Como o próprio título indica, o curso tem como objetivo lançar uma reflexão sobre as “artes da memória” pensando-as em função de suas inscrições espaciais, de suas expressões imagéticas e de suas relações com a narrativa, o que nos conduz, de um lado, à consideração das relações entre relato de viagem e memória e, de outro, à autobiografia como forma de conhecimento (de si e do mundo), e ainda como ‘fabricação’, isto é, como ‘ficção’. De feitio teórico e interdisciplinar, o trabalho a ser realizado combina as perspectiva histórica (as artes da memória na tradição européia); sociológica (os quadros sociais da memória); antropológica (memória como artefato e forma de pensamento); psicanalítica (memória psíquica e regressão); artística (artes da memória e outras artes) e arquitetônica (a cidade como lócus da memória coletiva).
a) Memorização como “técnica de lugares e imagens”; Relações memória e retórica, entre memória e impressões visuais.b) Os “lugares da memória”, tipos arquiteturais, o teatro da memória.c) Artes de memória e outras artes; artes da memória e método científico. d) Representações interiores e exteriores; memória coletiva e espaço; memória e sistemas classificatórios; imagens e memória social.e) Memória voluntária e involuntária; memória psíquica e topografia urbana.f) Memória, atlas e cartografia; a biblioteca como teatro da memória.g) Viagem, memória e narrativa; autobiografia: a fabricação do passado, o “passado como país estrangeiro”.
BASTIDE, R. “Mémoire collective et sociologie du bricolage”, Bastidiana, 7-8, 1994BURUCUA, José Emílio. Historia, arte y cultura. De Aby Warburg a Carlo Ginzburg. Buenos Aires, Fondo de Cultura Economica, 2003.CURRUTHERS, Mary. The Craft of Thought: Rhetoric, Meditation, and the Making of Images, 400-1200, Cambridge University Press, 1998DIDI-HUBERMAN, G. L’image surivivante. Histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Paris, Éditions de Minuit, 2002.FREUD, S. “Mal estar da civilização” [1930]. Diferentes traduções em português. FREUD, S. Huit études sur la mémoire et ses troubles. Traduction Denis Messier. Paris, Gallimard, 2010. GOODY, J. “Mémoire et apprentissage dans les sociétés avec et sans écriture ; la transmission du Bagré, L’Homme, 1977.HALBWACHS, M. Les cadres sociaux de la mémoire [1925]. Paris, Albin Michel, 1994HALBWACHS, M. La mémoire collective [1950]. Édition critique établie par Gérard Namer. Paris, Albin Michel, 1997 (trad. bras. Editora Centauro, 2004)HARTOG, F. O espelho de Heródoto. Ensaio sobre a representação do outro. Tradução Jayntho Lins Brandão. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 1999 HARTOG, F. Memória de Ulisses. Narrativas sobre a fronteira na Grécia Antiga. Tradução Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2004.LEIRIS, M. L’Afrique Fântome [1934]. Tradução André Pinto Pacheco. São Paulo, Cosac Naify, 2007. LEIRIS, M. l’Âge d’homme [1939]. Tradução Paulo Neves. São Paulo, Cosac Naify, 2003. LÉVI-STRAUSS, C. Tristes tropiques. Paris, Plon, 1955LOWENTHAL, David. The Past is a Foreign Country. Cambridge, Cambridge University Press, 1985MAROT, Sébastien. L’art de la mémoire, le territoire et l’architecture. Paris, Éditions de la Villete, 2010.MICHOT, Philippe-Alain. Aby Warburg et l’image en mouvement. Paris, Macula, 1998.OLNEY, James (org.) Autobiography: Essays Theoretical and Critical. Princeton, Princeton University Press, 1980ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade [1966]. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo, Martins Fontes, 2001.ROSSI, Paolo. A chave universal. Artes da memorização e lógica combinatória. Bauru, EDUSC, 2004.ROSSI, Paolo. O passado, a memória e o esquecimento. São Paulo, Editora da UNESP, 2010.SETTIS, Salvatore. Warburg Continuatus. Descriptión de uma biblioteca. Madrid, Ediciones de la Central, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2010. SEVERI, Carlo. Le principe de la chimère. Une anthropologie de la mémoire. Paris, Éditions de l’ENS/ Musée du Quai Branly, 2007. SEVERI, Carlo. “Cosmologia, crise e paradoxo: da imagem de homens e mulheres brancos na tradição xamânica Kuna”, MANA. Estudos de Antropologia Social 6 (1), 2000.VERNANT, J-P. “Da presentificação do invisível à imitação da aparência” (pp.295-308) e “Sob os olhos dos outros” (343-346) In: _ Entre mito e política. Tradução Cristina Murachco. Apresentação Luiz Alberto Machado Cabral. São Paulo, EDUSP, 2001 WARBURG, A. Essais florentins. Paris, Klincksieck, 2003.WARBURG, A. Le rituel du serpent. Art & Anthropologie. Paris, Macula, 2003.WARBURG, A. La naissance de Venus & Le printemps de Sandro Botticelli. Paris, Allia, 2007. WIESEL, Elie. From the Kingdom of Memory: reminiscences. Nova York, Schocken Books, 1995YATES, F. A arte da memória [1966]. Tradução Flávia Bancher. Campinas, Editora da Unicamp, 2008.