Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0390 - Cidade, Corpo e Diferença
City, Body and Difference

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
A antropologia urbana no mundo contemporâneo tem exigido a possibilidade de construção de novas concepções teóricas e metodológicas que transbordam as fronteiras disciplinares e temáticas. É preciso repensar como a antropologia urbana tem construído modelos teóricos sobre cidades e, neste curso, propor diálogos com problemáticas que perpassam formas de fazer e se viver a cidade com o corpo, e elaborar reflexões etnográficas que atravessem corpos e espaços urbanos, produzindo um diálogo entre corpografia e etnografia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2338397 - Silvana de Souza Nascimento
 
Programa Resumido
Esta disciplina pretende realizar uma articulação teórica entre a antropologia urbana e a antropologia do corpo a partir de diferentes processos que produzem o espaço urbano e que se expressam por meio e com o corpo, como intervenções artísticas e estéticas, danças, expressões identitárias, economias sexuais, práticas esportivas e de lazer, etc. Tem como propósito realizar reflexões e discussões sobre corpo, cidade, diferença com vistas a propor uma leitura fronteiriça entre duas áreas, articulando-as a uma perspectiva etnográfica.
 
 
 
Programa
1. Antropologia urbana e antropologia do corpo: conceitos, perspectiva, diálogos 2. Cidade e diferença 3. Práticas culturais, estéticas e políticas 4. Território, espaço e corpo 5. Etnografias com o corpo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários e eventuais uso de vídeos.
Critério
É obrigatória a leitura da bibliografia básica para cada aula.
Cada aluno(a) deverá participar de pelo menos um seminário.
A avaliação final constará de um trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.
Norma de Recuperação
Prova
 
Bibliografia
     
BRITTO, Fabiana e JACQUES, Paola. Cenografias e corpografias urbanas. Cadernos PPG-AU/UFPBA. Vol. 7, edição especial 2008. Parte III. BRITTO, Fabiana e JACQUES, Paola. Corpo e cidade – coimplicações em processo. Rev. UFMG, Belo Horizonte, v.19, n.1 e 2, p.142-155, jan./dez. 2012. CSORDAS, T. “Embodiment as a Paradigma for Anthroppology”. Ethos (18) (1) (Online) GUPTA, AKHIL e FERGUSON, JAME, “Mais além da “cultura”: espaço, identidade e política da diferença” [1992]. In ARANTES, Antonio (org.). O Espaço da Diferença, Campinas, Papirus, 2000. JACQUES, Paola. Estética da ginga – a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Casa da Palavra, Rio de Janeiro, 2003. LE BRETON, David. Antropologia do corpo e da modernidade. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2012. (Introdução, Capítulos 1 a 5) MAGNANI, José Guilherme. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Anpocs, vol. 17, n. 49, 2002. MAGNANI, J. E TORRES, Lilian (orgs.). Na metrópole – textos de antropologia urbana. São Paulo: Edusp, 1996. (Introdução, caps. De Vagner Gonçalves da Silva e Marinês Antunes Calil). MALUF, Sônia. Corpo e corporalidade nas culturas contemporâneas: abordagens antropológicas. Esboços, v.9, n.9, 2001:87-101. NASCIMENTO, Silvana. Corpo-afeto, corpo-violência. Revista Ártemis. João Pessoa, UFPB, 2015. PARK, Robert E. “A Cidade: sugestões para a investigação do comportamento Humano”, in: VELHO, O. G. O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro, Zahar, 1967. PERLONGHER, Nestor. O negócio do michê: prostituição viril em São Paulo. São Paulo. Brasiliense, 2008 [1987]. POE, Edgard Alan. “O homem na multidão”. Os melhores contos de Edgar Allan Poe. Círculo do Livro, 1991. SENNET, Richard. Carne e Pedra – o corpo e a cidade na Civilização Ocidental. Record, Rio de Janeiro, 2003 [1994]. Introdução. Capítulos 1, 7 e Conclusão WACQUANT, L. Corpo e Alma Notas Etnográficas de um Aprendiz de Boxe. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. “Prólogo” (p.19-29) e “Administrar seu capitalcorpo (147-152). WHYTE, William Foot. “Introdução”, “Doc e seus rapazes”. Sociedade de esquina. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005 (pp. 19-72).
 

Clique para consultar os requisitos para FLA0390

Clique para consultar o oferecimento para FLA0390

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP