Routledge, 1994, pp 115- 125.
Morin, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa, Relógio dÁgua Editora, 1997.
Nichols, Bill. The voice of documentary. In Rosenthal, Alan. New challenges for documentary. Berkeley: University of California Press, 1988 pp 48-63.
Piault, Henri. Anthopologie et cinema. Paris: Nathan, 2000.
Piault, Marc Henri. "A antropologia e sua passagem à imagem". In Cadernos de Antropologia e Imagem no. 1. Rio de Janeiro, UERJ, 1995, pp 23- 30.
Rouch, Jean. "The camera and man". In Hockings, Paul. Principles of visual anthropology. Berlin/New York, 1995 pp 79-98.
Ruby, Jay. The image mirrored: reflexivity and the documentary film. In Rosenthal, Alan. New challenges for documentary. Berkeley: University of California Press, 1988 pp 64-77.
Russel, Catherine. "Playing primitive". In Russel, Catherine. Experimental Ethnography. Durham e Londres: Falmer Press, 1998 pp -24-41.
Schuler, Evelyn. "Pelos olhos de Kasiripinã: revisitando a experiência Waiãpi do Vídeo nas Aldeias". Sexta Feira. Antropologia artes humanidades, n. 2. São Paulo: Pletora, 1997, pp 32-41.
Serceau, Michel. "La conception "rouchienne" du cinéma-vérité". In Cinemaction, Condé-sur-Noireau: Éditions Corlet e Télérama, n. 81, 1996, 114- 121.
Sztutman, Renato e Schuler, Evelyn. "A louca maestria de Jean Rouch" (entrevista). In Sexta Feira. Antropologia artes humanidades, n. 1, São Paulo: Pletora, 1997 pp 12-22.
Sztutman, Renato. "Jean Rouch: um antropólogo-cineasta". In Caiuby Novaes, S. et alli (orgs.) Escrituras da imagem. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2004 pp 49-62.
Sztutman, Renato. "Jean-Rouch e o cinema como subversão de fronteiras". In Sexta Feira. Antropologia artes humanidades, n. 1, São Paulo: Pletora, 1997 pp 23-30.
Tacca, Fernando de. A Imagética da Comissão Rondon. Campinas: Papirus, 2001, pp 22-53.
Weakland, John H. "Feature films as cultural documents". In Hockings, Paul (Ed.): Principles of visual anthropology. Nova Iorque, Mouton, 1995 [1974].
 

Clique para consultar os requisitos para FLA0356

Clique para consultar o oferecimento para FLA0356

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP