Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0402 - Tópicos em Antropologia Urbana II
Topics in Urban Anthropology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
A antropologia urbana apresenta um amplo arcabouço teórico-metodológico e um campo de pesquisa consolidado no Brasil e no âmbito internacional. A partir de diferentes modelos de cidade e do urbano, propõe uma perspectiva diferenciada de análise na antropologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
871656 - Heitor Frúgoli Junior
2780130 - Jose Guilherme Cantor Magnani
5509312 - Marcelo Tavares Natividade
2338397 - Silvana de Souza Nascimento
 
Programa Resumido
Compreender e discutir a contribuição da Antropologia para o entendimento do fenômeno urbano, em toda sua complexidade, procurando mostrar a especificidade de sua reflexão teórica para o estudo da dinâmica cultural moderna das sociedades urbano-industriais e pós-industriais.
 
 
 
Programa
1. Histórico: A Antropologia e o estudo das sociedades complexas: - a cidade, espaço de práticas culturais diferenciadas; - a cidade na história; - a cidade moderna 2. Pesquisas no contexto urbano: antropologia da cidade; antropologia na cidade 3. Orientações teóricas e metodológicas: - a cidade como variável dependente: resultado de processos históricos e econômicos; - a cidade como variável explicativa: a questão da cultura urbana; - métodos e técnicas de pesquisa 4. A dinâmica cultural na cidade: - heterogeneidade versus homogeneização; - cultura local/nacional/universal; - planejamento urbano/preservação do patrimônio cultural
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, leituras programadas, pesquisa de campo.
Critério
Prova individual e relatórios de pesquisa
Norma de Recuperação
Trabalho ou prova escrita sobre toda matéria dada e, em seguida, entrevista oral com o professor sobre o tema atinente à matéria. Período: primeira semana letiva do semestre imediatamente posterior ao oferecimento da disciplina.
 
Bibliografia
     
BECKER, Howard. A Escola de Chicago. Mana vol. 2, n. 2, out.1996. (Scielo). BENÉVOLO, L. História da cidade. São Paulo, Perspectiva, 1983 CALDEIRA, Tereza. Cidade de Muros. Crime, Segregação e Cidadania em São Paulo., 2000. (introdução, cap. 6 e cap. 7). ECKERT, Cornelia. Cidade e Política: nas Trilhas de uma Antropologia da e na Cidade no Brasil. Horizontes das Ciências Sociais no Brasil – Antropologia. Anpocs, 2010. FRÚGOLI, H. ANDRADE, L., PEIXOTO, F. As cidades e seus agentes: práticas e representações. Edups/PUCMINAS, Belo Horizonte 2006. SANTOS, Carlos Nelson et alii Quando a rua vira casa. Rio de Janeiro, IBEM/FINEP, Ed. Projeto, 1985. SIMMEL, As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana, 11 (2), 2005. VELHO, G.; VIVEIROS DE CASTRO, E. O conceito de cultura e o estudo de sociedades complexas: uma perspectiva antropológica. Artefato - Jornal da Cultura, Rio de Janeiro, Conselho Estadual de Cultura, Ano I, nr. A, 1978 VELHO, Otávio Guilherme (org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro, Guanabara, 1987 MAGNANI, José Guilherme. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 17, n. 49, 2002. MAGNANI, J. G. C. Festa no pedaço. São Paulo, Brasiliense, 1984. PARK, Robert E. “A Cidade: sugestões para a investigação do comportamento Humano”, in: VELHO, O. G. O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro, Zahar, 1967. VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: Individualismo e Cultura. Zahar, RJ, 2004. WHYTE, William Foot. “Introdução”, “Doc e seus rapazes”. Sociedade de esquina. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005. WIRTH, Louis. “O urbanismo como modo de vida”. In: VELHO, Otávio G. (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro, Zahar, 1938. (1967).
 

Clique para consultar os requisitos para FLA0402

Clique para consultar o oferecimento para FLA0402

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP