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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0386 - Teorias Antropológicas Modernas da Religião (II)
Modern Anthropological Theories of Religion (II)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
O curso tem por objetivo debater os principais aspectos das teorias antropológicas modernas sobre a religião explicitando experiências empíricas, metodológicas e analíticas. Justifica-se a proposta no sentido de estimular o trânsito entre os conhecimentos adquiridos no estudo de denominações religiosas particulares e a contribuição teórico-metodológica mais ampla que estes estudos possam dar à compreensão da religião como campo do conhecimento antropológico.
 
 
 
Programa Resumido
O curso tem por objetivo debater os principais aspectos das teorias antropológicas modernas sobre a religião explicitando experiências empíricas, metodológicas e analíticas. Justifica-se a proposta no sentido de estimular o trânsito entre os conhecimentos adquiridos no estudo de denominações religiosas particulares e a contribuição teórico-metodológica mais ampla que estes estudos possam dar à compreensão da religião como campo do conhecimento antropológico.
 
 
 
Programa
O programa foi organizado em duas partes, apenas para efeito didático. Na primeira, serão abordadas as questões referentes à conceituação do fenômeno religioso em suas múltiplas semânticas. Debateremos a noção de religião como construção acadêmica e como experiência social; os significados da pertença religiosa; as fronteiras, ou a falta delas, entre as noções de sagrado e profano etc. Na segunda parte, discutiremos os mecanismos do desenvolvimento da religião no que diz respeito à sua relação com outras variáveis, tais como etnia, gênero, sexualidade, espaço público, Estado, violência simbólica, intolerância, diversidades e fundamentalismos. Procuraremos associar às leituras em sala de aula observações in loco de rituais realizados em igrejas, sinagogas, terreiros, mesquitas, mosteiros e santuários, visando aprofundar a compreensão do modo pelo qual as pessoas vivem na prática a experiência religiosa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, Seminários, Material audiovisual (filmes, documentários, slides etc.), Atividade extraclasse.
Critério
Uma prova escrita, individual e sem consulta sobre os textos, discussões em aula e material áudio-visual apresentado. Ou elaboração de relatório de pesquisa (a partir do projeto previamente discutido) em grupo de até 3 alunos.
Norma de Recuperação
1) Prova de recuperação escrita, individual e sem consulta sobre todas as unidades do curso. A média final será calculada da seguinte forma: a nota da prova (peso 3) somada à nota de recuperação (peso 1) e o resultado dividido por 4.
2) O mesmo critério para os trabalhos de campo.
 
Bibliografia
     
Parte I – Semânticas... 

Introdução
Apresentação da proposta do curso e organização dos seminários

Religião, magia, mito e ciência – algumas (in)definições contemporâneas
Discussão sobre os desafios contemporâneos de conceituar o que classicamente se definiu como religião, magia, mito e ciência
Vernant, Jean Pierre - Mito e Religião na Grécia Antiga. Campinas, SP: Papirus, 1992.
Latour, Bruno - Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru, SP, EDUSC, 2002.
Latour, Bruno – “Não congelarás a imagem”. In: MANA 10(2): 349-376, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mana/v10n2/25164.pdf
Asad, Talal. - “A construção da religião como uma categoria antropológica”. Cadernos de Campo (USP). 2010 [1983], n° 19.
Giumbelli, Emerson.- “A noção de crença e suas implicações para a modernidade: um diálogo imaginado entre Bruno Latour e Talal Asad”. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 17, n° 35, 2011, p. 327-356

Leituras complementares:
Geertz, Clifford – A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar, 1978. (Cap 4 – “A religião como sistema cultural”)
Bastide, Roger – O sagrado selvagem outros ensaios. São Paulo. Companhia das Letras. 2006 (Cap. “O sagrado selvagem”).
Giumbelli, Emerson.- O fim da religião: dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attar Editorial. 2002, 456 pp. (Introdução)

Encontros e confrontos: sincretismos e hibridismos
Atualidade de alguns conceitos interpretativos diante da crescente diversidade da experiência religiosa e da dinâmica dos (e entre os) campos religiosos.
Ferretti, Sergio. Repensando o sincretismo. São Paulo: Edusp, 1995. (Introdução, Cap 2 e 4)
Sanchis, Pierre. “Religiões, religião... Alguns problemas do sincretismo no campo religioso brasileiro”. In: ­__(org.) Fiéis e cidadãos: percursos do sincretismo no Brasil. RJ: EdUERJ. 2001, p. 9-57.
Engler, Steven. A umbanda e a glocalização. In: Debates do NER, Porto Alegre, ano 12, n. 20 p. 11-44, jul./dez. 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/debatesdoner/article/view/28932/17636
Silva, Vagner Gonçalves da Silva – “Exu Brasil: tropos de uma identidade afro-brasileira nos trópicos”. In Revista de Antropologia, USP, 2012 (prelo)


PARTE II – Mecânicas...

Sujeitos e objetos da transição e da transação do sagrado
Teorias do sacrifício
Discussão dos vídeos:
Sacríficio, 13´, LISA, 2007 (Francirosy Ferreira) e Sacrifício no candomblé, 2010 (Vagner Gonçalves da Silva)

Girard, René. A violência e o sagrado, São Paulo, Paz e Terra. 1998 (Caps. 1 e 4)

Religião, Etnicidade e Identidade
Cunha, Manuela Carneiro – Cultura com aspas. São Paulo, Cosac Naify, 2009. (Cap. 13 – “Religião, comércio e etnicidade: uma interpretação preliminar do catolicismo em Lagos no século XIX”).
Agier, Michel - “Distúrbios identitários em tempos de globalização”. In: Revista Mana, vol.7, n.2, 2001, pp. 7-33.
Geertz, Clifford – Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro, Zahar, 2001 (Cap. 8 - Beliscão do destino. A religião como experiência, sentido, identidade e poder.)

Leituras complementares:
Burdick, John – “What is the Color of the Holy Spirit? Pentecostalism and Black Identity in Brazil”. In: Latin American Research Review, vol. 34, n. 2, 1999. Disponível em:
http://lasa-2.univ.pitt.edu/LARR/prot/search/retrieve/?Vol=34&Num=2&Start=109
Montenegro, Silvia, M. Dilemas identitários do Islam no Brasil – a comunidade muçulmana sunita do Rio de Janeiro. IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, 2000. Tese de doutorado em Sociologia
Oliveira, Rosenilton Silva de. “Orixás: a manifestação cultural de Deus” - uma análise das liturgias católicas “inculturadas”. FFLCH/USP, São Paulo, 2011. Dissertação de mestrado em Antropologia. Capítulo 1 - A organização dos negros na Igreja Católica: militância e religão)
HOFBAUER, Andreas - Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo. UNESP, 2006. (Cap. 5 – “Candomblé versus movimento negro?”)
SANSI, Roger. Fetishes and monuments: Afro-Brazilian art and culture in the Twentieth Century. New York-Oxford: Berghahn Books, 2007. Capítulos 3, 5 e 9.

Religião, Gênero e Sexualidade
Mahmood, Saba – “Teoria feminista, agência e sujeito liberatório”. Revista Etnográfica, vol X(1), 2006 Disponível em: http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/etn/v10n1/v10n1a07.pdf.
Matory, J. Lorand – “Homens montados”. In: Reis, J.J. (org.) Escravidão e Invenção da Liberdade. São Paulo: Brasiliense, 1988, pp.215-231. Disponível em: http://fds.duke.edu/db/attachment/1181
Leal de Barros, Mariana. “Labareda, teu nome é mulher": análise etnopsicológica do feminino à luz de pombagiras. Tese de doutorado. Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP, 2010. (Cap. “Mulher ou estátua: o que a razão não pôde dizer")
Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-18012011-111738/en.php


Religião, espaço público e secularização
Montero, Paula - "Religião, pluralismo e esfera pública no Brasil." Revista Novos Estudos. São
Paulo: Cebrap, n.74, p.47-65. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/nec/n74/29639.pdf
Van de Port, Mattijs - Candomblé in pink, green and black. Re-scripting the Afro-Brazilian religious heritage in the public sphere of Salvador, Bahia. Social Anthropology, 13, pp 3-26. Disponível em:
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1469-8676.2005.tb00117.x/abstract
Casanova, Jose - “Public Religions Revisited”. In: Vries, Hent de. Religions: Beyond The Concept.
Fordham University Press, 2008. Disponível em: http://www.wcfia.harvard.edu/sites/default/files/
religionseminar_jcasanova.pdf
Pierucci, Antonio Flavio – “Reencantamento e dessecularização: a propósito do autoengano em sociologia da religião”. In: http://www.naya.org.ar/congresos/contenido/religion/11.htm
Asad, Talal - Formations of the Secular: Christianity, Islam, Modernity. Stanford: Stanford University Press. 2003. (“Introduction: Thinking about Secularism” e “Cap. 1 – What Might an Anthropology of secularism look like?”.)

Fundamentalismo e Intolerância
Conflito, disputas, violência simbólica, mercado religioso.
Armstrong, Karen - Em nome de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. (Apresentação p.9-1?)
Silva, Vagner Gonçalves - “Introdução: Prefácio ou notícias de uma guerra nada particular” e “Entre a Gira de Fé e Jesus de Nazaré: Relações sócio-estruturais entre neopentecostalismo e religiões afro-brasileiras” In: ­­­____ (org.). Intolerância religiosa. Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo, EDUSP, 2007.


Filmografia sugerida:
João de Deus - Discovery Channel
Santa Cruz. Dir. João Moreira Sales
Mastros Sagrados e Profanos. IRDEB - TVE Bahia
Eu vi Boa Morte sorrir, de Angela Machado, IRDEB - TVE Bahia
O fio da memória, de Eduardo Coutinho
Santo Forte de de Eduardo Coutinho
Devoção de Sergio Sanz
Vozes do Islã (Vimeo) Francirosy Ferreira
A Tal Guerreira. de Marcelo Caetano
Intolerância religiosa. Ameaça à paz - de Karla Ladeia, Jorge Oliveira, Serge Pechiné
 

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